As maiores construtoras, incorporadoras e imobiliárias do mundo estão na China. Sabe por quê? Claro, porque o país é gigante, super populoso e repleto de mão de obra especializada. Inclusive, algumas das melhores soluções de Engenharia Civil surgiram por lá. Bem, algumas das maiores também, como mega fazendas verticais, mega condomínios, e agora uma mega barragem. Essa obra, de 180 metros de altura, parte da usina hidrelétrica de Yanggu, no planalto tibetano, só está dando certo graças à tecnologia 3D e à Inteligência Artificial. A previsão para sua conclusão é 2025.
Você entendeu bem? Essa construção terá ZERO participação humana - com exceção da mineração do material que é utilizado, ainda manual! A estratégia da gestora é seguir um sistema de engenharia inteligente que elimina grande parte dos erros e acidentes, além de permitir a execução de tudo muito mais rápida. Toda a montagem será, portanto, automatizada; isso inclui o uso de uma frota de caminhões não tripulados para o transporte de materiais e também escavadeiras e pavimentadoras automatizadas.
A estrutura dessa barragem será construída camada por camada - lembrando que o "passo a passo" segue um modelo de impressão. Aliás, depois de finalizada, a estrutura dessa barragem será a maior já impressa com Inteligência Artificial do mundo, gerando cinco bilhões de quilowatts-hora de energia todos os anos. Inclusive, a saber, hoje esse título é de um prédio resort de Dubai, o Raffles The Palm, com apenas 6 metros de altura. E mais um exemplo desse sistema de inteligência são os robôs que coletam constantemente informações sobre o estado da construção.
Veja Também:
- Conheça os principais tipos de barragens e suas funções!
- O papel da engenharia no rompimento da barragem de Mariana
- Fundações em rocha: aplicações na construção de barragens
- Construção de barragens: como e por onde começar?
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Fontes: Casa Vogue.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.