Engenharia 360

7 Engenheiras Civis para seguir e se inspirar no Instagram

Engenharia 360
por Luana Espindola Ribeiro Aguiar
| 02/05/2020 | Atualizado em 03/09/2021 2 min

7 Engenheiras Civis para seguir e se inspirar no Instagram

por Luana Espindola Ribeiro Aguiar | 02/05/2020 | Atualizado em 03/09/2021

Que a engenharia é uma profissão dominada pelo sexo masculino, todo mundo já sabe, mas o que muita gente não tem se dado conta é como o numero de mulheres engenheiras tem aumentado e o como elas têm conseguido destaque no mercado de trabalho e nas redes sociais.

A mulher por nascença já possui maior destreza para lidar com situações, problemas e inovações de forma mais suave e com total atenção aos detalhes. Não podemos começar um post sobre mulheres engenheiras sem primeiro citar a primeira mulher engenheira civil do Brasil. Enedina Alves se formou em 1945 pela Faculdade de Engenharia do Paraná, ela  não foi só a primeira  mulher a se formar em engenharia civil como também foi primeira mulher negra engenheira civil no Brasil, “quebrando dois preconceitos com uma cajadada só”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

enedina alves marques
Enedina Alves marques primeira engenheira civil do Brasil

As sete mulheres escolhidas para essa lista não desmerecem as milhares de engenheiras incríveis que estão espalhadas pelo Brasil e de diversas engenharias. Elas foram escolhidas pelo seu destaque com relação a força, empoderamento, altruísmo, sororidade, inovação, persistência e grande presença nas redes sociais, quase fazendo parte do nosso dia a dia.

Então borá lá então apresentar esse time pra vocês.

Leila Brito – @leilabrito_eng

Engenheira e empreendedora sempre montando propostas de mentoria, buscando incentivar seu seguidores a empreender e ensinando-os a como entrar no mercado de trabalho.

View this post on Instagram

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A post shared by Projetos e Regularização (@leilabrito_eng)

Camila Soares – @engcivilcamilasoares

A engenheira Camila possui como foco perícias judiais mas está a todo momento postando mensagem motivacionais e de conteúdo para seus seguidores.

View this post on Instagram

A post shared by Camila Soares | Engenharia | Pericia Judicial (@engcivilcamilasoares)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vanessa Neves – @vanessaneveseng

A engenheira Vanessa possui seu Instagram voltado para orçamentos de obras e legalizações, ela incentiva seus seguidores a atuarem nessa área e até oferece cursos que ela mesma desenvolveu.

Erica Orge – @ericaorge

Entre palestras mentorias, execução de obras e outras habilidades a engenheira Erica Orge está, como ela mesma diz, “Descomplicando a engenharia” para seus seguidores.

https://www.instagram.com/p/B61OaVrFLfl/?utm_source=ig_web_copy_link

Michelle Bachega – @eng.michellebac

A engenheira Michele direciona suas redes sociais e seu trabalho nos métodos de aprovação de projetos e busca sempre ajudar engenheiros recém formados.

https://www.instagram.com/p/B-nLUuPlusq/?utm_source=ig_web_copy_link

Paula Aranttes – @paulaaranttes

A Paula, além de ser engenheira civil, é também design de interiores. Está sempre buscando motivar e ajudar engenheiros e arquitetos recém formados.

Bruna Lacerda – @brunalacerda_eng

A engenheira Bruna é empreendedora e em suas redes sociais está sempre tentando levar conhecimentos técnicos aos seus seguidores e explicar o que significam alguns termos dentro da engenharia.

Então essas foram nossas sugestões de algumas grandes engenheiras civis presentes no Instagram. Sabemos que essas mulheres enfrentam o machismo dentro de sua profissão e muitas vezes são obrigadas a lidar com situações constrangedoras, mas mesmo assim estão firme e fortes, divulgando seu trabalho e motivando outras engenheiras espelhadas pelo país.

Conhece mais alguma? Deixe a sugestão nos comentários!

Assista a reprise do nosso I Congresso online com tema “A presença das mulheres na engenharia e tecnologia ” clicando aqui e ouça também nosso Podcast sobre 5 mulheres que revolucionaram a engenharia clicando aqui.

Comentários

Engenharia 360

Luana Espindola Ribeiro Aguiar

Engenheira Civil ,pesquisadora,sonhadora, redatora, colecionadora nerd e apaixonada pela Marvel. Discente de MBA em Gestão e Engenharia de Custos e no MBA em Gerenciamento de Obras e Empreendimentos.Pós-Graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho. Produtora de conteúdo para o meu IG Profissional @luanaribeiroeng no Instragram onde mostro um pouco do meu trabalho.