Hoje em dia, cada vez ouvimos falar mais de histórias de estudiosos que, por exemplo, buscam fórmulas diferentes de combustíveis, inclusive baratos e antipoluentes. Novos interesses econômicos e políticos como esse é o que movimentam a pesquisa científica, incluindo dentro das engenharias. Um exemplo é a Engenharia Química, que se dedica, em tempo integral, no desenvolvimento e aplicação de processos industriais que empregam reações químicas. Saiba mais no texto a seguir!
Qual a missão dos profissionais de Engenharia Química?
Dentro do mercado de trabalho, fica a cargo dos engenheiros químicos a missão do aperfeiçoamento de técnicas de extração, transformação e aplicação de matérias-primas em diversos produtos - beneficiados, processados ou destinados à venda direta ao consumidor. Esse é o personagem da cadeia econômica que vai desenvolver e gerenciar a operação de equipamentos e pesquisa de novas tecnologias e produtos; também projetar e dirigir a construção, a montagem e o funcionamento de instalações fabris ou estações de tratamento.
No que um engenheiro químico trabalha?
Continuando a nossa análise com relação às possibilidades que o mercado oferece para engenheiros químicos, sim, o setor de tratamento de resíduos é o que mais tem gerado trabalho. Mas esses profissionais podem, além disso:
- ajudar órgãos regulamentares na criação de normas de qualificação e métodos de preservação ambiental;
- estabelecer métricas e elaborar planos para a reciclagem e tratamento de resíduos industriais diversos;
- analisar a viabilidade técnica e econômica de um novo produto;
- contribuir com conhecimento para o aperfeiçoamento de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias ou adaptando os sistemas já existentes;
- ajudar na fiscalização de diversas etapas de produção de uma indústria - inclusive revendo questões de custo e segurança do trabalho;
- e auxiliar outros engenheiros na elaboração de projetos de fábricas, pensando junto em questões como instalação, maior produção, procedimentos de segurança, logística e estocagem.
Como funciona o curso de Engenharia Química?
O começo da faculdade de Engenharia Química foca na revisão e aprofundamento de conhecimento de disciplinas básicas, como Física, Matemática e, claro, Química. Mais ou menos no terceiro ano é que o aluno começa a entender como aplicar esse conhecimento em processos físico-químicos, como identificar reações. Muitas horas são passadas em laboratório, o que é bom, pois faz o futuro profissional já se familiarizar com equipamentos industriais que irão fazer parte do seu futuro trabalho. Por último, é preciso fazer estágios e elaborar um projeto para TCC.
Veja Também:
- Estudo, carreira e Gestão Estratégica de Produção em Engenharia Química – o testemunho de uma profissional
- Engenharia Química: qual o papel e a transformação dessa profissão na Indústria 4.0
- Buscando uma faculdade? Descubra quais são os melhores cursos de Engenharia Química do Brasil
- TUDO o que você precisa saber sobre Engenharia Química
- Engenharia Química: uma longa história pra contar
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.