Engenharia 360

Descubra a beleza do urbanismo europeu: 5 cidades que você precisa visitar

Engenharia 360
por Mauricio da Silva
| 01/05/2023 5 min
Imagem de tawatchai07 em Freepik

Descubra a beleza do urbanismo europeu: 5 cidades que você precisa visitar

por Mauricio da Silva | 01/05/2023
Imagem de tawatchai07 em Freepik
Engenharia 360

O continente europeu é conhecido por suas cidades históricas deslumbrantes, que atraem visitantes do mundo inteiro em qualquer época do ano. Neste artigo do Engenharia 360, vamos apresentar algumas das mais belas e icônicas cidades europeias e explicar por que cada uma delas é um destino que você não pode deixar de conhecer. Prepare-se para se encantar com a arquitetura deslumbrante, história fascinante e cultura vibrante dessas cidades históricas!

Veja Também: As cidades mais bem planejadas do mundo e o que podemos aprender com elas, As 6 cidades mais perfeitas... de acordo com a Ciência, Smart City: o futuro das cidades

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Madri, Espanha

O destino perfeito para os amantes de artes, cultura, arquitetura, futebol e um excelente local para fazer compras, Madri - ou Madrid em Castellano - é uma localidade de várias facetas.

cidades europeias urbanismo
Imagem de bearfotos em Freepik

Veja Também: As cidades mais bem planejadas do mundo e o que podemos aprender com elas

A capital do Reino da Espanha, Madri tem por volta de 6,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana e reúne história e modernidade. Seja numa agradável caminhada pelo Parque do Retiro ou visitando Palácio Real, é fácil de se notar como o curso da história moldou a cidade e como o antigo e novo mundo andam de mãos dadas.

Atrações antigas como a Plaza Mayor e a Puerta de Alcalá, portal que dá boas-vindas à Madri, estão próximas de vias modernas, como na Gran Vía com suas modernas lojas, um excelente local para compras. Caso sinta vontade de visitar e conhecer mais sobre Madri, o site oficial do município, nos mostra uma visão completa de lá.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Abaixo temos um vídeo do canal “um casal de amigos meus” sobre a cidade:

Atenas, Grécia

Desde a Antiguidade, a cidade de Atenas tem todo um espaço reservado na história da humanidade. Por ali surgiram e se destacaram filósofos, poetas, músicos, cientistas, historiadores e uma grande variedade de personagens de destaque para a civilização ocidental. É nessa local, lar de pouco mais de 3 milhões de habitantes, que estão localizadas algumas das mais importantes construções da antiga civilização grega, datadas do século XII a.C.

cidades europeias urbanismo
Imagem de bearfotos em Freepik

Veja Também: 10 organizações de bairros com traçados urbanos surpreendentes

Com sua arquitetura exclusiva, a cidade mantém templos dedicados aos deuses do Olimpo, anfiteatros antigos, a famosa Ágora e a inconfundível Acrópole, um dos maiores complexos militar, político e religioso do mundo antigo. Para quem gosta de conhecer mais do passado da humanidade, esse é um dos destinos perfeitos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O vídeo do Rodrigo Ruas nos mostra os principais pontos turísticos da cidade:

Istambul, Turquia

Principal cidade da Turquia, apesar de não ser a capital do país, Istambul é uma grande metrópole que mistura áreas modernas com um vasto centro histórico repleto de atrações arquitetônicas e históricas. Um fato curioso é que Istambul se situa em dois continentes, basta atravessar uma das pontes do Bósforo para ir de Istambul para a Istambul asiática, ainda dentro da cidade.

cidades europeias urbanismo
Imagem de wirestock em Freepik

Reunindo atrações bastante variadas relacionadas a sua rica história e a mistura dos diferentes povos que por ali passaram, principalmente quanto à cultura e religião. Dizem que há em torno de 3 mil mesquitas. Além dos pontos turísticos, Istambul também é o destino perfeito para os amantes de gatos (Isso mesmo!). Masonde os gatos entram nessa história? 

A princípio, os gatos eram nativos dessa região. Porém, com a chegada dos navios mercantes, muitos outros felinos chegaram à cidade. À medida que o tempo passava, mais e mais bichanos entravam em Istambul e faziam dela seu novo lar. Caso tenha ficado interessado sobre esse assunto, assista o documentário Kedi, da diretora Ceyda Torun, sobre a história da “cidade dos gatos”.

O vídeo abaixo, do canal Rick Steve’s Europe (em inglês), fala mais sobre a cidade:

Liubliana, Eslovênia

O nome da cidade vem da antiga palavra eslava ljubljena, que significa amada. E podemos ver porque a Liubliana é tão amada. Ela está localizada nos deslumbrantes Alpes Julianos e está repleta de arquitetura medieval e igrejas barrocas.

cidades europeias urbanismo
Imagem de frimufilms em Freepik

De fato, Liubliana tem um estilo bem diferente da maioria das capitais europeias, é um destino cheio de atrações, onde podemos desfrutar de novas possibilidades na natureza e na cultura local. Para visitantes e moradores locais, sempre existem coisas para se fazer em Liubliana. Com uma boa variedade de museus, galerias e cafés, não há dúvida de que a região tem muito a oferecer aos seus.

Outro destaque sobre a região, é que ela é pequena e extremamente organizada, já levou o título de capital verde da Europa e se esforça muito para manter o meio ambiente sempre bem cuidado: ninguém joga lixo no chão, há lixeiras para separação de resíduos em toda parte e, em breve, deverá ser reconhecida como uma cidade que recicla todo o lixo que produz.

Munique, Alemanha

Para finalizar, Munique foi fundada em 1158 pelo duque Henry Guelph, o Leão, ao lado da ponte construída sobre o rio Isar para o transporte do importante comércio medieval de sal. Os terrenos eram propriedade de uns monges e, por conta disso, receberam o nome de “München”.

cidades europeias urbanismo
Imagem de wirestock em Freepik

Um dos melhores destinos e um dos mais inesquecíveis da Alemanha, esta é uma cidade que mistura atrações atuais e históricas, tradicionais e joviais, para conquistar seus visitantes. Em um mesmo passeio conhecemos teatros, igrejas, monumentos, praças e mercados com séculos de história, bem como edifícios modernos, shoppings e atrações tecnológicas.

Munique é para os amantes de cerveja. Afinal, além de ser a casa da maior festa dedicada à bebida, a Oktoberfest, a cidade é também a melhor cervejaria do planeta, a Hofbräuhaus.

O antigo bairro de Altstadt é o coração histórico da região, onde fica a praça mais bonita, a Marienplatz, e algumas das atrações mais disputadas, como palácios reais e museus.

Estes são apenas alguns exemplos de cidades que podem ser destinos incríveis para aqueles que adoram explorar novas culturas e lugares. Se você planeja visitar a Europa, não deixe de considerar esses destinos em sua lista de viagem.

Este artigo despertou seu interesse? Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo!

Veja Também:


Fontes: Melhores Destinos.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Mauricio da Silva

Estudante de Engenharia Elétrica; Técnico em Eletrotécnica; além de possuir conhecimentos em Elétrica Industrial e Residencial.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo