Engenharia 360

Surpreendente! 3 exemplos de robôs com design inspirado em animais

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/06/2022 | Atualizado em 20/01/2023 4 min

Surpreendente! 3 exemplos de robôs com design inspirado em animais

por Redação 360 | 27/06/2022 | Atualizado em 20/01/2023
Engenharia 360

Recentemente, foi noticiado que o famoso empresário Elon Musk deseja lançar em breve o seu robô Tesla Bot - cuja história já foi contada aqui, no Engenharia 360. Mas a ideia é que essa máquina deva ter uma forma humanoide. A pergunta que fica é: será que isso é mesmo necessário? Citamos esta questão, pois muitos cientistas afirmam que, se quisermos construir robôs realmente eficientes, o ideal seria procurar a inspiração nas plantas - ver exemplo de design biofílico - e animais.

robôs design forma animais
Imagem reproduzida de Clearpath Robotics

Um protótipo que já apresentamos antes no site é do cachorro cibernético da Boston Dynamics. Algo assim têm se tornado cada vez mais comum. Talvez justamente por esse pensamento dos pesquisadores, de que a tecnologia tem bem mais a oferecer se desenvolvida baseada na própria evolução da natureza, que já é perfeita. Veja, no texto a seguir, os exemplos de três linhas de pesquisas similares já colocadas em prática!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Robô HUMRS que nada com precisão

Este modelo foi criado pelos cientistas da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Obviamente, como é possível ver nas imagens, seu design lembra demais a estrutura corporal de uma cobra. Inclusive, o androide subaquático - chamado de 'Cobra-Robô Modular Rígida Subaquática', ou HUMRS - pode rastejar e nadar tão bem quanto o animal, resistente à água e ao contando com turbinas e propulsores.

O mais legal desse robô é que ele pode se espremer em cantos e pequenos espaços, inclusive onde submersíveis não poderiam jamais entrar. Quem se interessa por esse tipo de coisa? Os militares, por exemplo, para a realização de tarefas como inspeção e manutenção de embarcações, enviando dados para a tripulação em tempo real. Engenheiros também podem usar essa "cobra" para inspecionar tubulações submarinas em plataformas de petróleo, em busca de danos e bloqueios. Mas a lista de possibilidades é quase infinita, já que o design modular desse robô pode ser adaptado a diferentes tarefas.

robôs design forma animais
Imagem reproduzida de Futuro próximo - FuturoProssimo
robôs design forma animais
Imagem reproduzida de Futuro próximo - FuturoProssimo

Projeto GRIFFIN para robôs capazes de bater asas

Este projeto incrível, chamado de GRIFIN, foi idealizado por pesquisadores das Universidades de Sevilha, Oxford e EPFL - esta última na Suíça. Ele se refere ao desenvolvimento de androides ultraleves e autônomos com design inspirado na estrutura corporal dos pássaros, capazes de bater asas com pouca utilização de energia. E para qual serventia? Por exemplo, se, numa operação policial, agentes especializados quisessem caçar drones inimigos.

Olha que interessante, esses "ornitópteros robóticos" se parecem tanto com pássaros, até mesmo com garras, que são capazes de pousar em superfícies curvas, como cabos de rede. Podemos compará-los aos tais protótipos de aeronaves não tripuladas, mas que batem asas, o que também permite muito mais autonomia de voo justamente por se valer do vento e das correntes de ar - o que, aliás, ajuda a reduzir o ruído, o flutuar e fazer pousos suaves, perfeito para diversas situações civis e militares perigosas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

robôs design forma animais
Imagem reproduzida de Switzerland Global Enterprise
robôs design forma animais
Imagem reproduzida de News - EPFL

Robôs X-4 que escalam paredes

Esta máquina incrível, apelidada de X-4, foi pensada pelos pesquisadores da Universidade de Sunshine Coast, na Austrália. Ela mais parece um pequeno lagarto, de apenas 24 cm de comprimento, com incrível habilidade de escalar obstáculos e subir pelas paredes, mesmo com inclinação de 90 graus, combinando velocidade e estabilidade de movimentos, sem perder a aderência. É mais um exemplo de robô que poderia chegar a locais de difícil acesso.

Inclusive, os cientistas garantem que o X-4 poderia ser um excelente parceiro dos humanos em futuras missões a Marte, já que os rovers que foram levados ao planeta não conseguem chegar a certos lugares por conta de suas grandes rodas.

robôs design forma animais
Imagem reproduzida de Interesting Engineering
robôs design forma animais
Imagem reproduzida de The Star

O que você acha dessas ideias? Quanto mais será que ainda precisamos aprimorar esse tipo de tecnologia? E qual o seu "robô-pet" preferido? Escreva nos comentários!

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: SCS, Horizon Magazine, RS Figshare.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo