A Resolução 1.137/2023, publicada em março deste ano, tem gerado debates no Sistema Confea/Crea devido à sua proposta de atualização da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), um processo conduzido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). Essa resolução foi discutida durante a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizada em junho deste ano, em Campina Grande (PB). Saiba mais a seguir, neste texto do Engenharia 360!
Veja Também: CREA: saiba quais são as atribuições dos engenheiros em sua área de atuação
Quais os motivos para a modernização da Anotação de Responsabilidade Técnica?
O objetivo dessa modernização da ART é tornar o processo mais eficiente e menos burocrático, proporcionando benefícios para os profissionais da área.
Por exemplo, a nova resolução traz mudanças significativas, como a criação da Certidão de Acervo Operacional (CAO) e a possibilidade de o próprio engenheiro atestar seu trabalho, eliminando a necessidade de outro profissional para a comprovação.
A saber, a CAO é um documento voltado para empresas e substitui a Anotação de Responsabilidade Técnica Complementar. Ela representa uma grande novidade, pois permite que o próprio engenheiro responsável pela execução de uma obra ateste o seu trabalho, sem a necessidade de outro profissional apresentar um laudo de execução.
Como a modernização da ART está sendo implementada?
Na Reunião Ordinária do Colégio, foram abordados diversos assuntos, incluindo as mudanças na ART, e faz parte dos eixos temáticos do Colégio de Inspetores, que tem como objetivo capacitar os profissionais da área tecnológica e elaborar relatórios técnicos para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Foram discutidas as mudanças trazidas pela Resolução 1.137, incluindo a abolição da Anotação de Responsabilidade Técnica Complementar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Nesse momento, o Crea busca conscientizar os profissionais sobre as novas regras da ART e promover a capacitação necessária para sua aplicação.
A modernização da ART representa um passo significativo para o futuro da Engenharia, simbolizando a progressão da profissão em direção a uma era mais moderna e eficiente.
Quais são os benefícios da modernização da ART?
A Resolução 1.137 trouxe algumas mudanças em relação à ART e ao Acervo Técnico-Profissional. E, sim, a modernização da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) traz diversos benefícios para a Engenharia. Talvez a mais significativa seja, de fato, que o engenheiro responsável pela execução de uma obra agora pode atestar seu próprio trabalho.
Com a modernização, a ART será digital, permitindo que os profissionais acessem o documento de qualquer lugar, o que facilitará suas atividades profissionais. Além disso, a digitalização reduzirá o tempo de processamento, tornando o serviço mais eficiente.
Enfim, a modernização da ART representa a adaptação da profissão aos tempos modernos, onde a digitalização e a eficiência são valorizadas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: CREA-SP.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.