Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pesquisadores do México desenvolvem sistema de telhados verdes montados sem mão de obra especializada

por Redação 360 | 30/08/2021

Imagina diminuir 15 graus a temperatura de sua casa! Você pode fazer isso e sem ajuda de mão-de-obra especializada. Conheça os telhados verdes tipo Domotej!

Uma recente pesquisa feita por professores e cientistas da Universidade Autônoma de Chiapas (UNACH), localizada na cidade de Tuxtla Gutierrez, no México, encontrou alternativas mais acessíveis para a implantação de telhados verdes. Aliás, o chamado telhado verde é uma camada composta por vegetação feita acima de telhados ou lajes de casas e edifícios com a finalidade de manter e até baixar a temperatura dentro dos ambientes. É importante lembrar que, antes da instalação do mesmo, é preciso fazer um estudo da estrutura da edificação de modo a garantir que ela seja adequada para suportar o peso das camadas compostas por impermeabilização, drenagem, terra, substratos, vegetação e irrigação.

ecologia
Imagem reproduzida de Gazeta do Povo

A tendência dos telhados verdes na Arquitetura

Cada vez mais populares, os telhados verdes são uma boa alternativa, não somente para quem quer conforto térmico dentro de casa. Mas também para quem busca diminuir os incômodos causados por ruídos externos. Ou quer dar mais beleza às edificações. Proporcionar ambientes próprios para atrair insetos e pássaros. E, por fim, tornar as cidades menos cinzas, retendo poluentes e controlando a umidade do ar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ecologia
Imagem reproduzida de Ecotelhado

Sistemas de cobertura

São inúmeras as possibilidades de coberturas para telhados verdes, dependendo do tipo de edificação e do propósito. A escolha deve considerar a manutenção e a adaptação da planta a uma profundidade -muitas vezes de apenas 7cm -, da área reservada para o substrato e o desenvolvimento das raízes. É preciso considerar esses fatores! No fim, a cobertura poderá ser feita apenas com grama-comum ou grama-amendoim – que enfeita o telhado com pequenas flores amarelas e não necessita de podas periódicas. E outras propostas podem dar lugar a pequenos jardins, com árvores e arbustos, e até mesmo uma horta. 

ecologia
Imagem reproduzida de Gramas Guarujá
ecologia
Grama Amendoim – Imagem reproduzida de Vivo Plantas

A descoberta feita no México

As técnicas até agora existentes requerem um profissional especializado para o projeto, para o plantio e para a manutenção. Mas uma análise realizada pelos pesquisadores da UNACH revelou, como resultado de um trabalho de 12 anos, uma solução diferente de estrutura que pode ser montada sem a necessidade de mão de obra especializada.

É importante dizer que ainda há a necessidade de estudo da estrutura da edificação, para que não aconteçam acidentes!

Sistema Domotej

Denominada Domotej, a estrutura promete resfriar o ambiente interno da edificação diminuindo a temperatura em até 15° C, sendo perfeita para localidades de clima tropical. Os benefícios são também observados na economia de energia elétrica utilizada em aparelhos de refrigeração, como geladeiras e condicionadores de ar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os telhados verdes tipo Domotej são feitos com materiais impermeáveis e reciclados, protegendo o telhado de vazamentos e evitando que as raízes das plantas penetrem nas paredes. Eles são de fácil instalação e também muito econômicos!

Os pesquisadores ressaltam também os benefícios para a cidade. A água, que será retida nesses telhados verdes, poderia escorrer de telhados comuns diretamente para as ruas, causando deslizamentos de terra e pedras. Na maioria das cidades, as ruas e avenidas são asfaltadas e, em encostas muito íngremes, as águas de chuva podem ganhar velocidade causando muitos acidentes. Além disso, as plantas colaboram com a diminuição do efeito estufa, pois, durante o processo de fotossíntese, consomem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio.

Veja Também: Lajes verdes – entenda o que são e quais suas vantagens


Fontes: Razões para Acreditar, Tua Casa, Chiapas Paralelo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.