Engenharia 360

Comediante Whindersson Nunes faz show com tecnologia inclusiva [Confira!]

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/06/2022 < 1 min

Comediante Whindersson Nunes faz show com tecnologia inclusiva [Confira!]

por Redação 360 | 21/06/2022
Engenharia 360

Responda essa pergunta: quantos espetáculos, peças de teatro e sessões de cinema você já assistiu que eram realmente inclusivos para pessoas portadoras de surdez? Olha, é uma vergonha, mas o nosso país oferece bem poucas opções desse tipo de entretenimento. Por exemplo, somente 15 pessoas surdas puderam participar do último Rock in Rio com aparelho que capta vibrações sonoras.

Agora no último dia 18 de junho, no show de despedida de Whindersson Nunes em Teresina, três pessoas portadoras de surdez puderam assistir o espetáculo testando um protótipo de aparelho que capta as vibrações sonoras. Essa tecnologia foi desenvolvida pela startup brasileira TRON; e foi a primeira vez que pôde ser testada em um evento completo, com auxílio de intérpretes e mais profissionais que participaram do desenvolvimento do objeto.

Olha que interessante, os três participantes do experimento relataram que conseguiram sentir a intensidade das piadas contadas por Whindersson através da vibração das palmas, risadas dos expectadores e mais. Explicando melhor, tudo que acontece no ambiente, o dispositivo capta por meio de um smartphone e transforma em vibrações mecânicas espalhadas no corpo. A tecnologia ainda precisa passar por melhorias ergonômicas, para ser mais acessível, leve e usada por qualquer pessoa. Confira o que já é possível nas imagens e vídeos a seguir!

tecnologia pessoas surdas
Imagem reproduzida de G1 – Globo

Veja Também: Projeto Giulia: brasileiros criam app que facilita a comunicação entre surdos e ouvintes


Fontes: G1 – Globo.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo