A ART ou Anotação de Responsabilidade Técnica é um documento que faz parte do dia-a-dia de profissionais como engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos, definindo sua participação em obras e serviços, dando segurança para consumidores e prestadores de serviços. Pois bem, dito isso, o Engenharia 360 gostaria de compartilhar a notícia de que o CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) lançou uma nova plataforma de emissão da ART, o CreaNet. Continue lendo para saber mais!
Veja Também:
Nova Plataforma de ART do CREA-SP: Agilidade e Eficiência para Profissionais Tecnológicos
A nova plataforma para emissão da ART
O objetivo do CREA-SP em lançar o CreaNet é atender melhor as demandas dos profissionais ao qual o conselho representa. A intenção é oferecer uma ferramenta que valorize seu trabalho e melhore sua rotina, reduzindo o tempo e facilitando o preenchimento e geração da ART. Pensando, foram projetadas melhorias visuais e funcionais para a plataforma - que já começaram a funcionar desde o dia 16 de agosto de 2023 - para que os usuários tivessem uma experiência mais eficiente. Agora tudo está mais simples e ágil, assim como se espera desses novos tempos tecnológicos!
A nova plataforma de emissão da ART beneficia os engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e futuros profissionais da área tecnológica, tornando o processo de emissão mais rápido e prático para eles.
Veja Também:
CREA-SP: Uma nova página de serviços online para profissionais da tecnologia
O preenchimento da ART na nova plataforma do CreaNet
Como dito antes, na nova plataforma do CreaNet, o preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) foi otimizado para tornar o processo mais rápido e prático. Esse preenchimento segue, aliás, a Tabela Nacional de Obras e Serviços (TOS Nacional). Fazer a indicação da empresa relacionada à atividade prestada não exige mais pesquisa, pois o sistema já oferece a opção de seleção. Os campos para completar informações foram reduzidos de quatro para apenas um. E após preencher todas as informações necessárias, o profissional pode visualizar um resumo do documento antes de emiti-lo.
Observação: Após concluir o processo de emissão da ART, o arquivo do documento é enviado para o e-mail cadastrado junto ao Conselho.
Essas melhorias foram implementadas para agilizar o processo de emissão da ART, economizando tempo para os profissionais e tornando-o mais eficiente. Além disso, a plataforma do CreaNet deve oferecer outras funcionalidades em breve, conforme mencionado pelo gerente de Desenvolvimento e Execução de Projetos do Crea-SP, Marcelo Pessoa. Essas melhorias visam facilitar a rotina dos profissionais e valorizar o seu trabalho.
Veja Também: A Modernização da ART e o Papel da Tecnologia na Revolução da Responsabilidade Técnica
As principais mudanças notadas no sistema de emissão da ART
Uma das mudanças mais notáveis no sistema de emissão da ART é, claro, a redução pela metade do tempo necessário para inserir dados e informações essenciais no processo de preenchimento e geração da ART, diminuindo o tempo de oito minutos para apenas quatro minutos.
Mas é importante dizer que tudo foi feito de caso pensando. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia renovou os procedimentos após estudar as demandas do mercado. Foram, assim, coletados feedbacks e realizados testes com profissionais que utilizam o sistema diariamente. Essa é uma demonstração do compromisso do CREA-SP com seus representados e até com a sociedade em geral, assim como já destacou diversas vezes seu presidente, o Eng. Vinicius Marchese, em entrevistas.
Resumindo, as mudanças na plataforma são: novo layout, novo processo de preenchimento, simplificação de relatório de informações, visualização do resumo da ART antes da emissão, e mais.
Lembrando que a nova plataforma, que pode ser acessada no CreaNet via endereço eletrônico creanet1.creasp.org.br. Além disso, sabia que uma das funcionalidades oferecidas é a emissão de ART de Cargo e Função? Recentemente, o Engenharia 360 realizou uma matéria completa explicando a importância desse modelo de ART. Clique AQUI e confira!
Veja Também:
Fontes: CREA-SP.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.