Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça o Projeto Engenheiros da Infância: ensinando nas escolas que #engenhariatransforma

por Redação 360 | 18/03/2022

Sabia que poderíamos começar a aprender Engenharia ainda na infância? É verdade! Aliás, dizem que é nesta fase da vida que absorvemos mais informação do mundo que está à nossa volta. Então, imagine que importância isso tem até mesmo a arquitetura das escolas e outros ambientes infantis. Mas queremos destacar, neste texto, o que se pode fazer para melhorar a formação dos alunos em termos de trabalhos pedagógicos. Conheça, a seguir, o projeto “Engenheiros da Infância”, prova de que a #engenhariatransforma!

crianças nas escolas
Imagem reproduzida de Jornal UFG

Alunos atuando na melhoria das escolas

Um grupo de alunos de Engenharia de Goiânia e entorno, inspirados por um professor, se juntaram para melhorar, com ajuda do seu conhecimento, as estruturas de ensino infantil público da região, viabilizando instalações físicas e materiais pedagógicos. Hoje, eles já trabalham com 10 centros municipais como parte de um projeto de extensão multidisciplinar da Universidade Federal de Goiás, formado por pessoas de diferentes níveis acadêmicos. Eles trabalham de forma voluntária e responsável para promover, ao máximo, a igualdade de acesso à educação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mais legal dessa história é que esse grupo se dedicou a criar soluções práticas, baratas e de qualidade para melhorar não apenas o cenário onde estas crianças se encontram – de estrutura física até fornecimento de equipamentos e brinquedos -, mas os exercícios criativos que levem os pequenos a aprender com as ciências. A ideia é ajudar os mais novos a entender, identificar e levar para a sua vida os ensinamentos das engenharias. Isso, óbvio, pode também influenciar o próprio trabalho dos professores, desde a apresentação de matérias à avaliação de alunos.

Veja Também: A Engenharia nas escolas: despertando nas crianças o interesse pelas Ciências Exatas

Modelos de Ações

Os alunos mais os colaboradores e professores do projeto “Engenheiros da Infância” têm trabalhado intensivamente nos últimos anos para ampliar as suas ações. Eles, primeiro, tentam entender as carências das escolas que visitam, como problemas estruturais, de conforto térmico, condições de paisagens externas, e mais. Na etapa seguinte, eles ajudam na produção de brinquedos para equipar essas instituições. E é aí que acontece a principal mágica! Esses criativos conseguem, com os materiais mais simples que se possa imaginar – como tubos de PVC, MDF cru, elástico, cola e mais -, mais a ajudinha de máquinas corte, de serra, furadeiras, lixas e mais, para criar elementos lúdicos baseados em técnicas da Engenharia.

Antes de apresentarmos exemplos disso, queremos destacar o retorno que esses futuros profissionais já tiveram ao participar do projeto. Porque além de terem a satisfação de ajudar o próximo, eles adicionam experiência ao currículo. Olha que legal, esse grupo até ganhou recentemente o prêmio Sebrae de Educação Empreendedora pelo reconhecimento dos seus esforços. É claro que isso só dá mais motivo para todos continuarem com esse lindo trabalho social. E aqui vai outro incentivo, o reconhecimento do Engenharia 360 destas realizações!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fique agora com as imagens dos projetos, incluindo os kits de brinquedos pedagógicos desenvolvidos e mais!

View this post on Instagram

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A post shared by Engenheiros da Infância (@engenheirosdainfancia)

Veja Também: 3 razões do por que algumas pessoas encontram dificuldades no aprendizado de Ciências Exatas


Fontes: UFG.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.