Estamos vivendo tempos difíceis já faz alguns anos. E, pensando nisso, é óbvio que as pessoas entram hoje na faculdade pensando em qual carreira é mais promissora de empregabilidade. Pois saiba que as engenharias são as mais cogitadas pelos vestibulandos! Dentre elas, há a Engenharia Mecatrônica e a Engenharia de Controle e Automação. Vamos lhe explicar, neste texto, quais as diferenças entre os dois cursos. Confira!
Mecatrônica x Automação
Olhando de fora, você poderá encontrar nessas duas engenharias características das áreas mecânica, elétrica e computação. Agora, se "colocássemos uma lupa" sobre as mesmas, veríamos que a Mecatrônica trabalha com uma base majoritariamente mecânica e a Controle e Automação usa bases na elétrica e em controle e automação. Mas, na verdade, a explicação não é tão simples assim!
Veja Também: Mulheres na Engenharia: Conheça as Protagonistas do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford
Engenharia Mecatrônica
O ensino de Mecatrônica é muito legal, pois integra as tecnologias da mecânica - incluindo pneumática e hidráulica -, informática, eletrônica, computadores e ciência da informação na criação de dispositivos inteligentes. O fruto do seu trabalho deve influenciar demais a forma como homens e máquinas vão se relacionar em escritórios, fábricas e além, sem contar as atividades domésticas.
Aliás, pode-se dizer que essa Engenharia é a que mais se envolve na criação da ciência dos robôs. E outras derivadas dela seriam a Automação Industrial e Predial, Eletrônica Embarcada, Inteligência Artificial e Biônica.
Enfim, um engenheiro mecatrônico pode atuar, sim, no desenvolvimento de maquinário para resolver uma série de questões específicas. Vai de equipamentos para fabricação de próteses 3D até cafeteiras, micro-ondas e lava-roupas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
São disciplinas estudadas na faculdade de Engenharia Mecatrônica:
- Circuitos Elétricos;
- Automação de Sistemas;
- Arquitetura e Organização de Computadores;
- Acionamentos Elétricos;
- Equações Diferenciais;
- Engenharia de Sustentabilidade;
- Linguagem de Programação;
- Resistência dos Materiais;
- Álgebra Linear.
Engenharia de Controle e Automação (Industrial)
Alguns dirão que o desenvolvimento de técnicas da eletrônica é o que permitiu o surgimento da Informática e Automação. Hoje em dia, em ambientes industriais, por exemplo, temos fortemente a presença dos robôs controlados tanto por humanos quanto por computadores para a produção de bens econômicos ou mercadorias. E isso é graças à Engenharia de Controle e Automação, que usa certas técnicas, softwares e equipamentos em aparelhos ou processos industriais para realização de movimentos, aumento de produções, menor custo de energia ou matérias-primas na realização de algo, emissão de resíduos e mais - tudo isso com muita segurança.
Com todo esse conhecimento industrial - com ou sem extensões de graduação -, o engenheiro de Controle e Automação pode trabalhar com automobilismo, mineração, engenharia portuária, metalurgia, siderurgia e petroquímica. Além disso, com sistemas de tratamento de água e esgoto, usinas de geração de energia, gerenciamento de planta industrial, supervisão, controle de processos e fábrica. E até mesmo em áreas como da Saúde, desenvolvendo e fazendo manutenção em alguns equipamentos hospitalares.
Claro que a Automação está bem perto de nós; um exemplo são os dispositivos que ligam as lâmpadas ou o ar-condicionado da casa através de app de celular. Mas ela fará 'a' diferença mesmo na automatização de máquinas e processos, como soldas, controle de ph, moldagem de chapas, britagem de minérios, corte e embalagem, e etiquetamento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
São disciplinas estudadas na faculdade de Engenharia de Controle e Automação:
- Eletrônica Digital;
- Cálculo Numérico;
- Eletricidade Básica;
- Fundição e Soldagem;
- Física Geral e Experimental;
- Algoritmo e Programação;
- Ciência dos Materiais;
- Desenho Técnico;
- Empreendedorismo;
- Gestão de Projetos de Engenharia;
- Geometria Analítica e Álgebra Linear;
- Introdução à Engenharia.
Veja Também:
Fontes: Unicesumar.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.