Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

8 dicas para otimizar os estudos sem surtar

por Larissa Fereguetti | 27/05/2019
Copiado!

Quando as provas vão chegando, bate o desespero e todo mundo começa a repetir o famoso mantra “eu preciso estudar”. Porém, na era das distrações, é muito difícil concentrar e realmente sentar para colocar a matéria em dia do jeito “certinho”. Felizmente, apesar de nos distrair, a tecnologia também pode ser usada a nosso favor. Por isso, separamos uma listinha com algumas formas de otimizar os estudos (e ainda sobrar um tempinho para colocar aquela série em dia).

Dicas para otimizar os estudos sem surtar:

1. Planeje!

Para começar, você precisa saber tudo o que tem que fazer. A dica é pegar papel e caneta (ou abrir o bloco de notas) e listar as tarefas, preferencialmente em ordem de prioridade. Isso também vai te deixar mais animado à medida que você for riscando as tarefas concluídas. Mesmo que seja somente uma matéria para a prova, anote os capítulos dos livros ou exercícios que precisa fazer.

Estabeleça um cronograma e tente cumpri-lo. Porém, seja realista. Não adianta tentar colocar toda a matéria para ser estudada em um final se semana (você não é o Jack Bauer). Estabeleça prazos adequados para não se autossabotar.

otimizar os estudos
Imagem: insight.futurestudents.csu.edu.au

2. Foque no rendimento

Primeiro, pare de procrastinar! Segundo, convenhamos que não adianta passar horas olhando para o livro sem absorver nada e achar que gastou muito tempo estudando. O ideal é que você consiga estudar todo o conteúdo de forma adequada, aprendendo o que for necessário.

3. Elimine as distrações

Procure um ambiente calmo, onde você se sente confortável para estudar, e elimine aquilo que te distrai: televisão, redes sociais, etc. Parece banal dizer algo tão óbvio, mas algumas pessoas sempre precisam de um empurrãozinho para realmente buscar um local livre de distrações.

otimizar os estudos
Imagem: gradepowerlearning.com

4. Use aplicativos que te impedem de usar aplicativos

Ficou confuso com este item? Ele é simples: instale aplicativos de estudos que bloqueiam outros aplicativos que podem te deixar distraído, como Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.

5. Use aplicativos para organização de tarefas

Nós sempre fazemos nossa listinha de aplicativos mensal e não é difícil achar um aplicativo de organização das tarefas em qualquer uma delas. Há, inclusive, aplicativos que mostram um calendário com suas tarefas.

6. Motivação

Não adianta sentar emburrado para estudar aquela matéria que você odeia. Antes de começar, talvez, você precise de um pouquinho de motivação. Pense nos pontos positivos de estudar (além do fato de ficar livre da matéria mais rápido). Neste caso, a dica é começar sempre pelas mais chatas, assim você não corre o risco de estudar apenas aquilo que gosta – se é que você gosta de algumas delas – e deixar as piores para o final.

otimizar os estudos
Imagem: bbc.co.uk

Se você não conseguiu achar nenhuma motivação para estudar, aqui vai uma valiosa: se você não estudar, provavelmente vai reprovar e ter que aguentar tudo de novo no próximo semestre. Então, pare de enrolar.

7. Relaxe e faça atividades físicas

Se você ficou muito estressado porque não conseguiu entender a matéria ou fazer o exercício, talvez seja hora de parar um pouco. Faça alguns intervalos entre os estudos, veja algum episódio de série (só um, não a temporada inteira!), vá para academia, faça caminhada, etc. A atividade física ajuda bastante a eliminar o estresse. Ter uma boa alimentação também pode contribuir para a melhora do seu rendimento.

otimizar os estudos
Imagem: http://lisabaylis.com

8. Não acumule a matéria

Parece ironia dizer isso porque todo mundo sabe que não deveria deixar a matéria acumular, mas ela sempre acumula (mágica?). É preciso começar a estudar desde o início do semestre para que você já fique familiarizado com termos e conceitos e não tente decorar tudo um dia antes da prova.

Agora que você já aprendeu as dicas, vai estudar!

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários