Engenharia 360

O que são Fábricas Virtuais e como elas funcionam?

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/10/2024 | Atualizado em 21/10/2024 5 min
Imagem reproduzida de Autodesk

O que são Fábricas Virtuais e como elas funcionam?

por Redação 360 | 17/10/2024 | Atualizado em 21/10/2024
Imagem reproduzida de Autodesk
Engenharia 360

Fábricas virtuais são um conceito de produção complementado por ambientes digitais que simulam operações de manufatura. São uma solução inovadora que emerge nesta modernidade, revolucionando o modo como as empresas operam, testando alternativas e otimizando operações sem a necessidade de intervenção física. Neste caso, são utilizados softwares - a exemplo do Inventor, da Autodesk, para modelagem 3D, possibilitando uma análise mais detalhada de propostas antes que sejam implementadas na vida real.

Fábricas Virtuais
Imagem reproduzida de Autodesk
Fábricas Virtuais
Imagem reproduzida de Autodesk

Especialmente no setor de engenharia e manufatura, há uma grande necessidade de eficiência e redução de custos. Então, por conta disso, se fez a transformação digital do mercado e terminou resultando na criação fábricas virtuais voltadas a ambientes simulados para realidade virtual (envolvendo uso de APIs) que podem ser automatizados, operados e gerenciados remotamente, garantindo maior eficiência e segurança nas operações industriais. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Autodesk Inventor e o VRED na modelagem tridimensional

Quem deseja trabalhar com fábricas virtuais deve conhecer esses dois recursos! Primeiro o Inventor. Essa é uma ferramenta Autodesk para modelagem 3D desenvolvida para a criação de protótipos digitais, especialmente modelos de equipamentos industriais.

Através dela, os engenheiros podem visualizar, testar e ajustar componentes industriais em um ambiente digital antes de sua fabricação ou construção. E a melhor parte é que tudo isso pode ser feito em colaboração de equipes multidisciplinares em tempo real.

Fábricas Virtuais
Imagem reproduzida de Autodesk
Fábricas Virtuais
Imagem reproduzida de Autodesk

Agora o VRED. Esta é uma plataforma de visualização que serve de complemento ao Inventor. Através dela é possível visualizar modelos em tridimensionais em cenários de alta qualidade - ideal para dispositivos de realidade virtual. E justamente essa integração faz com que o designer consiga "entrar" na fábrica virtual e operar os equipamentos (ou seus gêmeos virtuais) direto no ambiente virtual, à distância via controladores de VR.

Um exemplo seria se a instalação fosse atingida por um desastre natural e precisasse ser desligada, mas, por conta do incidente, fosse impossível fazer isso na presença física.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fábricas Virtuais
Imagem reproduzida de Autodesk

A saber, um gêmeo digital ou gêmeo virtual é uma réplica virtual de uma fábrica ou equipamento, capaz de simular e prever comportamentos em tempo real, otimizando a eficiência e reduzindo os tempos de inatividade.

Veja Também: O que é Realidade Estendida (XR) e como ela funciona para o setor AEC?

Benefícios da automação na manutenção de instalações

A automação tem se mostrado uma aliada poderosa na manutenção industrial. Com sistemas automatizados, as empresas conseguem:

  • Redução de custos: Ao evitar deslocamentos físicos e reduzir a necessidade de pessoal no local, as fábricas virtuais ajudam a economizar tempo e recursos.
  • Reduzir erros humanos: A automação minimiza a possibilidade de falhas operacionais.
  • Aumento da eficiência: As ferramentas digitais permitem uma visualização detalhada de cada componente, possibilitando uma análise precisa de problemas e sua resolução de forma mais ágil.
  • Melhorar a segurança: Equipamentos automatizados podem operar em condições perigosas sem risco para os trabalhadores.
  • Manutenção preventiva: Através do monitoramento constante e em tempo real, é possível identificar falhas antes que elas se tornem críticas, implementando ações preventivas.
Fábricas Virtuais
Imagem reproduzida de Autodesk
Fábricas Virtuais
Imagem reproduzida de Autodesk

Veja Também:

Descubra qual o impacto da Autodesk AI na indústria de Design e Construção

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Passo a passo para uso do Inventor e VRED

Agora que entendemos os benefícios, veja como é possível utilizar na prática essas tecnologias para modelar e operar equipamentos:

  • Modelagem de modelo: O primeiro passo é criar um modelo tridimensional detalhado do equipamento ou da instalação no Autodesk Inventor. Isso inclui projetar as peças individualmente e montá-las para formar o equipamento completo. O Inventor permite simular o comportamento das peças em diferentes condições, verificando se o equipamento funcionará conforme o esperado.
  • Integração de sistemas: Após a modelagem no Inventor, o modelo pode ser importado para o VRED. Nesse ambiente, o modelo será aprimorado com texturas realistas e detalhes visuais que ajudam na simulação em VR. O VRED permite criar um ambiente virtual imersivo onde os operadores podem interagir com o equipamento, visualizando-o de diferentes ângulos e testando seu funcionamento em condições simuladas.
  • Simulação com VR: Com a ajuda de dispositivos de realidade virtual, como óculos e controladores, os operadores podem manipular o equipamento dentro do ambiente virtual. Isso facilita a compreensão de como o equipamento funciona e permite realizar ajustes e manutenções sem a necessidade de desmontá-lo fisicamente.

Desafios superados com as novas tecnologias

É claro que o surgimento de tecnologias tão avançadas assim - realidade virtual, Inventor, API e VRED - trouxe muitos benefícios para a engenharia; imagina situações em que se precisa lidar com reparos e ajustes de fábricas, mas em estado de lockdown - como tivemos na pandemia de 2019. O problema é que a adoção dessas ferramentas requer treinamento adequado (e contínuo) das equipes de trabalho e colaboradores; e tudo isso tem um custo inicial muito elevado, o que pode ser um tremendo obstáculo para pequenas empresas.

Por outro lado, podemos pensar nas fábricas virtuais, com ambientes simulados, como web espaços seguros para o treinamento de trabalhadores. Fora que, dentro delas, podemos ter a colaboração de fornecedores ou outros parceiros estratégicos tecnológicos que possam nos ajudar na interação e suporte contínuo dos serviços.

Fábricas Virtuais
Imagem reproduzida de Autodesk

Não tem jeito; estamos diante do começo de uma revolução no setor industrial! Espera-se que, com o tempo, mais empresas adotem essas tecnologias (RV, automação e digitalização) para otimizar seus processos. Mas vale destacar que a digitalização de gêmeos digitais já é uma realidade para muitas indústrias. E agora, com os avanços das inteligências artificiais, o futuro parece ainda mais promissor.

Fábricas Virtuais
Imagem reproduzida de Autodesk

Fontes: Autodesk, Autodesk 2.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo