Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça Marty, o robô que pretende ensinar engenharia para crianças

por Bernardo Lopes Frizero | 29/08/2016
Copiado!

Hoje em dia já existe uma extensa variedade de produtos que buscam levar para as crianças um brinquedo divertido e, ao mesmo tempo, que se preocupam com o seu aprendizado educacional. Um deles – e que realiza essa tarefa com perfeição – é o robô Marty.
O robô Marty é um projeto desenvolvido para fazer com que crianças consigam lidar com as noções básicas de programação, eletrônica e mecânica, mas engana-se quem pensa que o simpático brinquedo é limitado. Sua principal característica é justamente conseguir realizar uma infinidade de operações, bastando apenas a criatividade do engenheiro que existe dentro de cada um.

Para se ter ideia do porte do robô, ele possui conexão wi-fi, integração com Raspberry Pi e cada perna possui três motores, o que gera uma flexibilidade enorme de ações. Para facilitar a programação, pode-se utilizar a linguagem Scratch, muito conhecida por possuir uma lógica simples, porém bastante poderosa.
Antes mesmo do seu lançamento oficial já estão sendo divulgados vídeos com Marty não apenas andando e fazendo movimentos de rotação, mas também “jogando futebol” e dançando das mais diferentes maneiras – tudo isso com a participação de crianças, que despertadas pela possibilidade de se envolverem em algo tão divertido, acabam adquirindo conhecimento em diversas áreas da engenharia desde cedo.
Segundo o criador do projeto Alexander Enoch, “Marty foi desenvolvido para preencher um espaço existente entre brinquedos inteligentes e robôs de verdade. Ele é um simpático robô que pode ser divertido como qualquer outro brinquedo, ao mesmo tempo que abre oportunidades para crianças terem um primeiro contato com programação e engenharia.
marty-robo-blog-da-engenharia
Com relação ao motivo que o levou a desenvolver um produto tão inovador e até certo ponto peculiar, Enoch se aprofunda: “Observamos que no mercado educacional para robótica existia uma vazio, uma vez que os produtos disponíveis atualmente possuem preços bem salgados, além de serem um pouco difícil de serem manipulados. Existe um linha de robôs baseada em rodas bem consolidado nos dias de hoje, porém verificamos que uma forma antropomórfica, que conseguem caminhar, por exemplo, eleva o índice de engajamento das pessoas com o projeto.”
O robô Marty é um produto que está disponível na Kickstarter, um site de financiamento coletivo, com previsão para chegar ao mercado em meados de 2017. Especula-se que o preço será de 125 dólares para o kit completo.
Fonte: Digital Trends

Copiado!

Comentários