Engenharia 360

Não é um pássaro. Nem um avião. É um drone!

Engenharia 360
por Rafael Tadeu de Matos Ribeiro
| 16/07/2015 2 min

Não é um pássaro. Nem um avião. É um drone!

por Rafael Tadeu de Matos Ribeiro | 16/07/2015
Engenharia 360

Os drones estão se tornando ferramentas cada vez mais indispensáveis no cotidiano. Aproveitando a oportunidade, a startup BioCarbon Engineering quer utilizá-los para plantar árvores e, quem sabe, vencer o desmatamento.

Imagem: grow.spogagafa.com

Imagem: champagnewhisky.com

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A BioCarbon quer usar os drones para realizar um mapeamento de diversas regiões do mundo e identificar quais possuem maior necessidade de reflorestamento. Lauren Fletcher, ex-engenheiro da NASA, é o líder do projeto.

Imagem: buildbot.com.br

Imagem: buildbot.com.br

Para quem lê, parece que os drones vão simplesmente jogar as sementes no solo, mas é mais que isso. Os drones vão ficar a dois ou três metros do solo, lançando sementes recobertas por um hidrogel nutritivo. E o projeto não para após o plantio, posteriormente os drones podem ser utilizados para monitoramento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagem: grow.spopogafa.com

Imagem: grow.spopogafa.com

Um drone pode plantar mais de 10 sementes por minuto e 2 operadores rendem até 36 mil árvores por dia. E melhor: o custo é de 15% dos métodos tradicionais.

Além de Fletcher, o projeto conta ainda com outros engenheiros, biomédicos, geógrafos e muitos outros profissionais, formando uma equipe multidisciplinar.

Conheça mais detalhes do projeto no vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=5NRNY1-8GGU

Vale ressaltar que um drone não pode simplesmente lançar sementes aleatórias em um terreno. É necessário levar em consideração diversos fatores, principalmente as espécies da região a ser plantada, tempo de dormência das sementes, características climáticas e do solo, dentre outros.

Imagem: goodnewsnetwork.org

A boa notícia é que se bem planejado, o projeto pode ser uma poderosa arma contra o desmatamento.

Referências: BioCarbon Engineering; The Independent.

Comentários

Engenharia 360

Rafael Tadeu de Matos Ribeiro

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com período sanduíche na Arizona State University (EUA) e Mestrado em Ciências na área de modelagem de sistemas complexos pela Universidade de São Paulo (USP).

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo