Engenharia 360

Eletrodos podem ser usados para detectar movimentos sutis da língua

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/01/2025 4 min
Imagem de Argumental reproduzida de TechSpot

Eletrodos podem ser usados para detectar movimentos sutis da língua

por Redação 360 | 09/01/2025
Imagem de Argumental reproduzida de TechSpot
Engenharia 360

Sempre afirmamos aqui, no Engenharia 360, que a engenharia tem o poder para salvar vidas. E pode-se dizer que isso é ainda melhor percebido na vida de pessoas com algum grau de deficiência. Para elas, enfrentar os desafios diários é ainda pior. Então, que alegria é ver quando as tecnologias conseguem lhes ajudar a superar barreiras. A exemplo do inovador MouthPad, que permite que indivíduos com paralisia controlem seus dispositivos eletrônicos, incluindo computadores, tablets e smartphones, apenas usando os movimentos da língua.

Eletrodos implantáveis
Imagem de Argumental reproduzida de Cyberguy

Essa história parece ficção científica para você? Pois saiba que é verdade! Compartilhamos mais detalhes no artigo a seguir. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é MouthPad?

O MauthPad é um touchpad bucal (mais precisamente um aparelho ortodôntico invisível) desenvolvido pela startup Augmental. O mesmo é fabricado com materiais dentais confiáveis utilizando impressão 3D, com cada unidade sendo personalizada de acordo com as características físicas dos seus usuários. E como explicamos no início do artigo, permite controlar dispositivos eletrônicos através de movimentos da língua e cabeça, tudo graças a conexão via bluetooth.

Eletrodos implantáveis
Imagem de Argumental reproduzida de TechSpot

O MouthPad é leve (cerca de 7,5 gramas), confortável, tem menos de 1 mm de espessura e precisa ser posicionado no teto da boca - ficando discreto, quase imperceptível aos olhos de terceiros. Seus sensores, conectados a uma placa de circuito, detectam e enviam sinais via bluetooth para o dispositivo conectado, que traduz gestos específicos (como o pressionar de língua e sucção) em comandos digitais (mover cursor, clicar, digitar ou outras ações). A bateria dura cerca de 5 horas em uso contínuo e leva 2 horas para recarregar.

Eletrodos implantáveis
Imagem de Argumental reproduzida de Interesting Engineering

Como a necessidade por inovação inspirou o projeto?

O idealizador da tecnologia MouthPad foi o designer Tomás Vega. Ele foi inspirado por suas próprias dificuldades ao lidar com a gagueira. Seu sonho sempre foi criar um dispositivo que aumentasse a independência de pessoas com deficiência. Assim, lutou para fundar, com ajuda de parceiros, a startup Augmental, especialista em tecnologia que torna a interação com dispositivos mais intuitiva e acessível. Na opinião dele, o que foi feito pode ser descrito como um “pirulito com muitos sensores”.

Claro que a tecnologia de Vega não é tão simples quanto a sua descrição, mas nos ajuda a entender como ela seria mais ou menos utilizada. O MouthPad é fruto de sua paixão pela tecnologia da programação e o conceito de ciborgues. Durante os estudos que realizou na Universidade de Berkeley e no MIT, dedicou tempo justamente para solucionar como realizar a “aumentação humana”, projetando um jeito de proporcionar mais acessibilidade e inclusão tecnológica para as pessoas. Inspirador, não é mesmo?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais os benefícios do uso do MouthPad?

  • Proporciona uma forma discreta de controlar dispositivos.
  • Facilita a comunicação e entretenimento para pessoas com dificuldades motoras.
  • Oferece autonomia para pessoas com condições como quadriplegia ou limitações no uso das mãos.
  • Promove maior autonomia em tarefas educacionais, como estudar matemática e ciência da computação.
  • Permite escrever fórmulas matemáticas, navegar na Internet e se comunicar sem depender de assistentes de voz.
  • Funciona bem em locais barulhentos.
  • Útil em situações que requerem ambientes com restrições (como laboratórios), o uso de luvas ou onde o controle por voz é impraticável.

Quais as perspectivas para o futuro do MouthPad?

O MouthPad é mesmo um dispositivo impressionante. Porém, seu desenvolvimento continua na fase beta, precisando ainda ser aprimorado pela Augmental. Segundo a startup, há planos para ampliar ainda mais as capacidades, por exemplo, incorporação de gestos no banco de dados do sistema baseados em movimentos da cabeça e mordidas. Desse jeito, é bem provável que ele se tornará mais útil para seus usuários.

Tomara que em breve possamos ter o MouthPad acessível a todos. Interessado em comprar? Aguarde só um pouco. O preço ainda não foi definido. Mas você pode se inscrever na lista de espera no site da empresa para obter mais informações sobre como adquirir o dispositivo assim que estiver disponível. 

Eletrodos implantáveis
Imagem de Argumental reproduzida de Cyberguy

Veja Também: Estudantes Criam Luva para Traduzir Linguagem de Sinais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Interesting Engineering, Daily Mail.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo