Engenharia 360

15 mulheres da construção civil cuja história você precisa conhecer

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 19/07/2022 5 min

15 mulheres da construção civil cuja história você precisa conhecer

por Simone Tagliani | 19/07/2022
Engenharia 360

As mulheres estão cada vez mais dominando o mercado de trabalho, inclusive estão cada vez mais presentes dentro do canteiro de obras. Contudo, infelizmente, essa presença feminina no setor da Engenharia Civil e Arquitetura só aconteceu depois de muitos e muitos anos de luta por maior reconhecimento do talento, inteligência, resistência e perseverança de tantas profissionais geniais.

Neste artigo, o Engenharia 360 traz uma pequena lista de exemplos de grandiosas trajetórias de sucesso e conquistas para você se inspirar. Confira!

1. Emily Warren Roebling

Emily tinha um marido que era engenheiro, mas ela mesma já se interessava pelas engenharias. Quando ele adoeceu, a autodidata resolveu assumir seus negócios, tornando-se chefe na construção da Ponte do Brooklyn e mostrando ao mundo sua incrível inteligência e capacidade de liderança.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
mulheres profissionais
Imagem reproduzida de Engenharia Civil para Estudantes

2. Nora Stanton

Esta é mais uma pessoa que precisou lutar para ser a pessoa que realmente queria. Nora, que era neta da líder Elizabeth Cady Stanton, do movimento pelos direitos das mulheres do século XIX, foi a primeira mulher a ser aceita como membro da Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de Angela Natel

Veja Também: Conheça as 5 maiores engenheiras da história

3. Edwiges Maria Becker Hom’meil

Edwiges foi a primeira engenheira civil do Brasil, formada pela Escola Politécnica da UFRJ.

4. Enedina Alves Marques

Enedina também já foi muito citada neste site por ser a primeira mulher negra a se tornar engenheira no Brasil, formada pela UFPR. E ela ainda participou do ousado projeto da Usina Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, a maior central hidrelétrica subterrânea do sul do nosso país.

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de EAD PUCPR

5. Lina Bo Bardi

Arquiteta modernista ítalo-brasileira, Lina idealizou o edifício do MASP, talvez o mais importante cartão postal da cidade de São Paulo. Além disso, foi dela o projeto da Casa de Vidro, que abriga hoje o Instituto Lina Bo Bardi.

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de Jornal Correio

6. Denise Scott Brown

Mais uma arquiteta nesta lista. Denise nasceu na Zâmbia e teve uma prestigiada carreira como professora nas instituições de Harvard, Berkley, Yale, Universidade Pensilvânia e Universidade da Califórnia. Além disso, publicou vários livros e chegou a trabalhar com o genial Robert Venturi, seu marido.

O trabalho dessa dupla rendeu o prêmio Pritzker de 1991. Porém, a honraria não foi dada a ela, por ser mulher. Certamente um episódio vergonhoso da nossa história.

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de Casa Abril

Veja Também: 7 Engenheiras Civis para seguir e se inspirar no Instagram

7. Patricia Galloway

Patrícia foi a primeira mulher presidente da Sociedade Americana de Engenheiros Civis após 152 anos dessa instituição. Ela também publicou vários livros e chegou a ser nomeada membro do US National Science Board pelo ex-presidente americano George W. Bush.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de New York Institute of Technology

8. Deise Gravina

Deise foi idealizadora do ‘Projeto Mão na Massa’, que capacitou centenas de mulheres para trabalhar com construção civil no Brasil, ampliando as oportunidades de emprego para o público feminino em nosso país.

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de Tintas Kolimar

9. Alaize Elizabeth Reis

Alaize é uma profissional bastante admirada pelo grupo Engenharia 360. Ela é fundadora do Instituto Feminino de Engenharia (IFE), a primeira entidade de classe brasileira formada por mulheres engenheiras.

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de Sociedade Mineira de Engenheiros

Veja Também: Descobrindo pequenas engenheiras

10. Zaha Hadid

Voltando para os exemplos na Arquitetura, Zaha foi uma grande lenda da construção civil mundial. Ela foi a primeira mulher a receber o Pritzker e, além disso, recebeu durante a sua carreira a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects. Seus projetos são únicos, com design não linear, desconstrutivista, acompanhado de muitas curvas e outras formas ousadas.

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de ArchDaily

11. Maria do Amparo Xavier

Pode-se dizer que a trajetória da vida profissional de Maria foi como uma escada. Ela subiu lentamente cada degrau, passando por muitos níveis de cargos na construção civil, de servente à carpinteira, pedreira e mais. Uma grande inspiração para outras mulheres que trabalham no setor!

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de JACP

12. Helena Rodrigues

Helena se formou em Arquitetura na UFRJ. Há mais de uma década, ela trabalha com o método sustentável Steel Frame, que cada vez é mais solicitado no mercado da construção civil. A profissional também teve participação na construção do Parque Olímpico do Rio de Janeiro e na reforma do gigante e amado Maracanã. E fica aqui uma dica: vale a pena conferir seu canal no YouTube!

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de Construção Casa & Cia

13. Paola Cury

Paola é engenheira e também arquiteta. Ela já conquistou grandes projetos e prêmios na área da construção civil. Mas ela ainda inspira outras mulheres através da Internet, tendo milhares de seguidoras no Instagram.

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de Paola Cury arquiteta

14. Kazuyo Sejima

Outro grande nome da Arquitetura Mundial, Kazuyo é japonesa e tem no seu portfólio o projeto de grandes obras, como o prédio da Christian Dior, em Tóquio, e o Museu de Arte Contemporânea do Século XXI, em Kanazawa. Em 2010, ela ganhou o prêmio Pritzker pela sua contribuição ao lado de Ryue Nishizawa.

mulheres profissionais
Imagem reproduzida de Live Apto

15. Camila Soares

Para finalizar nossa lista, mais uma engenheira com trajetória profissional admirável. Camila é perita, avaliadora e especialista em gerenciamento de obras. E ela chegou a ser presidente do Instituto Feminino de Engenharia do Brasil.


Fontes: Portal Amigo Construtor, Jacp, Soedil, Sienge, Isdralit.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo