O mercado brasileiro não está nos seus melhores dias, certamente. Precisamos admitir que existe um baixo número de profissionais realmente qualificados para preencher todas as vagas oferecidas nas Ciênciaa, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Mas por quê? Bem, talvez o problema já venha de trás, no baixo estímulo dos estudantes para seguir essas carreiras.
As últimas reformas educacionais e curriculares no país também não conseguiram contribuir para alterar o cenário. E existem poucas organizações não governamentais e projetos públicos voltados ao tema. Então, qual estímulo que as pessoas teriam para apostar nessas profissões? Neste texto, o Engenharia 360 quer falar sobre o que as escolas de educação básica e seus professores podem fazer para ajudar a mudar o futuro do nosso país. Confira a seguir!
Pensar Engenharia
A Engenharia pode já começar a ser ensinada no período da educação básica, "escondida" dentro de diversas disciplinas e suas atividades, como na geometria explicada pela Matemática. Seus conceitos podem ser aproveitados para demonstrar às crianças ser melhores cidadãos críticos e questionadores. O próprio exercício de pensar as cidades e espaços pode acender nelas um alerta para diversos problemas e incentiva-las a projetarem no imaginário ideias criativas que possam realizar um dia em suas comunidades. O foco é trabalhar fundamentalmente com as descobertas!
Investigação de problemas = busca por alternativas e soluções = tomada de decisões com base em evidências
Nesse processo, são expostas informações instigando a dúvida e o ato de pensar. Então, os estudantes se sentem motivados a ir atrás de respostas, sabendo muito bem porque é importante e como impacta as suas realidades. No meio do caminho, as crianças descobrem meios de fazer as coisas funcionarem no mundo ao seu redor, ficam mais conscientes até como futuros executores ou consumidores de sistemas, produtos e serviços. O objetivo é mesmo que questionem tudo, mesmo que, no futuro, trabalhem em áreas diferentes das engenharias e afins.
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- Conheça o Projeto Engenheiros da Infância: ensinando nas escolas que #engenhariatransforma
- A Engenharia nas escolas: despertando nas crianças o interesse pelas Ciências Exatas
- Conheça Marty, o robô que pretende ensinar engenharia para crianças
Viver Engenharia
Agora, não basta apenas os alunos pensarem na boa Engenharia como algo que acontece lá fora, bem distante da sua escola ou até da sua casa. Já começa que o maior erro que os professores cometem é ensinar artes e ciências separadamente, de modo desconexo. Outro problema são as próprias instalações das instituições. Saiba que a qualidade do ambiente escolar pode inspirar ou desestimular o uso prático dessas matérias pelas crianças - ou os futuros adultos - no seu dia-a-dia!
Se a sala de aula é bem preparada pela Engenharia, dando bons exemplos de construção civil, elétrica, conforto ambiental, decoração e mais; se as crianças olham ao seu redor e veem coisas boas; se entendem que o mundo pode ser melhor; elas vão acabar levando essa ideia para além da sua "bolha".
A escola já pode ser o primeiro bom exemplo de um mundo físico que vão ter na vida; os espaços dessas construções já podem ser pensados para que contribuam com o ensino, mostrando como as coisas deveriam ser; completando com os exercícios que os professores podem fazer com os alunos para demonstrar como os artefatos funcionam e formas de modificá-los para que funcionem ainda melhor - a exemplo de um ventilador, uma tomada, uma torneira ou um videogame. Tudo é aprendizado, e todo aprendizado é válido!
E quando falamos que o ambiente escolar pode ficar melhor através de uma boa Engenharia, também estamos nos referindo ao uso das tecnologias digitais - que, no fim das contas, também levam para o estímulo ao aprendizado da Engenharia, como um ciclo. Com isso, os alunos poderiam, por exemplo, modelar objetos em simulação 3D, vendo como as suas ideias funcionariam antes de serem implementadas no mundo real. Assim, eles conseguiriam compreender melhor que o único meio de aprimorar esse tipo de conhecimento, identificando problemas e atuando no mercado para resolvê-los, é continuando em sala de aula
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Enfim, a Engenharia está ao nosso redor, presente em vários momentos da nossa vida. As crianças precisam ser ensinadas desde cedo sobre isso. Inclusive de que a #engenhariatransforma!
Veja Também:
Fontes: Porvir.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.