Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

A importância do inglês na engenharia

Imagem padrão usuário
por Douglas Pinho Soares
| 27/10/2016 3 min

A importância do inglês na engenharia

por Douglas Pinho Soares | 27/10/2016
Copiado!

– What is your plan for the next five years?

– I want improve my knowledge in some fields and will invest in courses.

54852481 - what's your plan handwritten on whiteboard
 
Você pode estar se questionando o motivo deste artigo começar com esta pergunta, mas qual seria a sua resposta, caso alguém a fizesse para você em uma entrevista de emprego?
Talvez você não consiga entender a pergunta pelo fato de não ser fluente na língua ou não esteja preocupado em saber por nunca ter participado de uma entrevista de emprego que exigisse conhecimento no idioma. Como todo bom estudante de engenharia, está na hora de você começar a estudar o inglês, idioma que há muito tempo tem se tornado pré-requisito para as melhores vagas de emprego e, consequentemente, os melhores salários.

Infelizmente, a graduação não prepara o estudante com disciplinas focadas no inglês. Estudamos sobre as propriedades dos materiais, sobre cálculos avançados e outras matérias relacionadas à engenharia, mas não avançamos o nosso conhecimento em nenhum outro idioma. Conheço muitas pessoas que perderam boas oportunidades por participarem de processos seletivos em que as entrevistas eram em inglês e não tinham conhecimento básico na língua.

Certa vez, um professor brincou que o estudante poderia até sair da faculdade sem saber engenharia, mas jamais deveria sair sem saber inglês. Brincadeiras à parte – pois todos sabemos que devemos também continuar estudando as disciplinas que aprendemos durante o curso – estudar inglês é fundamental.
Então como deve-se solucionar este problema? A maioria das pessoas vai responder que deve ir amanhã mesmo se matricular em uma escola de inglês, mas de nada adianta uma pessoa fazer um curso durante anos e não praticar, pois, geralmente, na maioria dos cursos o aluno só tem duas aulas por semana. A prática deve ser constante e diária. Existem inúmeras maneiras de praticar inglês, mas irei listar algumas que recomendo e nas quais aprendi muito:

  • Assistir filmes, series e jogos (de preferência que tenham bastante diálogo) com áudio em inglês e legenda em português (ou, se sentir confortável, em inglês também);

  • Seguir comunidades nas redes sociais de escolas de inglês que sempre postam frases e dicas para memorizar palavras e vocabulários;

  • Postar nas redes sociais frases em inglês constantemente para que, com o tempo, você melhore a sua escrita;

  • Assistir vídeos de pessoas que fazem a leitura de livros em inglês com muitas figuras para te ajudar a entender melhor o contexto da história;

  • Montar o seu dicionário pessoal com palavras e expressões em inglês.

 
A internet é um prato cheio para quem quer aprender inglês. Não desanime em estar sempre estudando e buscando ser fluente neste idioma. Caso você se sinta meio “enferrujado”, procure ver desenhos em inglês, pois eles são mais fáceis e didáticos (não tenha vergonha, pois você pode aprender muito assistindo Peppa Pig, Dora the Explorer ou Gogo’s Adventures!). Inglês é um idioma considerado universal e, assim como em qualquer língua nativa, a prática começa com a alfabetização. Good luck and good studies!
 
Sites que recomendo:
Duolingo, com jogos com frases em inglês
OroroTV, com filmes e séries
 
 
Séries que recomendo para iniciantes:
Batman
Extra English
South Park
Weird Science
 
Jogos para quem tem conhecimento intermediário / avançado:
Beyond: Two Souls
Heavy Rain
The Walking Dead
Bônus: mesmo que você não jogue, é possível aprender muito assistindo aos vídeos do Gameplay no Youtube.
 

Copiado!

Comentários