Em 2020 muitos continuarão sem água potável em suas casas; grande parte da sociedade também não terá acesso à eletricidade; automóveis, então, continuarão nas concessionárias. Mas celulares e os demais dispositivos móveis, 70% da população mundial terá em mãos.
É, parece dados de uma epidemia! A proliferação dos aparelhos de bolso nos últimos anos foi tão rápida e intensa que, daqui quatro anos, o acesso a eles ultrapassará os quesitos básicos citados acima, segundo uma pesquisa feita pela empresa de tecnologia Cisco.
Os dados mostram que os usuários de dispositivos móveis (celulares comuns, smartphones e tablets) serão utilizados por nada menos que 5,4 bilhões de pessoas.
O estudo da Cisco, nomeado como "Visual Networking Index - Global Mobile Data Traffic Forecast", revela um número superior aos de eletricidade (5,3 bilhões), água potável (3,5 bilhões) e alguns bens de consumo. No caso dos automóveis será de 2,8 bilhões.
Em 2015, a Cisco calculou que o total de telefones celulares pessoais foi de 7,9 bilhões, e em 2020 será de 8,5 bi. Dentre eles, 67% serão "inteligentes", contra 36% em 2015.
Os responsáveis pelo aumento contínuo são a abrangência da cobertura móvel e a alta demanda por conteúdo nesses sistemas. De acordo com a companhia, o crescimento do número de usuários destes dispositivos será duas vezes superior ao aumento da população do mundo.
Além disso, o fixo IP, que hoje em dia ainda é bastante requisitado em todo o planeta, perderá espaço para o tráfego de dados móveis, que ganhará duas vezes mais velocidade. Vale lembrar que essa rapidez dependerá muito de cada região, pois infelizmente não será possível uma multiplicação por igual.
Interessante também saber que o ato de gravar vídeos estará 75% centrado em smartphones e tablets! Este aumento se dará pelo fato da melhoria da resolução e dos processadores, que ficarão mais rápidos que os de agora. E desta forma, o número de aparelhos com tecnologias (4G) também crescerá explosivamente.
Fonte: Época Negócios
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.