Neste artigo, você vai conhecer os tipos de motores elétricos mais utilizados e suas aplicações!
Em nosso dia-a-dia, temos bastante contato com os motores elétricos. Eles têm uma grande importância para as nossas vidas. Estão presentes em eletrodomésticos – como liquidificadores, batedeiras ou micro-ondas, por exemplo -, em bombas d’água, ventiladores, carros e na indústria dos mais variados tipos de máquinas. E são dispositivos capazes de transformar, de forma rotativa, energia elétrica em mecânica. Portanto, são úteis em várias aplicações e se caracterizam por ter uma construção e utilização relativamente simples, limpa e de baixo custo! Continue lendo para saber mais!
Sobre o funcionamento dos motores elétricos
O princípio de funcionamento dos motores elétricos se baseia na indução eletromagnética, onde, ao se aplicar uma tensão em seus terminais, gera-se um campo eletromagnético capaz de fazer seu rotor girar. Esse efeito foi descoberto pelo físico e químico Michel Faraday, em 1832. Inclusive a obra literária ‘Máquinas elétricas e acionamentos’, de Edson Bim, cita que Faraday percebeu que tensões elétricas ou forças eletromotrizes – fem – surgem em bobinas quando um fluxo magnético variante ocorre em seu interior.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Pois bem, os motores elétricos se constituem basicamente de um estator e um rotor, onde a influência eletromagnética do primeiro faz com que o outro gire. A saber, a forma de construção e componentes disso mudam conforme o tipo de motor e aplicação e, obviamente, existem vários. A seguir, veremos dos tipos mais utilizados!
1. Motores monofásicos
Talvez o tipo de motor elétrico que a gente tem mais contato no dia a dia. O motor monofásico assíncrono é utilizado em aplicações que exigem uma potência menor e se caracterizam por serem alimentados em tensão alternada por uma ou duas fases. Sua utilização é comum em ventiladores, eletrodomésticos, bombas e esmeris pequenos. E estes equipamentos não seriam capazes de partir sozinhos por não haver uma defasagem no fluxo magnético. Portanto, necessitam de dispositivos auxiliares que ajudam na sua partida – como enrolamentos de fase dividida, capacitores permanentes, capacitores de partida, entre outros.
Leia Mais

2. Motores trifásicos
Como o próprio nome diz, o motor de indução trifásico é alimentado por três fases – que, por serem defasadas 120° uma da outra, produzem um campo magnético girante no estator e que, por sua vez, passa esse movimento para o rotor. Sua construção é simples. E possui basicamente duas partes principais: o estator e o rotor – ambos, por terem um baixo custo, são encontrados facilmente no mercado e em muitas aplicações industriais.

3. Motores síncronos
A saber, existem motores síncronos monofásicos e trifásicos. Geralmente são utilizados em aplicações de grande porte. A principal característica deles é que a velocidade do seu rotor – chamada de ‘velocidade síncrona’ – é constante e igual ao campo girante do estator independente da carga acoplada em seu eixo. Portanto, não possuem o que chamamos de “escorregamento”, que nada mais é a porcentagem da diferença de velocidade entre rotor e campo girante. Lembrando que esse fenômeno ocorre por conta do seu rotor possuir um eletroímã ou ímãs permanentes, sendo responsáveis pela sincronização com o campo do estator.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Motores de corrente contínua
As aplicações dos motores CC são diversas. Eles podem ser encontrados em brinquedos, nas indústrias e até na transmissão de carros elétricos. Podem ser alimentados por uma fonte de energia contínua. A velocidade desses motores é facilmente controlada apenas variando a sua tensão. E seus principais componentes são: o enrolamento de campo – estator -, onde é gerado o fluxo magnético que influenciará o enrolamento de armadura – rotor – e que também pode ser feito de ímãs permanentes; o comutador, localizado no rotor, e que é responsável por manter o torque do motor sempre no mesmo sentido conforme a rotação; e as escovas, feitas de carvão e que transmitem a energia para o enrolamento do rotor.

5. Motor de passo
Esse tipo de motor é capaz de se movimentar com alta precisão angular devido à construção de seus polos magnéticos e ao circuito de controle feito eletronicamente através de um drive. Sua resolução é definida pelo ‘número de passos por volta’ – por exemplo, 200 ou ângulo de passo 1,8°. O drive realiza a sequência de acionamento das bobinas do estator; assim, a cada comando enviado para ele, os enrolamentos são alimentados de tal forma que faz com que o rotor se movimente no ângulo desejado. E os motores de passo são empregados em locais que exigem precisão de movimento, como impressoras 3D, fresas CNC, injeção eletrônica de automóveis e diversas aplicações industriais.

6. Servo motor
Também é utilizado em aplicações que exigem alta precisão. A principal característica de um servo motor é a presença de um feedback de posição e velocidade acoplado em seu eixo, que pode ser através de um encoder, potenciômetro ou resolver, e ter acionamento CC ou CA, dependendo de sua aplicação e potência. Dessa forma, através de um controlador, é possível saber com exatidão a posição do motor e realizar acionamentos precisos, tornando-o útil em aplicações que se beneficiam dessa característica.

7. Motores brushless
Por fim, os Brushless DC Motors ou ‘motores de corrente contínua sem escovas’, são constituídos de ímãs permanentes e estatores que, através da atração e repulsão magnética, geram movimento de forma síncrona. Podem ser encontrados em drones, aeromodelos, em aplicações industriais e em veículos elétricos. Basicamente, são como os motores síncronos vistos anteriormente, mas com o detalhe de que eles necessitam de um controle eletrônico para criar o campo eletromagnético girante. E alcançam velocidades altas e, por não possuírem escovas como os motores CC, sua vida útil e potência são maiores por não terem atritos mecânicos.

Como pudemos ver, os motores elétricos são máquinas essenciais para o desenvolvimento da sociedade e, com certeza, uma das invenções tecnológicas mais importantes. Existem vários outros tipos de motores para as mais diversas aplicações. Nossa dica é: pesquise mais sobre as outras variedades, acionamentos e as teorias por trás dessas máquinas, vale a pena!
E você, conhece mais algum tipo de motor? Compartilhe, nos comentários, um pouco da sua experiência!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: Mundo da elétrica, Kalatec.
Comentários

Luan Rodrigues
Engenheiro eletricista e MBA em engenharia e gestão de energias renováveis. Fanático por filmes, música e tecnologia.