Engenharia 360

Guia Completo: Escolhendo e Instalando Grupo Gerador de Energia

Engenharia 360
por Guilherme Soares
| 29/01/2024 5 min
Usina composta por GMG Aberto instalados em Sala de Alvenaria | Imagem reproduzida de Himoinsa

Guia Completo: Escolhendo e Instalando Grupo Gerador de Energia

por Guilherme Soares | 29/01/2024
Usina composta por GMG Aberto instalados em Sala de Alvenaria | Imagem reproduzida de Himoinsa
Engenharia 360

O grupo motor gerador de energia, também chamado pela sigla como GMG, consiste em um sistema que emprega um motor diesel como máquina motriz, sendo esse motor diretamente acoplado a um gerador/alternador.

O motor diesel, conhecido por sua eficiência e versatilidade, converte a energia térmica proveniente da queima de combustível em energia mecânica. Essa energia mecânica, por sua vez, é utilizada para acionar o gerador de energia, que converte a energia mecânica em energia elétrica. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais os tipos de grupos de geradores de energia existem?

Antes de tudo, vale destacar que os grupos geradores de energia dependem de sua máquina motriz. Atualmente, os principais motores são movidos a óleo diesel, gasolina e gás, como gás natural ou propano.

Os motores a gasolina são de baixa potência; esses GMGs são utilizados para alimentação de baixa potência, como em residências, barracas de cachorro-quente, etc. Por outro lado, os motores a óleo diesel e a gás são adequados para potências maiores. Mas, qual seria a diferença entre eles? Os motores a diesel se mostram mais eficientes para cargas que oscilam muito.

Quais as formas físicas de construção dos grupos de geradores?

Além disso, existem duas formas físicas de construção de grupos geradores: o grupo gerador carenado e o grupo gerador aberto.

A escolha entre um grupo gerador aberto e um carenado depende da aplicação específica em que será utilizado.

Grupo gerador de energia carenado

Os grupos geradores carenados possuem ao redor uma estrutura que serve como proteção contra intempéries naturais, como chuva e neve. Podemos afirmar que ela também é usada contra poeira? Não necessariamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Grupo gerador de energia aberto

O grupo gerador, como mencionado, é composto por um motor diesel, e sua refrigeração é feita por líquidos de arrefecimento, que, por sua vez, são refrigerados pela ventilação do radiador.

No motor diesel estacionário, ao contrário dos motores utilizados em caminhões, a ventilação é soprante, ou seja, o ventilador “sopra o ar para fora”, e o ar ao redor acaba sendo aspirado para dentro da carenagem. Mas como isso acaba indo para dentro da carenagem?

O mesmo ar que é soprado precisa retornar, por esse motivo, a carenagem não pode ser blindada à prova de poeira, pois causará um superaquecimento do GMG. Logo, caso o ambiente esteja muito empoeirado, obviamente entrará um pouco de poeira dentro da carenagem.

gerador elétrico - gerador de energia
GMG Carenado | Imagem reproduzida de Geraforte
gerador elétrico - gerador de energia
GMG Aberto | Imagem reproduzida de Grupos Geradores Cummins

Qual é a potência necessária do GMG e como é realizada a sua instalação?

Para determinar a potência do grupo gerador de energia, deve-se começar analisando as cargas que deverão ser alimentadas por ele. Por exemplo, em uma residência, temos fornos elétricos, chuveiros, iluminação, televisão, entre outros equipamentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em casos onde a carga é muito elevada, torna-se necessário utilizar grupos geradores em paralelo, conforme feito em algumas indústrias e hospitais, que necessitam de mais de um grupo gerador instalado e conectado em paralelo, nestes casos chamamos de usina geradora.

Fazendo uma analogia, é como se fossem várias pilhas ligadas em um controle remoto; normalmente, há mais de uma. O mesmo princípio se aplica aos grupos geradores, sendo como pilhas em um controle remoto, e a indústria seria o controle remoto nesse caso.

Nas fotos abaixo, é possível observar que o GMG em sua estrutura carenada requer apenas uma construção simples, uma base de alvenaria, enquanto o grupo gerador de energia aberto necessitará de um ambiente controlado e limpo, como uma sala.

gerador elétrico - gerador de energia
Usina compostas por GMGs Carenados | Imagem reproduzida de Geraforte
gerador elétrico - gerador de energia
Usina composta por GMG Aberto instalados em Sala de Alvenaria | Imagem reproduzida de Himoinsa

Quais os principais fabricantes de geradores no Brasil e no mundo?

Os principais fabricantes de grupos geradores no Brasil incluem a Geraforte, Himoinsa, e também a Rodoagro, que operam com força através de suas fábricas em Minas Gerais. Além dessas três, destacam-se fabricantes como Cummins, Generac, Caterpillar, Maxitrust, MTU, Stemac e Toyama.

Qual grupo gerador de energia comprar e de qual fabricante escolher?

Considerações quanto à área de sala

Se houver a opção de construir uma sala dedicada ao grupo, essa configuração é geralmente a mais vantajosa. Facilita significativamente a manutenção, permitindo acesso mais fácil aos componentes do motor diesel e do grupo como um todo. Além disso, essa opção muitas vezes apresenta um custo de aquisição mais acessível do equipamento.

No entanto, em projetos compactos nos quais não é possível construir uma sala dedicada, a opção de um grupo gerador de energia carenado é uma boa alternativa. Nesse caso, é necessário um estudo de engenharia, dependendo da potência adquirida, em algumas situações, o painel elétrico não pode ser acomodado na carenagem e deve ser externo. Aliás, esse alinhamento deve ser coordenado entre as equipes de engenharia da obra e do fornecedor do grupo gerador de energia.

Considerações quanto ao modelo e fabricante

Quanto à escolha do fabricante, isso é totalmente pessoal. Deve-se levar em consideração que as matérias-primas dos componentes principais, como motor diesel e alternador, seguem quase o mesmo padrão, já que não há muitas opções no mercado. O que deve ser ponderado são os componentes elétricos, como disjuntores, relés e controladores. Nesses casos, é recomendável prestar atenção para garantir a aquisição de um grupo de qualidade.

Outro ponto crucial, considerando que esse equipamento é geralmente utilizado em situações de emergência, é aconselhável adquiri-lo de um fabricante que possua um excelente departamento de pós-venda. Isso deve levar em consideração não apenas a qualidade técnica, mas também a integridade da empresa e a competência de seus profissionais.

Veja Também:


Fontes: Gera Forte, Himoinsa.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Guilherme Soares

Profissional com formacao em Tecnico em Eletronica formado pelo SENAI e Engenheiro Eletricista formado pelo Centro Universitario Una, com experiencia em projetos eletricos e dimensionamentos incluindo especificacao de equipamentos como banco de baterias, Retificadores, UPS/Nobreaks, Transformadores e Grupos Geradores de Energia. Hoje atua como especialista tecnico em Grupos Geradores na Alemanha.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo