Engenharia 360

Vamos celebrar! O Rock in Rio está de volta, e ele é "verde"

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 30/08/2022 | Atualizado em 03/09/2022 4 min

Vamos celebrar! O Rock in Rio está de volta, e ele é "verde"

por Simone Tagliani | 30/08/2022 | Atualizado em 03/09/2022
Engenharia 360

Aguardamos três anos para mais uma edição do Rock in Rio! Com a pandemia, os planos para o festival ficaram pausados. Mas logo que vieram as vacinas, que as restrições diminuíram e que pudemos ter de volta um pouco de normalidade, começamos a ansiar por uma oportunidade para celebrar a vida. E aqui estamos, às vésperas de mais uma incrível experiência musical! Serão 500 horas de muita diversão, entre os dias 2 e 11 de setembro, na Cidade do Rock, Parque dos Atletas, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

De acordo com os organizadores do Rock in Rio, neste ano de 2022, a experiência será completa! O público será convidado a sair da inércia virtual em que se encontra e retornar de vez ao mundo presencial. Além disso, deve ficar mais evidente, por meio de diversas ações e projetos de Engenharia e Arquitetura, as metas traçadas até 2030 para o festival, todas suportadas pelo seu Plano de Sustentabilidade. Veja no texto a seguir!

Rock in Rio 2022
Imagem reproduzida de Rock in Rio

“Rock In Rio Por Um Mundo Melhor”

Há 20 anos, foi implantado o projeto “Rock In Rio Por Um Mundo Melhor”, que propõe uma visão sustentável em todas as ações do evento.

Na verdade, o Rock in Rio foi mesmo o primeiro evento realizado no Brasil a compensar sua Pegada Carbônica, com certificação ISO 20121 e metas alinhadas aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Mesmo ao longo dos anos e dobrando de tamanho, após muito planejamento, foi possível reduzir 62% do consumo de combustível em sua produção. Inclusive, nas últimas edições, se alcançou a marca de ‘lixo zero’ e reciclagem de 80% dos resíduos produzidos.

“Desde 1985 que o festival assume um compromisso com a sociedade: o de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor e levarmos isso conosco para qualquer lugar.”,

Hoje, queremos ir ainda mais longe naquilo que entendemos ser a responsabilidade de cada um de nós, e, ao tornar públicas essas metas, provocar a transformação de mentalidades e de comportamentos em toda a cadeia produtiva, também servindo de exemplo e inspiração para o público.”

– Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, em reportagem de Pensamento Verde.

Rock in Rio 2022
Imagem reproduzida de POPline

Veja Também: Comediante Whindersson Nunes faz show com tecnologia inclusiva

Palco Mundo 2022

O Palco Mundo, que é a maior estrutura de shows do festival, será neste ano feita em aço, tendo 30 metros de altura e 104 metros de largura. Serão 200 toneladas do material – algo equivalente ao que seria necessário para fabricar a estrutura de cerca de 200 carros. Suas peças serão 100% recicláveis, resultantes de um trabalho da empresa Gerdau em parceria com cooperativas de catadores de lixo, como sucata metálica. Por fim, reaproveitadas após o fim do evento – talvez para fazer casas, edifícios e mais -, gerando zero desperdício.

Claro que o compromisso do Rock in Rio vai além, envolvendo a capacitação de milhares de pessoas. Também foram estabelecidas estratégias para zero desperdício alimentar, além da substituição de ingressos de papel e pulseiras por modelos virtuais, gerando menos resíduos. Por fim, condições diversas para segurança, saúde e bem-estar dos expectadores.

Rock in Rio 2022
Imagem reproduzida de Estado de Minas
Rock in Rio 2022
Imagem reproduzida de G1

Espaço Amazônia

O Brasil precisa se unir para manter a Floresta Amazônica em pé! A contribuição do Rock in Rio vem em forma de convite para a transformação individual e coletiva, mobilizando as pessoas em torno de temas essenciais para um futuro mais sustentável. Uma concretização deste convite é a instalação audiovisual de 360 graus chamada ‘NAVE’ – do coletivo criativo NAVE -, pensada para as pessoas mergulharem no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo. A atração ocupará a Arena 3 da Cidade do Rock, apresentando muitas texturas, efeitos sonoros – como de tempestades tropicais – e muito mais.

“Acreditamos que a arte, a cultura e o entretenimento acessam um campo dos sentidos e das emoções que tem um grande potencial de mobilização para as transformações que queremos ver na sociedade.” – Maria Paula Fonseca, diretora global da Natura, em reportagem de Ciclo Verde.

Rock in Rio 2022
Imagem reproduzida de POPline
Rock in Rio 2022
Imagem reproduzida de Diário do Rio

Fontes: Pensamento Verde, Ciclo Vivo, Um Só Planeta.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo