Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Crew Dragon é lançada em primeira missão tripulada da SpaceX

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 30/05/2020 2 min

Crew Dragon é lançada em primeira missão tripulada da SpaceX

por Kamila Jessie | 30/05/2020
Copiado!

A tarde de sábado (30/05/2020) foi marcada por um evento que pode mudar o futuro das viagens espaciais: o primeiro lançamento tripulado da SpaceX, em parceria com a NASA. Foi a primeira vez que astronautas foram enviados ao espaço por uma companhia privada e, além disso, depois de muitos anos saindo de solo estadunidense.

Lançamento Crew Dragon.
Lançamento Crew Dragon. Imagem: Screenshot NASA TV via Engenharia 360.

Demo-2

O lançamento estava previsto inicialmente para dia 27, última quinta, mas as condições meteorológicas não permitiram que os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley voassem em segurança. O lançamento foi interrompido e a gente, em meio à frustração, contou sobre isso aqui.

Vale citar que essa sensação claramente não era apenas nossa: os astronautas haviam se sujeitado a mais um longo ensaio realista, os Estados Unidos não deram largada no #launchamerica para promover sua soberania espacial e o polêmico Elon Musk não provou seu ponto nessa viagem de demonstração da cápsula Crew Dragon, finalmente tripulada.

Mas o tempo mudou e o cenário também.

5, 4, 3, 2, 1… Liftoff!

Neste sábado (30), felizmente, tudo correu conforme o esperado e o lançamento foi concluído com sucesso – e, convenhamos, bastante emoção de nós, espectadores. A cápsula Crew Dragon da SpaceX foi devidamente lançada pelo foguete Falcon 9 e encontra-se a caminho da Estação Espacial Internacional – a ISS, tendo entrado em órbita 12 minutos depois do lançamento, conforme esperado. Agora, a viagem está prevista para durar 19 horas.

Astronautas Bob e Doug dentro da capsula Crew Dragon. Imagem: SpaceX.
Astronautas Bob e Doug dentro da capsula Crew Dragon. Imagem: SpaceX.

Of course I Still Love You

Sucesso extra foi a recuperação do Falcon 9, o famoso foguete da SpaceX para lançamentos de baixa órbita. Ele pousou no navio à sua espera no Oceano Atlântico e a gente conta que ele que esteja pronto para outra. O nome do navio é “Of Course I Still Love You”. E, vamos convir, com tanta ousadia da SpaceX, é claro que a gente ainda a ama, não é?

Os foguetes da família Falcon são muito particulares para a empresa de Elon Musk, por terem revolucionado a ideia de foguetes reaproveitáveis. Um deles chegou a ser lançado cinco vezes antes de perder a possibilidade de recuperação.

E se você quiser conhecer um pouco das instalações da NASA que deixaram a gente animado nesta semana, não deixe de conferir os 8 tours virtuais disponíveis. Lá você encontra até uma opção de conhecer a ISS, onde os astronautas Bob e Doug estarão em breve!

E você, assistiu ao lançamento? Conta para a gente o que achou!

Fonte: NASA.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários