Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

3 softwares utilizados na engenharia que são essenciais no mercado de trabalho | Lista 360

por Lucas Minanti | 11/06/2020
Copiado!

Neste mundo digital onde existem diversas ferramentas que auxiliam os profissionais a desempenhar suas funções, hoje é mais do que necessário desenvolver habilidades em alguns programas que são utilizados em vários segmentos de atuação. Confira abaixo 3 softwares que são conhecidos na engenharia e são essenciais para que o profissional se destacaque no mercado de trabalho.

SolidWorks

O SolidWorks é um software CAD (Computer Aided Design), ou seja, desenho assistido por computador, utilizado em larga escala pelos engenheiros na construção de produtos de diversas linhas. Esta ferramenta possibilita aos estudantes e profissionais criar os mais variados tipos de projetos em 3D e simulá-los virtualmente no sentido de entender o funcionamento para posteriormente ser aplicado na prática.

Dentre as diversas ferramentas disponíveis no programa, um dos aspectos que mais chama a atenção é a variedade de recursos que são utilizados em projetos mecânicos combinado a meios hidráulicos, elétricos entre outros, gerando projetos de pequeno, médio e grande porte.

Profissionais que dominam este software possuem destaque dentro da área de projetos, podendo trabalhar em indústrias, como exemplo na área automotiva, civil, ferroviária, saúde, entre outras que envolvem modelos em 3D, e também há a possibilidade de prestação de serviços por meio de plataformas que permitem o trabalho conhecido como “freelancer”, nas quais o profissional é contratado para elaborar algum projeto para determinada área de acordo com uma demanda específica.

Homem trabalhando em projeto no software solidworks
Imagem: blogs.solidworks.com

AutoCAD

O AutoCAD, apesar de ser utilizado em diversos setores, é mais comum na área da engenharia civil e arquitetura, possibilitando a criação de plantas de residências, prédios, indústrias em meio a uma infinidade de recursos que valorizam o projeto do profissional que domina a ferramenta, sendo este um diferencial no mercado.

Da mesma forma que no SolidWorks, este software CAD é utilizado de forma ampla em seu segmento, e profissionais que possuem conhecimento nele podem prestar serviços em indústrias, plataformas digitais ou como autônomo.

Autocad exemplo de projeto
Imagem: vivadecora.com.br

Microsoft Project

Este é um dos mais conhecidos quando o assunto é Gestão de Projetos, pois possibilita gerenciar de maneira completa os entregáveis de cada área trazendo uma gestão eficaz.

A vantagem do Microsoft Project é que ele mostra de forma gráfica o tempo de cada atividade dentro do projeto, possibilitando identificar o caminho crítico a ser avaliado e também como está o andamento de cada atividade.

No mercado de trabalho é necessário utilizar ferramentas que ajudam no planejamento e execução de tarefas, e este software auxilia o gerente de projetos e também todos os envolvidos a entender quais são as suas atividades e o que fazer caso seja identificado algum problema, auxiliando na tomada de decisão.

Muitas empresas utilizam deste software para seus projetos. Ele também é uma ferramenta na qual o profissional que tem domínio é valorizado pelo mercado.

Simulação de projeto no MS Project
Imagem: engineeringmanagement.info

A maioria das universidades brasileiras utilizam softwares para auxiliar os alunos a desenvolver suas habilidades técnicas e colocar em prática o que foi ensinado em sala de aula. Estes três softwares citados acima são alguns dos mais utilizados pelos estudantes que podem criar diversos projetos e até se tornar profissional no uso destes.

No mercado de trabalho já é exigido que os profissionais tenham o mínimo de conhecimento em determinados softwares dependendo de sua área de atuação, tanto o SolidWorks quanto o AutoCAD e o MSProject são exemplos que são valorizados e devem fazer parte da “caixa de ferramentas” de todos os profissionais de engenharia.

Conhece algum software que é muito utilizado na Engenharia e essencial para o mercado de trabalho? Fique a vontade e compartilhe conosco aqui nos comentários!

Quer aprender algum desses softwares? Confira nossos cursos de MS Project, AutoCAD e SolidWorks para Engenharia!

Leia também: Versão gratuita de SolidWorks para estudantes?

Copiado!
Engenharia 360

Lucas Minanti

Engenheiro mecânico que atua na área da qualidade, interessado em finanças e assuntos de engenharia no geral.

Comentários