Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Revit: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia [+ licença gratuita]

por Clara Ribeiro | 07/07/2020
Copiado!

O software Revit é um dos mais utilizados para modelagem 3D em projetos de engenharia. Conheça mais sobre ele!

O software Revit é um dos mais adotados por profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, urbanismo e design.

O programa foi criado pela Charles River Software, que iniciou suas atividades em 1997. No ano 2000, porém, trocou a razão social para Revit Technology Corporation.

O que é?

O software Revit foi desenvolvido, principalmente, para auxiliar os profissionais da construção e design na elaboração de projetos pertinentes a essas áreas.

Na opinião de muitos arquitetos e engenheiros, o Autodesk Revit tem se destacado por conta da riqueza de detalhes que ele permite impor aos trabalhos.

Excelente para modelagem 3D, usa a tecnologia BIM (Building Information Modeling). De forma resumida, ele consegue automatizar a criação de plantas, cortes, elevações, maquetes eletrônicas e simulações de quantitativos de materiais de modo integrado.

Com toda essa high-tech, os projetos pode ser desenvolvidos por partes, algo que ajuda muito quem atua com engenharia civil, por exemplo.

Afinal, ele dá a chance de conciliar as tarefas, integrando os sistemas que fazem parte de uma obra, por exemplo: parte elétrica, hidráulica, estrutural. Assim fica bem mais fácil de enxergar possíveis problemas relacionados.

software Revit

Aplicações na Engenharia

O Revit pode ser empregado em diversos processos inerentes às engenharias, como expusemos anteriormente. Podemos elencar suas principais funcionalidades nesse âmbito:

Modelagem 3D

Pode ser usado para criar diferentes projetos 3D como: plantas, escopos hidráulicos e elétricos, por exemplo. As imagens ilustrativas são de alta qualidade e dão um up na apresentação dos trabalhos aos clientes.

Projeto integrado

Por conta da tecnologia BIM (Building Information Modeling) é possível trabalhar com outras áreas dentro do mesmo projeto e com isso otimizar o tempo de entrega. Além disso, é um sistema que permite a integração de equipes, algo bastante benéfico no sentido corporativo.

Plantas, cortes, elevações e simulações 3D podem se unir com outros segmentos ao mesmo tempo no Revit.

Análise virtual de uma obra

Como o Revit permite a criação de projetos totalmente em três dimensões, fica possível o estudo geral de uma obra de modo mais eficaz e realista, além de conseguir examinar qualquer ponto, como instalações de água ou luz, por exemplo. Podem ser calculados os custos em cada fase da construção, conseguindo realizar um planejamento orçamentário.

software Revit

Comparação do Revit com concorrentes

O Revit concorre com outros programas semelhantes do mercado. Entre os mais relevantes estão:

ArchiCAD

Também é um software que possui BIM, produzida pela empresa húngara Graphisoft. Assim como o Revit oferece ferramentas para construção de edifícios e demais projetos todos com modelagens 3D. Pode ser utilizado para trabalhos de design de interiores. É um dos mais populares na Europa, mas tem seu espaço no Brasil.

AutoCad

O software AutoCad possui funções para desenho 2D e modelagem 3D e é muito usado para desenhos técnicos. É classificado como CAD (Computer Aided Design).

Apesar das funções semelhantes com o Revit, é um programa voltado para o trabalho praticamente solo, pois as etapas devem ser feitas separadamente. Não possui a interface BIM, algo que pode ser desvantajoso para médias e grandes empresas.

Licença Revit pela Autodesk

Para você que se animou a experimentar o Revit, saiba que no site da Autodesk, a qual detém os direitos sobre o programa, há uma licença gratuita disponibilizada.

Nesse link você acessa a licença do Revit, válida por 30 dias. É uma boa para testar as ferramentas e ver se é o software ideal para os seus projetos. Caso você goste e queira investir no programa, pode já aderir à versão paga. O site dispõe planos mensais, anuais e trienais.

Licença Revit para estudantes

Agora, se você for estudante de engenharia, design, arquitetura e áreas correlatas, têm a oportunidade de usufruir do programa pelo período de 1 ano gratuitamente.

A Autodesk propõe essa licença específica para estudantes, frisando que seu uso é voltado somente para fins acadêmicos. Veja aqui como fazer o seu credenciamento.

Fontes: Ipog.edu; A Arquiteta

Qual outro software de engenharia você quer ver por aqui? Conta para a gente nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários