Inovação é sinônimo de eficiência no mundo da construção civil. Nesse contexto, o sistema Lightwall, de paineis de concreto leve, chegou para redefinir padrões de velocidade, uso de recursos e custo. Além disso, ele oferece muitas outras vantagens aos planos de Engenharia, sendo uma resposta positiva às novas demandas do mercado. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
Veja Também: Concreto Celular: Benefícios e Limitações
O que é Lightwall na construção civil
O Lightwall é um sistema moderno e prático de construção civil que se vale de paineis de concreto leve ou placas cimentícias hidrofugadas reforçadas com concreto leve para erguer paredes internas e externas ou pisos de edificações.
Diz-se que a utilização desse material pode fazer aumentar em até 400% a produtividade nas obras, também reduzindo a necessidade de mão de obra. Tudo isso é possível graças à uma fácil montagem das estruturas com esse modelo de painel tipo sanduíche (encaixe "macho" e "fêmea"), tendo geralmente uma largura de 610 mm e altura de 2500 ou 3000 mm. O processo é rápido e seguro, com muito menos geração de resíduos.
No fim, tem-se uma construção resistente (inclusive ao fogo e às pragas), confiável, de alta eficiência energética, elevados índices de eficiência térmica e acústica, receptividade a qualquer tipo de acabamento, preço competitivo, versatilidade e adaptabilidade a diferentes ambientes e finalidades. Essas características atendem bem às normas de desempenhos vigentes, especialmente a NBR 15.575.
Então, por que escolher o painel Lightwall? Por todas as vantagens que ele oferece em relação aos métodos tradicionais de vedação, sabendo que ele pode ser utilizado em diferentes ambientes e finalidades.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Principais vantagens dos paineis de concreto leve
Os paineis de concreto leve para o sistema construtivo Lightwall, como citamos antes, oferecem uma série de vantagens para a Engenharia. Vamos recapitular os principais na lista a seguir:
- Montagem mais rápida e eficiente (cerca de 4 vezes), reduzindo o tempo de obra significativamente em comparação aos métodos tradicionais.
- Facilidade de manuseio das peças, o que agiliza demais o transporte, diminuindo a necessidade de alugueis de maquinários especiais e mão de obra.
- Redução de desperdícios e consumo de água e energia, o que faz desta uma construção mais sustentável e de menor impacto ambiental.
- Durabilidade provada em testes rigorosos e ensaios laboratoriais.
- Para finalizar, ótimo isolamento, resistência e versatilidade.
Veja Também: 10 Motivos para Escolher as Laje EPS para sua Obra
Possíveis aplicações do painel Lightwall
Com base na lista de vantagens, podemos afirmar que o uso de paineis de concreto leve (Lightwall) na construção civil é uma escolha inteligente para projetos sustentáveis. Em princípio, o material pode ser aplicado em obras de habitação, educação, comércio, indústria, saúde, serviços ou turismo. Inclusive, ele é uma alternativa ao bloco cerâmico, bloco de concreto, Drywall, bloco de gesso e outros sistemas de vedação, podendo ser utilizado em áreas molhadas ou externas, cobertas e em pisos.
Veja Também: Laje de EPS, escolha inteligente para sua obra
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
São estruturas que podem ser feitas com paineis de concreto leve:
- Paredes Internas e Externas
- Pisos
- Coberturas
- Fechamentos de Fachadas
- Divisórias
- Paredes de Edifícios
- Reformas e Ampliações
Dica: É importante que o painel Lightwall escolhido atenda, de fato, as normas vigentes para garantir a qualidade da obra. Além disso, é recomendável buscar produtos submetidos a testes e ensaios em instituições com know-how em desenvolvimento de novas tecnologias, para garantir que eles atendam às exigências prescritas e sejam realmente aptos a serem utilizados em diferentes ambientes da construção civil.
Como implementar o concreto leve em uma obra
Para que uma construção civil em concreto leve saia como o desejado, com produtividade e qualidade, é fundamental antes realizar um bom planejamento executivo da construção (preciso e compatibilizado) e treinar a equipe de montagem adequadamente. E não se poder ter medo em apostar nessa alternativa, que se apresenta cada vez mais inovadora e eficiente - uma solução de vanguarda.
O cenário atual da indústria da construção civil permite que as construções em painéis de concreto leve sejam mais viáveis. Por isso, sua adoção deve ser vista com mais frequência em novos empreendimentos, o que é ótimo, considerando as novas exigências de mercado.
Eis as possíveis opções de implementação de construções com concreto leve:
- Aerado: uma maior quantidade de ar em seu interior
- Celular: obtido por meio da adição de espuma especial ou outro agente expansor durante sua execução
- Estrutural: feito pela substituição dos constituintes naturais por insumos com massa específica mais leve.
O concreto leve estrutural é amplamente utilizado em reformas ou em outros casos em que é necessário investir em alternativas mais leves para a estrutura, vedação e/ou revestimento. Ele é feito com matérias-primas como o EPS (poliestireno expansivo), argila expandida ou vermiculita.
Atenção: o concreto com EPS não é indicado para estruturas que exijam muito esforço, embora seja indicado para regularização de lajes em geral, paineis de fechamento, calçadas e áreas de lazer, como quadras de esportes.
Veja Também:
Fontes: Concrete Show.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.