Engenharia 360

Piauí lança Megaprojeto de Hidrogênio Verde: um Marco na Engenharia Brasileira

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/12/2023 | Atualizado em 30/12/2023 3 min
Imagem reprodução Ascom ZPE via Cidade Verde

Piauí lança Megaprojeto de Hidrogênio Verde: um Marco na Engenharia Brasileira

por Redação 360 | 19/12/2023 | Atualizado em 30/12/2023
Imagem reprodução Ascom ZPE via Cidade Verde
Engenharia 360

O hidrogênio verde está em alta. Ele é produzido através da eletrólise da água, um processo que utiliza energia elétrica para separar os átomos de hidrogênio e oxigênio da molécula de água.

Aliás, a saber, a eletrólise pode ser feita com qualquer fonte de energia; mas para garantir mais sustentabilidade ao processo, os engenheiros indicam a utilização de energias renováveis, como eólica e solar. E a questão é que o hidrogênio verde pode ser usado como combustível e para produzir outros produtos, como a amônia verde, usada na fabricação de fertilizantes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hidrogênio Verde
Imagem reprodução Ascom ZPE via Cidade Verde

A novidade é que o estado do Piauí lançou recentemente um megaprojeto de hidrogênio verde, visando seu potencial de revolução para a matriz energética global. Esse projeto pode representar um marco para a Engenharia Brasileira. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

Engenharia e tecnologia no centro do projeto brasileiro

O projeto do Piauí, liderado pelas empresas Green Energy Park e Solatio, é um dos maiores do mundo, com capacidade instalada de 2,5 GW. Ele utilizará energia eólica e solar para produção de hidrogênio verde, combustível limpo e sustentável, que será exportado em parte para a União Europeia. A previsão é de um investimento de R$ 200 bilhões, com a primeira etapa concluída em 2027. Já as instalações entrarão em plano de funcionamento só em 2035.

Por que o Piauí? Bem, o estado tem um potencial natural enorme para a produção de hidrogênio verde. O estado tem uma grande capacidade de geração de energia eólica e solar, além de ter acesso a grandes reservas de água. E o Brasil quer justamente explorar este potencial para se tornar um líder global no setor. Espera-se que o projeto gere milhares de empregos e impulsione o desenvolvimento econômico na região.

Hidrogênio Verde
Imagem reprodução Ascom ZPE via Veja Brasil
Hidrogênio Verde
Imagem reprodução Ascom ZPE via Cidade Verde

Veja Também: Amônia Verde: África do Sul Investe em Mega Projeto para Combustível Marítimo Sustentável

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Benefícios do hidrogênio verde

O hidrogênio verde oferece uma série de benefícios para a Engenharia e para o mundo. Por ser um combustível limpo, não emite gases de efeito estufa, que agravam as mudanças climáticas. E o material é versátil, podendo ser usado em uma variedade de aplicações. Por exemplo, para o abastecimento de veículos, alternativa para gasolina e diesel; geração de energia, substituindo células de combustível; produção de aço, fertilizantes e plásticos; e armazenamento de energia, na integração de energias renováveis na rede elétrica.

Hidrogênio Verde
Imagem reprodução via G1

Veja Também: Conheça as profissões em destaque no promissor mercado de hidrogênio verde

O futuro do hidrogênio verde no Brasil

Na verdade, o Brasil como um todo possui grande potencial de produção de hidrogênio verde por conta do seu clima, bastante favorável para geração de energia eólica e solar, e suas reservas de água.

Por aqui, o incentivo para projetos como do Piauí acontece desde 2021, quando o Ministério de Minas e Energia lançou o Plano Nacional de Hidrogênio Verde, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do setor no país. Ele prevê investimento de R$ 500 bilhões e a geração de 200 mil empregos diretos e indiretos até 2030.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: CNN Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo