Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

ArchiCAD: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia [+ licença gratuita]

por Clara Ribeiro | 14/07/2020
Copiado!

Conheça mais sobre um dos programas mais usados no mundo da arquitetura e engenharia

A tecnologia BIM (Building Information Modeling) chegou revolucionando o mercado da arquitetura e engenharia. Alguns softwares do mercado, válidos para ambas as áreas, foram desenvolvidos com a metodologia. Um dos principais é o ArchiCAD.

O que é?

O ArchiCAD é um software desenvolvido para arquitetura, mas é super bem aproveitado pelas engenharias. Foi criado pela empresa européia Graphisoft.

Os trabalhos para a sua criação começaram em 1982, mas ele só foi lançado em 1987. Criado com o intuito de desenvolver projetos, edificações, modelos arquitetônicos e instalações, pode ser aplicado em 2D, mas principalmente em 3D, que é algo bem vantajoso atualmente.

archicad

Aplicações na Engenharia

Como falamos, o ArchiCAD pode ser de grande valia para muitas engenharias, sobretudo a civil e elétrica. É ótimo para conduzir diversos projetos e tipologias. Por exemplo:

  • Edificações;
  • Paisagismo;
  • Urbanismo;
  • Plantas 3D;
  • Projeto elétrico;
  • Projeto hidráulico.

Graças à tecnologia BIM é possível tocar todos esses projetos de forma integrada com outras áreas como arquitetura e design, por exemplo. Assim é possível levar à diante etapas importantes em um menor espaço de tempo com todos os segmentos envolvidos e constantemente atualizados.

Além disso, o ArchiCAD tem atualizações anuais com intuito de trazer ainda mais soluções, reduzindo a necessidade de plug-ins. Desta forma, a agilidade do fluxo de trabalho é muito maior.

Como falamos anteriormente, é um software europeu de origem húngara, e por aqui ele foi adaptado para obedecer às normas da ABNT.

Suas modelagens 2D e 3D projetam graficamente uma obra completa com riqueza e precisão em cada detalhe. Reduz erros e garante uma boa visibilidade de quais materiais são mais indicados em cada caso. Com isso, é possível fazer um planejamento de custos com acuracidade.

archicad

Comparação com concorrentes

O principal concorrente do ArchiCAD é o Revit. Enquanto o primeiro é mais utilizado pelos europeus, o segundo faz mais sucesso nas Américas. Em termos de ferramentas, o Revit é o que mais se aproxima do ArchiCAD, principalmente por possuir a tecnologia BIM.

Outro ponto semelhante é a possibilidade de fazer integração com o Autocad, que assim como o Revit faz parte da Autodesk. Ambos são grandes softwares e que cumprem o papel que prometem.

Licença

Se você está pensando em aprender mais sobre o ArchiCAD e experimentar suas funções, a empresa dispõe uma versão de testes gratuitas e com tempo limitado.

Neste link você pode encontrar essa opção, assim como a versão voltada para estudantes.

Agora se você já conhece o software e está decidido a comprar, é só fazer um cadastro para obter login e senha, pagar o valor e depois conseguirá fazer o download do ArchiCAD.

Fontes: Ipog; Blog da Arquitetura

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários