Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Primeira mão biônica que transmite sensibilidade

por Eduardo Mikail | 10/03/2013
Copiado!

A primeira mão biônica que permite que um amputado possa sentir aquilo que está tocando será transplantada ainda esse ano em uma operação pioneira, que poderá introduzir uma nova geração de membros artificiais com percepção sensorial.

O paciente é um homem não identificado com 20 anos de idade que vive em Roma e perdeu a parte inferior de seu braço após um acidente.

A fiação de sua nova mão biônica será conectada ao sistema nervoso do paciente com a esperança de que o homem seja capaz de controlar os movimentos da mão, bem como receber os sinais dos sensores de toque da pele.

O médico afirma que a mão será conectada diretamente ao sistema nervoso do paciente através de eletrodos em dois dos principais nervos do braço.

Isso deve permitir que o homem controle a mão pelos pensamentos, além de receber sinais sensoriais para o cérebro a partir de sensores da mão. Isso irá efetivamente proporcionar um fluxo rápido e bidirecional de informações entre o sistema nervoso e a mão protética.

A ideia é que o paciente possa usar a mão biônica por um mês para ver como irá se adaptar ao membro artificial. Se tudo der certo, um modelo completo estará pronto para testes dentro de dois anos, confirma dr. Micera.

Uma das questões levantadas é se os pacientes serão capazes de tolerar ter um membro ligado a eles o tempo todo, ou se seria necessário removê-lo de tempos em tempos para um descanso.

Outro problema é como esconder os fios sob a pele do paciente. Os eletrodos do protótipo a ser instalado ainda esse ano serão inseridos através da pele, ao invés de ficar embaixo dela, mas há planos para colocar a fiação por via subcutânea.

Isso é realmente um progresso para humanidade, a esperança real para amputados. Comente sua opinião!
mao-bionica-blog-da-engenharia
Com informações

 

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários