Engenharia 360

Você sabia que o bote salva-vidas foi inventado por uma mulher?

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 24/03/2016 | Atualizado em 28/12/2022 4 min
Imagem reproduzida de Aventuras na História

Você sabia que o bote salva-vidas foi inventado por uma mulher?

por Luciana Reis | 24/03/2016 | Atualizado em 28/12/2022
Imagem reproduzida de Aventuras na História

Quando pensamos em ciências e no trabalho de inventores, exemplos masculinos são fáceis de serem lembrados, como os projetos e conclusões de Leonardo da Vinci ou Albert Einstein. Mas, e as mulheres inventoras?

Engenharia 360

Quando pensamos em ciências e no trabalho de inventores, exemplos masculinos são fáceis de serem lembrados, como os projetos e conclusões de Leonardo da Vinci ou Albert Einstein. Mas, e as mulheres inventoras?

Aqui, no Engenharia 360, gostamos de lembrar sempre da força e representatividade femininas, é muito importante suscitar debates sobre a questão de gênero, pois mesmo com os avanços alcançados nas últimas décadas, ainda falta muito para que observemos, de fato, a igualdade entre homens e mulheres, o que é perceptível até mesmo no decurso da história. Quando pensamos em ciências e no trabalho de inventores, exemplos masculinos são fáceis de serem lembrados, como os projetos e conclusões de Leonardo da Vinci ou Albert Einstein. Mas, e as mulheres inventoras, como a idealizadora do salva-vidas?

katharine
Katharine Burr Blodgett, a inventora do vidro invisível Imagem: Domínio Público Wikimedia, Google Patents

Não são poucos os exemplos de mulheres inventoras, e seus trabalhos nos influenciam no presente. O campo das ciências é visto como predominantemente masculino, mas este é apenas um exemplo de área em que as mulheres se destacam há muito tempo. Confira apenas alguns exemplos de criações e trabalhos de mulheres ao longo da história:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Precursora da comunicação Wireless

Atriz de Hollywood, a austríaca naturalizada norte-americana foi a precursora do que seria a conexão wireless. Durante a Segunda Guerra Mundial, Hedy Lamarr criou um sistema que controlava torpedos à distância. A data da publicação da patente do trabalho de Hedy é de 1942. O sistema envolvia o uso de ondas magnéticas de diferentes frequências, o que permitia a alteração dos canais de frequência de rádio, com o objetivo de evitar que fossem interceptados pelo inimigo durante a guerra.

mulheres-inventoras
Imagem: Biography

2. Telescópio submarino

O primeiro telescópio submarino em que uma lâmpada foi acoplada é criação da também norte-americana Sarah Mather, o que facilitou o processo de observação de águas profundas, na captura de peixes e na verificação do casco de embarcações. A invenção foi patenteada em 1845 e representou um avanço na área.

3. Para-brisas

Em 1903, Mary Anderson criou o para-brisas. A norte-americana criou um mecanismo que possibilitava a limpeza dos vidros, o que era possível após ativação manual na parte interna do veículo. De início, a invenção enfrentou alguma resistência e, em 1917, Charlotte Bridgwood criou a versão automática do para-brisas.

para-brisas-invenções
Imagem: hymanLtd.com

4. Vidro invisível

A física norte-americana Katharine Burr Blodgettrevolucionou o modo como eram construídos aparelhos como projetores, microscópios, telescópios e outros que dependiam de um vidro que proporcionasse níveis baixos de reflexo. A patente da invenção deste vidro, bem fino, foi publicada em 1940.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Aquecimento dos veículos

Um modelo de Engenharia Automotiva já era seguido por Margaret Wilcox, a engenheira que criou em 1893 o sistema de aquecimento dos automóveis em que o ar era direcionado do motor aos pés do motorista. Posteriormente, o modelo de Margaret foi aprimorado, mas sem dúvidas foi uma das invenções precursoras do modelo de aquecimento existente nos dias de hoje.

aquecimento
Imagem: Domínio Público/Wikimedia

6. Energia solar residencial

O uso da energia solar nas residências está a cada dia mais difundido, e desde a primeira casa construída com o sistema de aquecimento por energia solar, em 1947, muitas mudanças aconteceram. A invenção ocorreu após a parceria entre a física austríaca Dr. Maria Telkes e a arquiteta norte-americana Eleanor Raymond. Na casa construída, um primo da Dr. Telkes viveu com sua esposa e filhos por três anos, período em que o sistema funcionou normalmente.

7. Escada de Incêndio

Anna Connely foi a inventora, em 1887, da escada de incêndio. A norte-americana patenteou a criação das escadas exteriores, precursora da escada de incêndio dos dias atuais. Anna foi uma das primeiras mulheres a patentear uma criação após o fim da Guerra Civil, quando foi possibilitado às mulheres registrar uma patente. Sua ideia, além da importância na questão na segurança dos moradores, também levou em consideração a economia financeira, uma vez que a estrutura externa era mais viável que a reestruturação dos edifícios.

8. Fibra Kevlar

Já parou para pensar em quem inventou o kevlar, a principal fibra e de grande resistência que é utilizada, entre outras funções, nos coletes à prova de bala? Sim, foi uma mulher, a norte-americana Stéphanie Kwolek, que faleceu há pouco mais de um ano. Na década de 60, quando da criação da fibra, Stéphanie trabalhava na DuPont, empresa química que detém a marca registrada desta fibra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

kevlar-salva-vidas
Imagem: Domínio Público Wikimedia

9. Bote salva-vidas

Entre as diversas criações da norte-americana Maria Beasley, que levaram a, ao menos quinze patentes em seu nome, está o bote salva-vidas, inventado em 1880. Maria foi também a criadora de uma máquina de fazer barris, que seriam usados para manter os alimentos protegidos e para fazer vinho, além de um gerador movido a vapor. Sem dúvidas, não faltava criatividade e habilidade para a inventora.

bote salva vidas
Imagem reproduzida de Acredite ou Não

10. Aquecimento Central

A invenção data de 1918 e foi a precursora do sistema de aquecimento central, conforme o conhecemos hoje. O trabalho de Alice H.Parker foi a criação de um sistema de fornalhas, com a distribuição do calor através de tubos, e que levou a avanços e tornou viável o aquecimento de residências.

aquecimento
Imagem: Domínio Público Wikimedia

Fontes: Nexo Jornal, G1, TSF, Bonde, MIT Solar Decathlon, East Coast Fire Escapes

Comentários

Imagem padrão usuário

Luciana Reis

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo