Engenharia 360

10 Motivos para Escolher as Laje EPS para sua Obra

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 31/03/2024 5 min
Imagem reproduzida de Grupo Isofort

10 Motivos para Escolher as Laje EPS para sua Obra

por Simone Tagliani | 31/03/2024
Imagem reproduzida de Grupo Isofort
Engenharia 360

As lajes de EPS, também conhecidas como lajes de isopor, têm feito cada vez mais parte da construção civil, revolucionando o mercado ao responder bem às exigências daqueles projetistas que buscam por inovação. No artigo a seguir, do Engenharia 360, vamos explorar as vantagens desse modelo de laje, que vão desde a economia de materiais até a sustentabilidade ambiental. Descubra todas elas e garanta melhor precisão para a sua obra!

lajes EPS
Imagem reproduzida de Blocos e Lajes Itaim

Composição da laje EPS

Antes de tudo, é importante dizer que as lajes de EPS representam um sistema construtivo pré-moldado que se vale de placas de poliestireno expandido ou EPS como elemento principal. Essas placas possuem características únicas de leveza e resistência. Já a superfície da laje é revestida com concreto, garantindo resistência estrutural. E para finalizar, armaduras de aço são distribuídas na forma, garantindo mais segurança.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A montagem começa com a instalação do escoramento (pilares, vigas e tábuas de madeira, dimensionadas segundo o projeto estrutural), dando suporte à laje durante a concretagem. Depois, são posicionadas as vigotas treliçadas, devidamente espaçadas e formando a estrutura interna da laje. As placas de EPS são, enfim, instaladas entre as vigotas, posicionadas com cuidado para evitar folgas ou sobreposições.

lajes EPS
Imagem reproduzida de Isoplast Ltda

A armadura fica entre as placas, bem fixadas às vigotas. Então, a concretagem é realizada via bombeamento, preenchendo toda a superfície.

lajes EPS
Imagem reproduzida de mme.gov.br

Observação: O concreto deve ser vibrado para eliminar bolhas de ar e garantir a homogeneidade da mistura.

Após a concretagem, a laje deve ser protegida e curada. Durante a cura, é importante manter a laje úmida para evitar fissuras. E depois de 28 dias, o escoramento pode ser removido e a laje EPS está pronta para receber acabamento, como revestimento de piso e pintura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dicas para uma montagem eficiente

  • Contrate mão de obra qualificada e experiente na montagem de lajes EPS.
  • Siga rigorosamente o projeto estrutural e as normas da ABNT.
  • Utilize materiais de boa qualidade e procedência.
  • Realize a concretagem em condições climáticas adequadas.
  • Faça a cura do concreto de forma correta.

Benefícios da laje EPS

1. Facilidade de instalação

Como explicamos antes, as peças em isopor são muito fáceis de manusear, agilizando o processo de construção das lajes EPS.

Inclusive, a laje EPS oferece um espaço adequado para a instalação de sistemas hidráulicos e elétricos. O corte preciso das placas facilita a passagem e fixação de tubulações e conduítes, garantindo uma distribuição eficiente das instalações e evitando retrabalhos e desperdícios de material.

lajes EPS
Imagem reproduzida de Rubraz Lajes

2. Leveza

A laje EPS é 40% mais leve em comparação às lajes tradicionais de concreto ou lajotas cerâmicas. Isso consequentemente resulta em uma redução significativa no peso da estrutura, diminuindo esforços também sobre as fundações. No final, tem-se uma obra mais eficiente e econômica!

3. Durabilidade

O EPS é um material resistente às intempéries e com alta vida útil, garantindo a segurança da construção de lajes por muitos anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Resistência

Atendendo às normas da ABNT, mesmo sendo leve, a laje EPS é capaz de suportar cargas elevadas. Estudos realizados na Engenharia comprovam que esse modelo de laje atende plenamente aos requisitos técnicos de resistência.

5. Economia

Se ao usar EPS na execução de lajes há a redução no consumo de materiais, como concreto, aço e madeira, o custo total da construção civil também diminui. Por conta das características desse isopor, é possível dimensionar a estrutura de forma mais eficiente, necessitando de menos vigas, pilares, concreto e armaduras. Também é possível economizar com mão de obra e tempo de execução de obra.

Em resumo, as lajes nervuradas de EPS representam uma alternativa econômica em comparação com as lajes maciças, contribuindo para uma obra mais sustentável e econômica.

lajes EPS
Imagem reproduzida de Polibloc

6. Produtividade

A laje EPS também oferece à construção civil ganhos significativos em produtividade. Além da montagem mais rápida e eficiente no canteiro - sobretudo pela redução na quantidade de insumos -, o transporte e manuseio de peças são mais ágeis.

7. Segurança

A segurança dos trabalhadores no canteiro de obras tem que ser prioridade na construção civil. E a laje EPS oferece uma série de vantagens em termos de segurança, como a redução do risco de acidentes durante o transporte e montagem, devido à sua resistência à quebra. Além disso, o EPS utilizado nas obras de Engenharia possui tratamento anti chamas, garantindo a segurança contra incêndios e contribuindo para a integridade da estrutura.

8. Isolamento térmico

Conforme as propriedades do isopor, a laje EPS diminui a passagem de sons entre pavimentos, proporcionando ambientes mais silenciosos e agradáveis, sem riscos à privacidade. Ela também oferece mais conforto térmico, reduzindo a necessidade de ar condicionado, economizando energia e garantindo maior qualidade de vida para os ocupantes da edificação.

9. Sustentabilidade

O EPS é um material totalmente reciclável ao final de sua vida útil e com menor emissão de CO2, contribuindo para uma construção civil menos agressora ao meio ambiente. Sendo assim, esta é uma opção sustentável para a Engenharia!

10. Versatilidade

Para concluir, destacamos que a laje EPS, versátil e flexível, pode ser utilizada em uma abundância de projetos. Ela pode ser empregada, por exemplo, em obras de casas residenciais ou prédios comerciais e industriais. As peças de isopor são encontradas à venda em diversos formatos e dimensões. Assim, os projetistas podem explorar ideias para projetos arquitetônicos com liberdade.

lajes EPS
Imagem reproduzida de Escola Engenharia

Afinal, por que escolher as lajes de EPS

Como vimos nesta lista, as lajes EPS oferecem muitos benefícios econômicos, ambientais e de desempenho para obras de diversos portes. Explorar a eficiência energética, a durabilidade e a facilidade de instalação como pontos-chave para a escolha desse material inovador. Ao escolher esse material, você estará investindo em qualidade, segurança e responsabilidade ambiental.

A Laje EPS pode ser a melhor alternativa para quem busca uma construção rápida, eficiente, econômica e sustentável. Pense nisto!

Veja Também:


Fontes: AEC Web.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo