Engenharia 360

A Fronteira Inalcançável: Por que Aviões não Voam no Espaço?

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/08/2023 3 min
Imagem de ThePixelman por Pixabay

A Fronteira Inalcançável: Por que Aviões não Voam no Espaço?

por Redação 360 | 02/08/2023
Imagem de ThePixelman por Pixabay
Engenharia 360

Começamos este texto do Engenharia 360 explicando que os aviões voam graças aos princípios da física, usando os motores para acelerar e gerar empuxo ao passar o ar sobre as asas em movimento. No entanto, como pode-se imaginar, eles têm limitações de altitude.

Aviões comerciais, por exemplo, podem alcançar até 12 km, enquanto o espaço começa a 100 km de altitude, devido ao combustível e design das aeronaves. Mas, para entrar em órbita, os aviões comerciais precisariam ir além de suas capacidades. Continue lendo para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por que aviões comerciais não vão para o espaço?

Vamos explicar melhor essa questão! Os aviões comerciais não vão para o espaço devido a algumas razões fundamentais. Primeiro, como explicado antes, eles são projetados para operar em altitudes relativamente baixas, onde o ar é mais denso e proporciona sustentação às asas, além de permitir um funcionamento eficiente dos motores.

Em altitudes mais elevadas, o ar é rarefeito, levando a problemas de sustentação e desempenho dos motores. Além disso, a queima de combustível requer a presença de oxigênio, que é escasso em altitudes extremas, tornando inviável o uso de motores convencionais.

aviões comerciais
Imagem de skipp604 por Pixabay

No espaço, esses aviões precisariam atingir velocidades próximas a 40 mil km/h - velocidade orbital =, uma tarefa possível apenas para foguetes impulsionados por um grande impulso e energia. Além disso, o design aerodinâmico dos aviões comerciais não é adequado para enfrentar as condições do espaço. Claro que seria inviável!

Em suma, os aviões comerciais são projetados para operar na atmosfera da Terra, e voar para o espaço requer tecnologias e designs totalmente diferentes.

Quais são os exemplos de veículos aéreos que conseguiram alcançar o espaço?

Exemplos de veículos aéreos que alcançaram o espaço incluem o X-15 e os ônibus espaciais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O X-15 contribuiu para o programa espacial dos Estados Unidos ao atingir 100 km de altitude e fornecer lições importantes para o desenvolvimento dos ônibus espaciais. E os ônibus espaciais consistiam em um orbitador, tanque externo e propulsores sólidos, eram lançados verticalmente como foguetes e retornavam planando como aviões após a missão.

voo espacial
Imagem reproduzida de NASA via Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/North_American_X-15#/media/Ficheiro:North_American_X-15.jpg
voo espacial
Imagem reproduzida de FEXX, from NASA, via Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nibus_espacial#/media/Ficheiro:STS_114_day_before_launch.jpg

Como os foguetes se movem pelo espaço e qual é o princípio físico envolvido?

Os foguetes movem-se pelo espaço aplicando a terceira lei de Newton, onde a ação de expulsar gases para trás cria uma reação que empurra o foguete para frente. Esse princípio é fundamental para superar a gravidade e alcançar o espaço. Em comparação, nos aviões, o voo é possível graças à diferença de pressão nas asas - a forma arredondada na parte superior e a reta na parte inferior fazem o ar se mover mais rápido na parte de cima, gerando uma força ascendente que sustenta a aeronave.

voo espacial
Imagem de SpaceX-Imagery por Pixabay

Resumindo, os aviões comerciais não podem ir para o espaço. A principal razão é que, nas altitudes em que voam, o ar é rarefeito, o que dificulta a queima de combustível necessário para mantê-los em movimento. Além disso, a velocidade necessária para escapar da gravidade e entrar em órbita é muito maior do que as aeronaves comerciais podem atingir.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: CanalTech.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo