Engenharia 360

Laje de EPS ou Laje com Cerâmica: Qual é a Melhor Opção para Sua Obra?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 13/03/2024 5 min
Imagem reproduzida de Elpi Lajes

Laje de EPS ou Laje com Cerâmica: Qual é a Melhor Opção para Sua Obra?

por Simone Tagliani | 13/03/2024
Imagem reproduzida de Elpi Lajes
Engenharia 360

Na Engenharia Civil, temos muitas alternativas para execução de lajes. E ao planejar uma obra, é essencial sabermos escolher os materiais certos. Por exemplo, o que é melhor: laje de EPS ou laje com cerâmica? Bem, ambas possuem características distintas, que impactam diretamente na economia, resistência e durabilidade das construções.

No artigo a seguir, do Engenharia 360, vamos analisar juntos cada opção, suas vantagens e desvantagens, contribuindo para uma tomada de decisão perfeita. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Laje de EPS

Antes de tudo, vale ressaltar que EPS é o isopor utilizado na construção. A construção de uma laje de EPS envolve o uso de blocos de isopor em suporte de vigotas de concreto pré-moldadas e ferragens - conforme o projeto estrutural e as normas da ABNT.

Laje de EPS ou Laje com Cerâmica
Imagem reproduzida de Blocos e Lajes Itaim

Execução da construção

A instalação dos elementos de composição das lajes de concreto começa pelo escoramento metálico ou de madeira, devidamente dimensionado para suportar a concretagem. As vigotas são posicionadas sobre esse escoramento, com o espaçamento correto. Depois, entre elas, são encaixadas as placas de EPS - podem ser necessários cortes de ajustes, feitos com serra elétrica ou manual.

Por fim, uma tela soldada é posicionada sobre as placas. E após a conferência, o concreto usinado finalmente é lançado sobre o esquema da laje, de forma uniforme e vibrado, para eliminar bolhas de ar. O nivelamento e cura leva em torno de 28 dias, com proteção contra intempéries; o escoramento é, então, desmontado cuidadosamente. Conforme o projeto, a laje pode receber acabamento, como chapisco, gesso, etc.

Laje de EPS ou Laje com Cerâmica
Imagem reproduzida de Minnerva Engenharia

Vantagens e desvantagens

O diferencial da Laje de EPS é a leveza. Sem dúvidas, o que de melhor o isopor pode oferecer é a redução da carga na estrutura, facilitando o transporte e o manuseio, diminuindo custos com fundações e vigas, além de consumo de concreto, aço e mão de obra. Quer mais? Esse material é sustentável e reciclável, contribuindo para a ecoeficiência das obras. Ele possui excelente capacidade de isolamento térmico e acústico. Por fim, apresenta menor chance de quebra durante a instalação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com toda essa lista de vantagens, por que um projetista não escolheria as lajes de EPS? Bem, porque elas podem apresentar desafios de projeto e execução, como cuidados especiais durante a aplicação do acabamento. Também, por conta das propriedades do isopor, é exigido um planejamento maior com relação à circulação de ar e posicionamento das janelas nos interiores. E o custo inicial do EPS geralmente é mais alto do que a cerâmica.

Laje de EPS ou Laje com Cerâmica
Imagem reproduzida de Neo Ipsum

Laje com cerâmica

As lajes com cerâmica, conhecidas como lajes de tijolo ou lajotas, também são uma excelente opção, mas talvez não melhor do que as lajes de EPS. A começar, apesar de mais caras, as peças de isopor são mais duráveis. A execução com cerâmica deve exigir uma mão de obra mais qualificada e experiente, para garantir a qualidade das construções. E o planejamento da edificação e escolha dos materiais precisam ser ainda mais rigorosos, para garantir toda a segurança e resistência.

Execução da construção

A primeira etapa da execução das lajes com cerâmica é o suporte, semelhante ao que é feito para as lajes de EPS. Depois, o posicionamento das vigas, pré-moldadas ou moldadas no local, e o posicionamento das lajotas cerâmicas, chamadas de tabernas ou blocos cerâmicos - que até podem ser moldadas no local, variando de tamanho e material, como cerâmica vermelha, branca ou estrutural.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na fase seguinte, a malha de aço é colocada sobre as lajotas, sendo que a tela pode ser complementada em pontos específicos com ferragens adicionais, como vergalhões. E, enfim, a concretagem é feita, de foma manual ou com bombas. Após 21 ou 28 dias, a cura do concreto está concluída, a depender das condições climáticas. As escoras são removidas e a laje está pronta para a regularização, com chapisco e reboco, e o acabamento final.

Laje de EPS ou Laje com Cerâmica
Imagem reproduzida de Lajes Hertel

Vantagens e desvantagens

As lajes com cerâmica oferecem muitas vantagens. Elas são tradicionalmente mais baratas; a sua instalação é mais simples, facilitando a colocação de conduítes e tubulações; e podem receber melhor os acabamentos. No entanto, pesam mais, aumentando a carga das estruturas, exigindo fundações e vigas mais robustas; e exigem cuidados extras no manuseio, para evitar quebras e desperdícios durante o transporte e aplicação.

Laje de EPS ou Laje com Cerâmica
Imagem reproduzida de Lajes Projeto

Como escolher entre laje de EPS e laje com cerâmica

Na hora de escolher entre lajes de EPS e lajes com cerâmica, considere os seguintes fatores:

  • Orçamento: Avalie o custo inicial e os benefícios a longo prazo.
  • Necessidades da obra: Leve em conta o peso da laje, isolamento térmico e acústico desejados.
  • Prazo de conclusão: A laje EPS pode oferecer agilidade na construção.
  • Sustentabilidade: Priorize materiais ecológicos como o EPS.
Laje de EPS ou Laje com Cerâmica
Imagem reproduzida de Inova Civil

Na dúvida, converse com um engenheiro ou arquiteto para obter mais informações, principalmente quanto à qualidade dos materiais. Solicite orçamentos de fornecedores diferentes. Certifique-se de que os produtos adquiridos atendem às normas da ABNT. E exija todos os cuidados necessários na hora da instalação, com base nas instruções dos fabricantes.

Veja Também:


Fontes: Inova Concreto, Isopack, Lajes Itaim.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo