Engenharia 360

O que é, qual importância e como obter uma ART?

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/04/2024 | Atualizado em 10/04/2024 4 min
Imagem de Freepik

O que é, qual importância e como obter uma ART?

por Redação 360 | 10/04/2024 | Atualizado em 10/04/2024
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Você já parou para pensar quem assume a responsabilidade quando algo sai errado em uma obra ou serviço técnico? É aí que entra a Anotação de Responsabilidade Técnica, ou ART. Este documento não apenas define os responsáveis, mas também é fundamental para garantir a qualidade e segurança em áreas como Engenharia, Agronomia, Geologia, e outras. Descubra por que entender sobre ART é crucial para todos nós!

O que é ART?

ART - Anotação de Responsabilidade Técnica
Imagem de Freepik

É importante saber o que é ART ou Anotação de Responsabilidade Técnica! Este documento ajuda a esclarecer quem era o contratante, o contratado, os serviços contratados, a autoria dos mesmos e os limites da responsabilidade de todos os personagens desta história. Então, quando necessário, ele é usado por ambas as partes para garantir os seus direitos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por dentro da Lei

Este documento especial, a Anotação de Responsabilidade Técnica, é oferecido pelo Conselho de Engenharia e Agronomia, o CREA, aos profissionais e empresas de sua fiscalização.

Está bem esclarecido na Lei nº 6.496/77 que todos os contratos de execução de obras ou prestação de serviços destas áreas antes citadas deverão ser anotados, na circunscrição em que for exercida a atividade. Ou seja, o registro da ART é obrigatório para todo vínculo, seja em órgãos públicos ou empresas privadas, com profissional para cargo ou função que exija habilitação legal e conhecimento técnico.

Veja Também:

ART e RRT: o que são e qual a importância destes documentos?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual a importância da ART?

Fazer o registro da Anotação de Responsabilidade Técnica deveria ser de interesse tanto dos profissionais nas áreas vinculadas ao CREA quanto dos seus clientes. Veja o por quê:

  • garante os direitos autorais dos serviços;
  • comprova a existência de um contrato, principalmente em caso de contratação verbal;
  • garante o direito à remuneração, pois pode ser usado como comprovante de prestação de serviço;
  • e define o limite das responsabilidades, respondendo o profissional apenas pelas atividades técnicas que executou.

Para o contratante

Para os clientes tal instrumento pode ajudar na sua defesa, pois formaliza legalmente o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados; na prática, ajuda a identificar individualmente os responsáveis, auxiliando na confrontação das responsabilidades junto ao Poder Público.

Para o contratado

Já para os profissionais, a união destes registros forma o que se chama Certidão de Acervo Técnico ou CAT, que, resumidamente, é um acervo histórico ou portfólio detalhado das atividades técnicas realizadas ao longo da vida profissional.

Isso é bem útil, por exemplo, quando é preciso emitir um atestado de capacidade técnica e idoneidade para o mercado de trabalho - como para concorrer em licitações públicas - ou mesmo, no futuro, para montar a comprovação de tempo de serviço para o cálculo da aposentadoria. E, no fim das contas, ajuda a valorizar toda uma categoria profissional!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais os tipos de ART?

Mais do que saber o que é Anotação de Responsabilidade Técnica, você precisa saber diferenciar os seus três tipos! Os mesmos ajudam, de certo modo, a esclarecer as multidisciplinaridades ou mesmo a modalidade de profissionais e empresas; quem são os responsáveis, coautores ou corresponsáveis e mais em uma determinada atuação.

ART de obra ou serviço

Esta Anotação de Responsabilidade Técnica refere-se à execução de obras ou prestação de serviços profissionais referentes à Engenharia, à Agronomia, à Geografia, à Geologia e à Meteorologia, superior pleno e superior tecnológico e nível médio agrícola ou segurança do trabalho – profissões abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA, como dissemos antes.

ART de obra ou serviço de rotina

Uma Anotação de Responsabilidade Técnica destinada a vários contratos relacionados à execução de obras ou serviços contínuos, de rotina – por isso o nome. É exemplo o receituário agrônomo ou a inspeção veicular.

ART de cargo ou função

Por fim, o registro de obra ou serviço vinculado a cargo, ou função técnica. Isso é exigido, por exemplo, para o desenvolvimento de atividades de pessoas jurídicas ou de funcionários de órgãos públicos, como orçamento, projeto, fiscalização, laudo, entre outras.

Como obter uma ART?

Agora vamos explicar como emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica, passo a passo. Só lembrando que, para preencher uma ART, é necessário ter o registro no CREA ativo - que atualmente pode ser feito online!

  • No site do CREA, clique no ícone do ART, em Preencher Anotação de Responsabilidade Técnica.
  • Escolha o modelo de ART - de projeto, serviço, reforma, etc, e complementar ou de substituição;
  • Após isso, devem ser preenchidos os dados dos profissionais.
  • Em seguida, são apresentadas as restrições ao profissional - o que ele estaria ou não habilitado a fazer.
  • Devem ser informados os dados solicitados, a participação do profissional na obra, finalidade do serviço, assim como fazer a descrição da finalidade da emissão do documento.
  • Para finalizar, faltaria apenas informar os dados da obra e em seguida os dados do cliente, a fim de que se obtenha uma informação completa sobre tudo que está envolvido na obra.

Veja Também:


Fontes: CONFEA, CREA-SE, CREA-SP, Blog Segurança do Trabalho.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo