Engenharia 360

BMW oferece grande oportunidade: conheça a sua fábrica e dê uma volta no X1 [até outubro]

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/09/2022 3 min

BMW oferece grande oportunidade: conheça a sua fábrica e dê uma volta no X1 [até outubro]

por Redação 360 | 15/09/2022
Engenharia 360

Já imaginou poder realizar um passeio bem diferente e voltado para à Engenharia? Talvez podendo conhecer a fábrica de veículos da sua marca predileta, a BMW? E, de quebra, ainda ter a chance de dar uma volta num dos modelos de sua nova geração, o X1? O que acha? Claro que isso tem um custo, mais precisamente 190 reais. Mas vale a pena, com certeza!

Como aproveitar esta chance?

A unidade da BMW em Araquari, em Santa Catarina, abre suas portas em outubro deste ano para quem quiser conhecer a produção dos modelos Série 3, X1, X3 e X4. O legal é poder acompanhar suas atividades desde a linha de montagem.

fábrica da BMW
Imagem reproduzida de Aconteceu em Joinville
fábrica da BMW
Imagem reproduzida de AutoPapo

Detalhe: é preciso agendar horário para a visitação à fábrica da BMW – apenas para grupos de até 12 pessoas; além de usar macacão, cabelos presos e sapatos fechados. Na seção de soldagem, por exemplo, é necessário o uso de óculos de proteção. E também é exigido que sempre se siga um percurso indicado para atravessar os setores. O passeio, guiado, dura até três horas. Ah, e é claro que não são permitidas fotos, por questões óbvias de sigilo da marca contra possíveis vazamentos para a concorrência de soluções exclusivas de Design e Engenharia.

Veja Também: Wow! China abre fábrica de carros elétricos BMW no valor de US$2,2 bi

Como são, atualmente, as linhas de montagens das fábricas de automóveis?

Nas últimas décadas, a evolução tecnológica no mundo fez mudar a sistemática de produção de vários bens, incluindo os automóveis. O que queremos destacar neste artigo é que aquela visão que tínhamos até poucos anos atrás, de pessoas em filas realizando movimentos repetitivos em linhas de montagens… bem, não é mais assim.

Como já bem lembramos outras vezes aqui, no Engenharia 360, praticamente todas as grandes empresas têm, hoje, humanos e máquinas dividindo o mesmo ambiente de trabalho e realizando serviços lado a lado. A questão é que as máquinas agora substituem as pessoas naquelas atividades que poderiam comprometer a sua saúde – incluindo as de repetição, exposição a riscos e manuseio de cargas.

fábrica da BMW
Imagem reproduzida de Motor1 – UOL

Veja Também: É possível reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos, afirma Dassault Systèmes e Grupo BMW

As etapas de produção dentro da BMW

Automatização! É isso que se pode ver na BMW, uma rotina de fábrica mais automatizada; com uma mão de obra humana protagonista, mas voltada ao monitoramento dessas máquinas – que montam desde bancos, painéis, carrocerias, motores, e mais. Quem gosta do “universo das engenharia” vai adorar observar as fases de produção dos automóveis, que consistem em:

  • soldagem,
  • estruturação,
  • funilaria,
  • montagem interna,
  • montagem das portas,
  • motor,
  • união das peças,
  • abastecimento com fluídos, e
  • testes finais.
fábrica da BMW
Imagem reproduzida de UOL

Observação: a única etapa não vista na visitação é a de pintura veicular, por envolver muita química. A BMW optou por não expor seus visitantes a qualquer situação que pudesse ser prejudicial à sua saúde, como os produtos utilizados para fixação da tinta na lataria. Mas, em compensação, ao final da visitação, todos têm direito a uma volta na pista de testes da Araquari, a bordo num dos carros produzidos no endereço.

fábrica da BMW
Imagem reproduzida de

Agora, para finalizar, uma má notícia para você. Já existem centenas de pessoas na fila de espera para conhecer o complexo fabril da BMW. Portanto, fique esperto para realizar o seu agendamento – o que deve ser feito no website da empresa.

Veja Também: O que a China tem que nós não temos? A BMW versão elétrica Série 3! 


Fonte: Auto Esporte.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo