Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Vectorworks: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia [+ licença gratuita]

por Clara Ribeiro | 30/07/2020
Copiado!

O que acha de conhecer mais sobre o programa Vectorworks? Falamos tudo sobre ele, acompanhe!

O Vectorworks é um software desenvolvido para auxiliar arquitetos, engenheiros e profissionais de áreas correlatas, ajudando na tomada de decisão, assim como na criação e desenvolvimento de projetos.

Suas funções e seu design potencializam a elaboração de projetos mais qualificados. Os resultados, com ele, são obtidos com mais eficiência e precisão.

Resumidamente, é um software bastante conhecido no ramo e oferece sua tecnologia com excelência. Mas o que acha de conhecer mais sobre ele para ver se pode ajudar na sua atuação acadêmica ou profissional? Acompanhe!

O que é o Vectorworks?

O Vectorworks é um software de Computer-Aided Design – CAD. Foi desenvolvido pela empresa norte americana Nemetschek North America (NNA) e pode ser usado para criação e documentação de projetos.

Ele oferece diversos recursos como a tecnologia BIM (Building Information Modeling), queridinha de quem precisa integrar seus projetos segmentados com outras áreas. Softwares com BIM, em suma, deixam o trabalho bem mais dinâmico e ágil.

Também podemos citar a presença dos recursos CAD 2D, CAD 3D, modelagem 3D, maquete eletrônica e renderização. Além disso, o software foi o primeiro a receber certificação IFC Reference View 1.2 de Especialista (Architectural Reference Exchange).

vectorworks
Crédito: vectorworks.net

Aplicações na Engenharia

O software Vectorworks é um grande aliado dos arquitetos. No entanto, pode ser muito eficiente em diversas aplicações em áreas da engenharia. Entre as possibilidades de uso podemos citar, por exemplo:

Modelagem 3D

Pode criar projetos 3D como plantas, projetos hidráulicos e elétricos. A qualidade das imagens é um diferencial, assim como a precisão dos designs.

Tecnologia BIM

A tecnologia BIM revolucionou a maneira de se trabalhar em grandes projetos. É através dela que outras áreas podem se incluir em um mesmo sistema de criação, em tempo real, otimizando o tempo de entrega.

Versões para aplicações especializadas

O software, a saber, possui aplicações especializadas que podem ser benéficas para arquitetos, engenheiros e designers que almejam elaborar projetos com nível avançado de detalhes.

Podem ser feitos desenhos mecânicos em 2D e 3D com ótimos recursos de modelagem. Além disso, apresenta interface fácil e intuitiva que possibilita a realização de projetos simplificadamente, mas sem perder a precisão.

As apresentações com o Vectorworks mostram todo o acabamento do projeto, desde o exterior até a parte interna de uma construção, com riquezas de minuciosidades. Isso é bem bacana porque possibilita também o estudo de pontos importantes da obra, como instalações elétricas ou de água.

software Crédito: Landscape manegement
Crédito: Landscape manegement

Principais concorrentes

Podemos destacar dois potenciais concorrentes do VectorWorks, principalmente por conta da tecnologia BIM. São eles:

ArchiCAD

É um software produzido pela húngara Graphisoft. Também possui a tecnologia BIM e oferece ferramentas para construção e demais projetos, inclusive com modelagem 3D.

É muito popular no continente europeu. Entretanto, tem ganhado espaço no Brasil pouco a pouco. É bastante usado para realizar projetos de design de interiores.

Leia mais sobre ArchiCAD aqui.

Revit

O Software Revit é desenvolvido pela norte americana Autodesk. Possui tecnologia BIM e é muito elogiado pela riqueza de detalhes que ele carrega, algo semelhante ao Vectorworks.

Com ele, é possível também fazer toda uma análise virtual da obra em três dimensões. Outra característica é a possibilidade de realizar um planejamento de custos.

Leia aqui mais sobre o Revit.

Licenças Vectorworks para profissionais e estudantes

Você pode obter a versão para teste gratuito, a versão paga e a licença para estudantes do Vectorworks.

Para experimentar o software, indicamos que você baixe a versão gratuita. É uma boa dica para ver se ele atende suas expectativas. Você primeiro deverá fazer um cadastro no site da Vectorworks. Entre aqui para seguir os passos.

A versão para estudantes também é gratuita, mas por tempo limitado. Pode ser ótimo para você que está na faculdade e precisa realizar os trabalhos acadêmicos com o programa. Entre no site para obter sua licença.

Agora se você já conhece o software, sabe de sua funcionalidade e tem certeza que oferece o que procura, vale a pena comprar a licença do Vectorworks com todas as ferramentas. Há versões que se enquadram em cada necessidade, veja aqui.

Fontes: JRrio, Vectorworks.net

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários