Engenharia 360

Metanol verde: setor de logística e transporte investe em novas embarcações

Engenharia 360
por Redação 360
| 13/10/2022 | Atualizado em 14/10/2022 3 min

Metanol verde: setor de logística e transporte investe em novas embarcações

por Redação 360 | 13/10/2022 | Atualizado em 14/10/2022
Engenharia 360

A. P. Moller-Maersk Group, também conhecido como Maersk, é um conglomerado de negócios dinamarquês com atuação no setor de logística e transporte. Pois bem, no último dia 5 de outubro deste ano de 2022, o mesmo anunciou a compra de seis navios. As unidades teriam sido construídas pela Hyundai Heavy Industries, sendo capazes de transportar cerca de 17.000 contêineres por viagem. Mas o que chamou a atenção da imprensa é que tais embarcações seriam movidas a metanol verde. Entenda o caso no texto a seguir!

biocombustível metanol verde
Imagem reproduzida de Valor Econômico – Globo

Grande preocupação na cadeia de suprimentos

De modo geral, por urgência na necessidade de mudança das produções globais os clientes do setor da cadeia de suprimentos estão pressionando a indústria a apresentar soluções verdadeiramente eficazes para a descarbonização. Também tem o próprio comprometimento das grandes nações de ir atrás do cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris para limitar o aumento do aquecimento global. E uma das respostas, pelo menos no segmento náutico, é a utilização do metanol verde como combustível, visando fazer deste um modo de transporte mais neutro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

biocombustível metanol verde
Imagem reproduzida de aTech PT

A estratégia da Maersk

Precisamos olhar para o caso da Maersk como um exemplo de inspiração. A empresa terá já em operação os navios em 2025. Mas seu objetivo é zerar suas emissões até 2040. Seriam menos de 80 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono na atmosfera anualmente – e, como sabemos, o CO2 é um dos gases do efeito estufa! Isso permitirá ainda que a transportadora obtenha combustível em escala em várias regiões do planeta. Segundo a companhia, as parcerias entre ecossistemas e geografias são, de fato, essenciais para avançar nesta agenda já nesta década.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

biocombustível metanol verde
Imagem reproduzida de Caminhoneiros do Trecho
biocombustível metanol verde
Imagem reproduzida de Transportes e Negócios
biocombustível metanol verde
Imagem reproduzida de Indústria S.A.

Veja Também: Combustíveis Sustentáveis: conheça mais sobre o etanol

O que é metanol verde

Metanol verde, como dito antes, é uma solução de combustível verde ou biocombustível – talvez uma das melhores nos dias atuais. O mesmo é feito a partir de fontes como:

  • madeira;
  • resíduos agrícolas, tipo processamento de cana-de-açúcar;
  • e gases de origem fóssil.

É como converter lixo em combustível! Esses bio-projetos podem ser a resposta para salvar a economia de muitos países, inclusive – sobretudo olhando para a crise da Europa, por consequência do conflito Rússia-Ucrânia.

Os cientistas e empresários estão muito empolgados com o seu potencial, rápida disponibilidade que se apresenta, e aceleração na evolução do transporte neutro em termos climáticos. E qual a sua opinião? Escreva na aba de comentários!


Fontes: Forbes.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo