Responda essa pergunta: quantos espetáculos, peças de teatro e sessões de cinema você já assistiu que eram realmente inclusivos para pessoas portadoras de surdez? Olha, é uma vergonha, mas o nosso país oferece bem poucas opções desse tipo de entretenimento. Por exemplo, somente 15 pessoas surdas puderam participar do último Rock in Rio com aparelho que capta vibrações sonoras.
Agora no último dia 18 de junho, no show de despedida de Whindersson Nunes em Teresina, três pessoas portadoras de surdez puderam assistir o espetáculo testando um protótipo de aparelho que capta as vibrações sonoras. Essa tecnologia foi desenvolvida pela startup brasileira TRON; e foi a primeira vez que pôde ser testada em um evento completo, com auxílio de intérpretes e mais profissionais que participaram do desenvolvimento do objeto.
Olha que interessante, os três participantes do experimento relataram que conseguiram sentir a intensidade das piadas contadas por Whindersson através da vibração das palmas, risadas dos expectadores e mais. Explicando melhor, tudo que acontece no ambiente, o dispositivo capta por meio de um smartphone e transforma em vibrações mecânicas espalhadas no corpo. A tecnologia ainda precisa passar por melhorias ergonômicas, para ser mais acessível, leve e usada por qualquer pessoa. Confira o que já é possível nas imagens e vídeos a seguir!
Veja Também: Projeto Giulia: brasileiros criam app que facilita a comunicação entre surdos e ouvintes
Fontes: G1 - Globo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.