Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

UFRJ apresenta protótipo de ventilador pulmonar para ser produzido em larga escala na luta contra o coronavírus

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 28/03/2020 2 min

UFRJ apresenta protótipo de ventilador pulmonar para ser produzido em larga escala na luta contra o coronavírus

por Kamila Jessie | 28/03/2020
Copiado!

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão desenvolvendo um ventilador pulmonar mecânico que poderá ser produzido de forma rápida e barata, em larga escala, com recursos disponíveis do mercado nacional. É mais uma ação de uma universidade pública para auxiliar no controle à pandemia de COVID-19 e seus efeitos sobre a população.

Engenharia e pesquisa na área de saúde

O protótipo desse ventilador pulmonar está sendo desenvolvido pelo Programa de Engenharia Biomédica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) no Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular da Coppe, UFRJ. O equipamento poderá contribuir para suprir, de forma emergencial, a demanda crescente dos hospitais por esses aparelhos, devido à pandemia de coronavírus.

Uma versão preliminar do ventilador, construída com recursos disponíveis no laboratório da universidade, apresentou bom resultado em um modelo físico de pulmão, configurado em condições semelhantes aos pacientes acometidos de insuficiência respiratória. Por enquanto, os cientistas estão fazendo adaptações para a elaboração de um protótipo mais adequado à produção em larga escala, que está programado para ser testado em pacientes na próxima semana, de acordo com a aprovação prévia de um comitê de ética em pesquisa com seres humanos.

Diagrama do projeto de ventilador pulmonar da UFRJ.
Diagrama do projeto de ventilador pulmonar da UFRJ. Fonte Coppe/UFRJ

Sem medir esforços, os pesquisadores e pesquisadoras da Coppe iniciaram uma campanha para obter financiamento e parcerias com empresas, instituições privadas e públicas. O objetivo disso é tornar viável a replicação rápida e em escala industrial do protótipo.

Detalhes do ventilador pulmonar da UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro disponibilizou um site com informações detalhadas sobre as especificações técnicas do projeto e as demandas que o justificam, bem como os devidos créditos à equipe de trabalho. Com bastante responsabilidade, os pesquisadores mencionam que ainda não se trata de dispositivo certificado para uso, mas, eventualmente, pode ser utilizado em pacientes com COVID-19, como última opção de respirador.

respirador para coronavírus ufrj
Respirador produzido pelos pesquisadores. Imagem: UFRJ/COPPE

Leia mais: Cientistas brasileiros estão desenvolvendo testes rápidos para detectar coronavírus.

Fonte: Estadão. UFRJ.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários