Engenharia 360

Tênis robóticos Moonwalkers X prometem revolucionar a forma como nos locomovemos

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/01/2024 4 min
Imagem de Shift Robotics em Facebook

Tênis robóticos Moonwalkers X prometem revolucionar a forma como nos locomovemos

por Redação 360 | 18/01/2024
Imagem de Shift Robotics em Facebook
Engenharia 360

Um dos destaques da edição 2024 da CES, a maior feira de tecnologia do mundo, foi o modelo de tênis Moonwalkers, da empresa Shift Robotics. Esses tênis foram lançados ainda em 2022, e se destacam pelo design tipo sapato com rodas, prometendo acelerar de forma surpreendente a caminhada humana. Agora conhecemos a sua nova versão, chamada de Moonwalkers X, 30% mais leve, mais fácil de usar e mais segura que o original. Confira outros detalhes no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Como as novas tecnologias devem mudar o design de produtos?

Conhecendo o design dos tênis Moonwalkers

O produto da Shift Robotics, Moonwalkers, trata-se de uma plataforma versível com rodas. A ideia é que o usuário possa encaixar os seus pés sobre a estrutura dos Moonwalkers, inclusive usando calçando sapato ou tênis. Então, ao pisar no chão e tentar caminhar normalmente, as rodas impulsionam a pessoa para frente, acompanhando o seu ritmo de movimento de modo suave e natural.

Tênis robóticos Moonwalkers X
Imagem de Shift Robotics em Facebook
Tênis robóticos Moonwalkers X
Imagem de Shift Robotics em Facebook
Tênis robóticos Moonwalkers X
Imagem de Shift Robotics em Facebook

É importante dizer que esse desempenho do tênis Moonwalkers é possível graças ao sistema de propulsão integrado e controlado com software de Inteligência Artificial (IA), capaz de medir a passada do usuário 100 vezes por segundo. E para completar, os Moonwalkers X vêm com uma bateria que oferece autonomia de até 10 km, com carregamento completo em cerca de duas horas.

Tênis robóticos Moonwalkers X
Imagem de Shift Robotics

Veja Também: Aerodinâmica e a engenharia nas maratonas: o que você pode fazer para correr mais rápido?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Principais vantagens dos novos Moonwalkers X

Os tênis Moonwalkers X oferecem uma série de vantagens em relação ao modelo original:

  • Peso reduzido: Os Moonwalkers X são, como dito antes, mais leves que os originais, pesando 3,2 kg por pé. Isso os torna mais confortáveis de usar e facilita o transporte.
  • Facilidade de uso: Os Moonwalkers X foram redesenhados para facilitar o aprendizado e o uso. Seu sistema de controle foi aprimorado e a absorção de choques foi melhorada para reduzir o risco de lesões.
  • Segurança: Os Moonwalkers X são mais seguros que os originais. Suas rodas agora têm seis polegadas de diâmetro, o que melhora a estabilidade. Além disso, o sistema de controle foi aprimorado para evitar acidentes.

Veja Também:

A tecnologia e Engenharia por trás dos calçados de alta performance

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sugestões de aplicações dos Moonwalkers X

A empresa fabricante dos Moonwalkers X, a Shift Robotic, indica em seu site e redes sociais, além de depoimentos dados em outras publicações na Internet, algumas possibilidades de aplicações dos tênis. A princípio, seu design teria sido planejado para contemplar usos comerciais e empresariais. Ou seja, eles podem ser usado, por exemplo, por trabalhadores de armazéns, em centros de distribuição e outros locais onde o deslocamento a pé é uma parte importante do trabalho.

Para concluir, os Moonwalkers X também podem ser usados por consumidores individuais. Eles seriam uma opção interessante para pessoas que desejam se locomover de forma mais rápida e eficiente, ou para pessoas com mobilidade reduzida.

Infelizmente, o preço dos Moonwalkers X ainda não foi divulgado, embora a Shift Robotics tenha planos para o seu lançamento ainda no primeiro semestre de 2024.

Veja Também:


Fontes: Metro World News.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo