Engenharia 360

Por que a empresa multinacional Tyson Foods está investindo em proteína de insetos?

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/11/2023 3 min
Imagem reproduzida de Tyson Foods via Food Navigator USA

Por que a empresa multinacional Tyson Foods está investindo em proteína de insetos?

por Redação 360 | 02/11/2023
Imagem reproduzida de Tyson Foods via Food Navigator USA
Engenharia 360

Nos Estados Unidos, a empresa Tyson Foods lidera a produção de carne bovina, suína e de frango. E, recentemente, ela anunciou nas mídias seu investimento em produtos da Protix. Essa, por sua vez, é uma empresa holandesa que trabalha com ingredientes à base de... insetos. A ideia é, através dessa parceria, construir uma nova fábrica no país para produção de alimentos para animais de estimação, aves e peixes. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

Tyson Foods
Imagem reproduzida de Talk Business

Por que a Tyson Foods está investindo em proteína de insetos?

A Tyson Foods busca opções mais sustentáveis para seu negócio. É preciso esclarecer que, pelo menos por hora, a empresa não tem planos para usar essas proteínas a base de insetos em produtos para consumo humano. Contudo, pode ser que, em breve, vejamos uma prática dessas sendo feita por concorrentes, como Better Origin, ADM, InnovaFeed e Mars, seguindo a tendência do mercado em tentar reduzir o desperdício e buscar alternativas na produção de alimentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fique calmo, pois, atualmente, o desafio é mesmo encontrar mais e mais fontes ecológicas de alimentos para animais, e só animais. O objetivo é atender à demanda por alimentos mais limpos, impactando menos o meio ambiente. E isso deve levar ao surgimento de novos modelos de negócios.

Tyson Foods
Imagem de Nick FrankenProtix BV, reproduzida de Protix via Globo Rural

Como transformar subprodutos de fabricação alimentícia em proteína de insetos?

Nos planos para a nova fábrica está, como dito antes, a transformação de subprodutos da indústria alimentícia em proteína de insetos. Aliás, seriam utilizados resíduos de animais para alimentar moscas soldados-negros, que, por sua vez, seriam processadas em alimentos para animais de estimação, aves e peixes. Agora, basta saber que resíduos de animais seriam esses (a empresa não esclareceu) e o porquê dessa mosca em específico. Pensando nisso, você teria coragem de alimentar seus gatinhos e cachorrinhos com essa nova ração? Reflita sobre isso!

A saber, em comparação com a produção de soja, por exemplo, esse modelo de produção é considerado mais sustentável e de menor impacto ambiental. Explicando melhor, a produção de insetos, de larvas de moscas, é geralmente considerada menos intensiva do ponto de vista ambiental em comparação com o cultivo de soja, que está associado à desflorestação, especialmente na América do Sul.

Tyson Foods
Imagem reproduzida de Tyson Foods via Food Navigator USA

Qual é a previsão de demanda para proteínas de insetos?

Nesse processo proposto pela Tyson Foods e Protix, os insetos seriam, portanto, transformados em proteínas e lipídios para ração. As moscas soldado-negros seriam usadas também para criar óleos. E isso é uma perspectiva positiva, já que a expectativa é de que até 2030 a demanda por ração animal e alimentos para animais de estimação deverá aumentar consideravelmente. A previsão é de atingir algo em torno de meio milhão de toneladas métricas até 2030, conforme o relatório de 2021 do Rabobank.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A título de curiosidade, hoje, as ações da Tyson Foods são negociadas na NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) sob o código TSN. No Brasil, é possível investir na empresa por meio dos Brazilian Depositary Receipts (BDRs) com o código TSNF34 na B3 (Bolsa de Valores brasileira).

Veja Também:


Fontes: Exame.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo