A tecnologia BIM (Building Information Modeling) chegou revolucionando o mercado da arquitetura e engenharia. Alguns softwares do mercado, válidos para ambas as áreas, foram desenvolvidos com a metodologia. Um dos principais é o ArchiCAD.
O que é?
O ArchiCAD é um software desenvolvido para arquitetura, mas é super bem aproveitado pelas engenharias. Foi criado pela empresa européia Graphisoft.
Os trabalhos para a sua criação começaram em 1982, mas ele só foi lançado em 1987. Criado com o intuito de desenvolver projetos, edificações, modelos arquitetônicos e instalações, pode ser aplicado em 2D, mas principalmente em 3D, que é algo bem vantajoso atualmente.
Aplicações na Engenharia
Como falamos, o ArchiCAD pode ser de grande valia para muitas engenharias, sobretudo a civil e elétrica. É ótimo para conduzir diversos projetos e tipologias. Por exemplo:
- Edificações;
- Paisagismo;
- Urbanismo;
- Plantas 3D;
- Projeto elétrico;
- Projeto hidráulico.
Graças à tecnologia BIM é possível tocar todos esses projetos de forma integrada com outras áreas como arquitetura e design, por exemplo. Assim é possível levar à diante etapas importantes em um menor espaço de tempo com todos os segmentos envolvidos e constantemente atualizados.
Além disso, o ArchiCAD tem atualizações anuais com intuito de trazer ainda mais soluções, reduzindo a necessidade de plug-ins. Desta forma, a agilidade do fluxo de trabalho é muito maior.
Como falamos anteriormente, é um software europeu de origem húngara, e por aqui ele foi adaptado para obedecer às normas da ABNT.
Suas modelagens 2D e 3D projetam graficamente uma obra completa com riqueza e precisão em cada detalhe. Reduz erros e garante uma boa visibilidade de quais materiais são mais indicados em cada caso. Com isso, é possível fazer um planejamento de custos com acuracidade.
Comparação com concorrentes
O principal concorrente do ArchiCAD é o Revit. Enquanto o primeiro é mais utilizado pelos europeus, o segundo faz mais sucesso nas Américas. Em termos de ferramentas, o Revit é o que mais se aproxima do ArchiCAD, principalmente por possuir a tecnologia BIM.
Outro ponto semelhante é a possibilidade de fazer integração com o Autocad, que assim como o Revit faz parte da Autodesk. Ambos são grandes softwares e que cumprem o papel que prometem.
Licença
Se você está pensando em aprender mais sobre o ArchiCAD e experimentar suas funções, a empresa dispõe uma versão de testes gratuitas e com tempo limitado.
Neste link você pode encontrar essa opção, assim como a versão voltada para estudantes.
Agora se você já conhece o software e está decidido a comprar, é só fazer um cadastro para obter login e senha, pagar o valor e depois conseguirá fazer o download do ArchiCAD.
Fontes: Ipog; Blog da Arquitetura