Engenharia 360

Descubra parques brasileiros com paisagismo deslumbrante para visitar

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 20/03/2023 | Atualizado em 29/04/2023 4 min
Imagem de joelfotos em Pixabay

Descubra parques brasileiros com paisagismo deslumbrante para visitar

por Simone Tagliani | 20/03/2023 | Atualizado em 29/04/2023
Imagem de joelfotos em Pixabay
Engenharia 360

Os parques são muito mais do que simples áreas verdes, eles são verdadeiras obras de arte arquitetônicas. Além de permitirem o contato com a natureza, esses espaços oferecem conceitos e estéticas surpreendentes, proporcionando momentos de relaxamento e contemplação da beleza natural. Pensando nisso, o Engenharia 360 preparou uma lista incrível de parques brasileiros com paisagismo deslumbrante que todo amante de design e arquitetura precisa conhecer.

Veja Também: Quais árvores plantar na calçada – sem danificar a rede elétrica?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Parque Burle Marx, São Paulo

Com uma área de mais de 138 mil m², o Parque Burle Marx é um verdadeiro exemplo de paisagismo e design urbano. Projetado pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx, o parque apresenta diferentes espécies de plantas e árvores, além de um grande lago e diversas obras de arte. O parque também é sede do Instituto Burle Marx, que preserva o acervo e o legado do paisagista.

parques brasileiros
Imagem reproduzida de São Paulo Bairros

2. Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte

Localizado na Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras é um dos maiores parques urbanos do Brasil, com uma área de 2,3 milhões de m². A área conta com trilhas, cachoeiras, mirantes e uma grande diversidade de flora e fauna típicas da Mata Atlântica. Além disso, também oferece diversas atividades culturais e educativas.

parques brasileiros
Imagem reproduzida de TripAdvisor

3. Parque Lage, Rio de Janeiro

Situado no bairro do Jardim Botânico, o Parque Lage é um dos parques mais famosos e belos do Rio de Janeiro. Com uma área de 52 hectares, o parque é composto por jardins, lagos, trilhas e um belo palacete construído no início do século XX. O parque também é conhecido por ser um importante centro cultural, com cursos e atividades nas áreas de artes visuais, música e teatro.

parques brasileiros
Imagem reproduzida de Alan Franco - Flickr via Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Lage#/media/Ficheiro:Parque_Lage_RJ.jpg

Veja Também: Conheça alguns belos exemplos de jardins suspensos na Arquitetura e Engenharia mundial

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Parque Tanguá, Curitiba

O Parque Tanguá é um dos principais pontos turísticos de Curitiba, com uma área de 235 mil m². O parque conta com dois lagos interligados, uma cascata, um túnel artificial, mirantes e uma grande diversidade de plantas e flores. O destaque do local é o Túnel Verde, que é formado por árvores e plantas que se enlaçam e formam um belo túnel natural. Além disso, um jardim sensorial para pessoas com deficiência visual e uma ciclovia que contorna os lagos.

parques brasileiros
Imagem reproduzida de Guia Geográfico Parques de Curitiba - Curitiba Parana

5. Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Brasília

Com uma área de 420 hectares, o Parque da Cidade é o maior parque urbano da América Latina. Ele conta com diversas áreas verdes, lagos, cachoeiras e trilhas, além de um belo jardim botânico com plantas típicas do Cerrado. O destaque da área é a Torre de TV, que oferece uma vista panorâmica da cidade. Também diversas atividades culturais e esportivas.

parques brasileiros
Imagem reproduzida de TripAdvisor

6. Parque da Jaqueira, Recife

Localizado na zona norte de Recife, o Parque da Jaqueira é um verdadeiro oásis verde em meio à cidade, também considerado importante espaço cultural, com diversas atividades artísticas e apresentações musicais ao ar livre. Com uma área de 99 mil m², a zona conta com uma grande variedade de árvores, flores e plantas, além de lagos, playgrounds, quadras esportivas e ciclovias.

parques brasileiros
Imagem reproduzida de Visit.Recife

Veja Também: Tudo o que você precisa saber sobre luminárias solares para jardins

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

7. Parque Ibirapuera, São Paulo

Para finalizar, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, é um dos principais parques do Brasil e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo paisagista Roberto Burle Marx. O complexo possui uma grande variedade de atrações, incluindo museus, planetário, pistas de corrida e bicicleta, quadras esportivas e playgrounds. Também é famoso por seus belos jardins, lagos, fontes e obras de arte, como o Obelisco, a escultura "Mão" de Niemeyer e o Monumento às Bandeiras. Além disso, trata-se de um importante centro cultural com eventos e apresentações ao ar livre durante todo o ano.

parques brasileiros
Imagem de joelfotos em Pixabay

Esses parques são verdadeiras obras de arte arquitetônicas, com conceitos e estéticas surpreendentes, e são ideais para relaxar e se maravilhar com a beleza natural. São locais inspiradores que podem surpreender os visitantes e encantar os amantes de design e arquitetura. Vale a pena conhecê-los!

Caso você saiba de algum outro parque brasileiro que mereça ser incluído nesta lista do Engenharia 360, por favor, nos informe através da seção de comentários!

Veja Também:


Fontes: Casa Vogue.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo