Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Tesla Bot: conheça o robô humanoide que Elon Musk está construindo para trabalhos 'entediantes'

por Redação 360 | 23/08/2021

Imagine um robô auxiliando nas tarefas chatas, repetitivas ou perigosas! Esta é a promessa da Tesla, contando com a tecnologia de Inteligência Artificial!

Nas últimas décadas, a indústria cinematográfica apresentou vários filmes diferentes com histórias onde os protagonistas eram robôs parecidos com humanos. Para alguns, essa ideia assusta; já para outros, encanta! É fascinante mesmo pensar que robôs possam fazer parte das nossas vidas, nos auxiliando nas tarefas mais complexas. Isso não é novidade, claro. Já temos conhecimentos de robô atuando em várias áreas da indústria e também dentro de ambientes médicos.

De fato, as possibilidades parecem aumentar a cada dia. As aplicações da robótica estão sendo testadas, neste momento, por várias empresas. E a Inteligência Artificial (AI) está garantindo que este avanço aconteça mais rapidamente do que esperávamos. Dentro de casa, já podemos contar com os pequenos robôs de limpeza, por exemplo. Contudo, será mesmo que, em breve, iremos ter o nosso próprio robô humanoide, nos ajudando em tarefas básicas em ambientes simples, como vimos em tantos filmes desde os anos sessenta – afinal, lembra-se dos Jatsons?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esta semana, tivemos uma agradável surpresa! A montadora Tesla, fruto do trabalho do inovador empresário Elon Musk fez uma apresentação durante um evento sobre AI. Trata-se do Tesla Bot ou Robot, chamado de Optimus, uma espécie de assistente pessoal para ser usado em fábricas, escritórios ou residências. Saiba mais no texto a seguir!

robô
Imagem reproduzida de TechTudo

Qual o objetivo da Tesla com o lançamento do Optimus?

O que será que as pessoas da Tesla têm em mente desta vez? Consegue imaginar? Bem, estamos acostumados a ouvir notícias sobre suas conquistas na área aeroespacial e de comunicações, com a SpaceX. Mas o que nos foi apresentado agora é um robô humanoide capaz de realizar tarefas cotidianas no lugar de humanos. Por exemplo, carregar mercadorias em uma fábrica ou aspirar autonomamente uma casa; “tarefas chatas, repetitivas ou perigosas”, como trabalhos de esforço manual repetitivo; ou ir às compras na mercearia próxima.

“O que estamos tentando fazer aqui na Tesla é criar uma IA útil, que as pessoas amem e que seja inequivocamente boa.”,

“Você pode falar com ele e dizer ‘por favor, pegue esse parafuso e prenda-o a um carro com essa chave’, e ele deve ser capaz de fazer isso.”,

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“‘Por favor, vá até a loja e compre os seguintes mantimentos.’ Esse tipo de coisa. Acho que podemos fazer isso.”

– Elon Musk, em reportagem de CNN.

Na verdade, pode ser que Musk esteja tentando que a Tesla seja mais que uma empresa de carros elétricos. E quando questionado pela imprensa sobre as suas intenções de usar o Robot Optimus em parte de seus negócios, ele respondeu: “Eu simplesmente não vejo como reproduzir, começando com um supercarro e entrando no segmento inferior do mercado.”, “Como você faz isso por um humanoide robô?”, “Bem, acho que você apenas terá que ver.”.

robô
Imagem reproduzida de New Scientist

Quais as características de design do robô da Tesla?

Será mesmo que o Tesla Bot existe? Bem, porque, na verdade, tudo o que a mídia republicou foram imagens renderizadas do robô, acompanhadas de especificações técnicas. E dizem que talvez isso nem mesmo corresponda ao visual final do mesmo.

robô
Imagem reproduzida de Replicario

Mais detalhes técnicos

Por hora, tudo o que sabemos é que o tal Robot terá 1,72 m de altura e 55 kg. Que se projeta que ele irá conseguir carregar 45 libras – ou um terço do próprio peso – e se mover a uma velocidade de 5 milhas por hora. No seu rosto haverá uma tela embutida exibindo informações que facilitem a configuração por humanos. E nas mãos – lembrando aos humanos, com cinco dedos – 40 atuadores eletromecânicos, motorzinhos elétricos para se movimentar.

De acordo com a Tesla, é possível que Optimus usará o mesmo chip de computador e navegará com oito câmeras para navegação autônoma, não diferente dos veículos da própria empresa. Além disso, sensores que alimentam uma rede neural estão sempre em desenvolvimento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

robô
Imagem reproduzida de Planet Concerns

Quais os resultados obtidos nos primeiros testes?

Talvez, por todos os questionamentos que Elon Musk levantou nos últimos anos, sobre os riscos da Inteligência Artificial, é normal que o público esteja curioso sobre o robô da Tesla. E mais, sobre a opinião de Musk sobre os eventuais perigos de construir um robô humanoide aparentemente bastante inteligente.

Na verdade, não tivemos resposta até agora. Isso porque Optimus simplesmente parece não existir ainda. Durante a apresentação, uma pessoa vestida de robô subiu ao lado de Musk para demonstrar algumas danças. E também não foi feita nenhuma previsão de lançamento ou mesmo exibição prática do projeto.

robô
Imagem reproduzida de InsideEVs

Veja Também: Robô cirúrgico de última geração chega ao Brasil


Fontes: CNN, G1, Tecmundo.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.