Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

7 Engenheiras Civis para seguir e se inspirar no Instagram

por Luana Espindola Ribeiro Aguiar | 02/05/2020
Copiado!

Que a engenharia é uma profissão dominada pelo sexo masculino, todo mundo já sabe, mas o que muita gente não tem se dado conta é como o numero de mulheres engenheiras tem aumentado e o como elas têm conseguido destaque no mercado de trabalho e nas redes sociais.

A mulher por nascença já possui maior destreza para lidar com situações, problemas e inovações de forma mais suave e com total atenção aos detalhes. Não podemos começar um post sobre mulheres engenheiras sem primeiro citar a primeira mulher engenheira civil do Brasil. Enedina Alves se formou em 1945 pela Faculdade de Engenharia do Paraná, ela  não foi só a primeira  mulher a se formar em engenharia civil como também foi primeira mulher negra engenheira civil no Brasil, “quebrando dois preconceitos com uma cajadada só”.

enedina alves marques
Enedina Alves marques primeira engenheira civil do Brasil

As sete mulheres escolhidas para essa lista não desmerecem as milhares de engenheiras incríveis que estão espalhadas pelo Brasil e de diversas engenharias. Elas foram escolhidas pelo seu destaque com relação a força, empoderamento, altruísmo, sororidade, inovação, persistência e grande presença nas redes sociais, quase fazendo parte do nosso dia a dia.

Então borá lá então apresentar esse time pra vocês.

Leila Brito – @leilabrito_eng

Engenheira e empreendedora sempre montando propostas de mentoria, buscando incentivar seu seguidores a empreender e ensinando-os a como entrar no mercado de trabalho.

View this post on Instagram

Eu já te contei como eu imaginava que fosse minha vida quando eu tivesse 30 anos? Na minha adolescência eu tinha o sentimento de que eu queria ser importante, só não sabia como. Queria uma profissão de relevância. . Eu fui criada no interior, em uma cidade que nunca teve muitos recursos para proporcionar aos seus munícipes estudos, cultura e lazer. Então, quando alguém de Monte Mor disser que se destacou profissionalmente pode ter certeza que, provavelmente, essa pessoa batalhou bastante, no mínimo foram dois ônibus diariamente para chegar em um local adequado de estudo e trabalho. Sim, como muitos outros brasileiros. Uma realidade padrão, infelizmente. . Nós temos coragem, temos vontade e isso desperta a motivação e o desejo pelo objetivo, ser alguém de destaque na sociedade. Conseguir morar em um local confortável, com segurança, perto do trabalho, poder comer o que quiser e quando quiser, descansar, passear, ter convênio médico, um carro de passeio, fazer terapia, ir ao dentista periodicamente, malhar em uma boa academia e por aí vai, não é mesmo? . Para minha sorte, boa parte desse caminho foi trilhado pelos meus pais, que saíram da favela e resolveram me criar no interior, com a intenção de facilitar o processo de conquistas. Graças à Deus, por isso. Me lembro de todas as casas que moramos até construirmos a nossa. As noites que meus pais passaram acordados para fazerem 3 turnos e conseguirem pagar as contas da nova construção. É uma história linda e posso te contar outro dia. . Acontece que hoje, em época de reflexão sobre o que estamos fazendo das nossas vidas, em tempos de tantas mortes sendo noticiadas e a nossa vulnerabilidade tão aflorada, eu olho para a câmera do celular ao tirar essa foto e me orgulho dessa minha trajetória. Poder colocar esse capacete na cabeça e exercer a minha profissão me faz sentir que consegui. Estou conseguindo todos os dias. . E você, tem parado para perceber o quando é uma pessoa vitoriosa? Dentro da sua realidade mesmo, sem querer buscar a vitória do outro, que teve uma criação dos pais diferente da sua, morou em uma cidade com outras condições. Entende? Respeita a sua história. . #EngenhariaCivil #arquitetura #construção

A post shared by Leila | Palestrante e Mentora (@leilabrito_eng) on

Camila Soares – @engcivilcamilasoares

A engenheira Camila possui como foco perícias judiais mas está a todo momento postando mensagem motivacionais e de conteúdo para seus seguidores.

Vanessa Neves – @vanessaneveseng

A engenheira Vanessa possui seu Instagram voltado para orçamentos de obras e legalizações, ela incentiva seus seguidores a atuarem nessa área e até oferece cursos que ela mesma desenvolveu.

Erica Orge – @ericaorge

Entre palestras mentorias, execução de obras e outras habilidades a engenheira Erica Orge está, como ela mesma diz, “Descomplicando a engenharia” para seus seguidores.

View this post on Instagram

. 31.12.19 . O réveillon sempre me traz aquela sensação boa de ter adiante um novo livro. Em branco. Prontinho para ser escrito com a história que a gente quer contar. . A coisa mais forte que já ouvi sobre qual é o sentido da vida foi quando uma jornalista perguntou a Gandhi: – Se você pudesse deixar uma mensagem para o mundo, que mensagem seria essa? . Ele poderia fazer um belo discurso, mas respondeu singela e brilhantemente: – Minha vida é a minha mensagem. . Acho absurdamente simples e linda essa visão. Essa forma de se perceber, essa maneira de estar no mundo… . A sua vida é a SUA mensagem. . E quantos de nós teríamos a tranquilidade de evitar o falatório bonito e simplesmente ter a certeza de que vivemos aquilo que pregamos? . Para 2020 eu desejo que você viva a sua mensagem. Aquilo que tem real valor pra você. . Que trabalhe para cumprir um propósito e se sentir útil e realizado. . Não para ganhar dinheiro para comprar coisas que não precisa e impressionar gente que não se importa com você. . Desejo que você seja a melhor versão de si mesmo. . Não pra vencer uma batalha de egos, mas para estar alinhado com a mensagem que você quer contar pra o mundo enquanto viver. E, com sorte, deixar de legado para depois de partir. . Nem todos os capítulos vão ser de vitória. E tudo bem. Essa ainda pode ser uma bela mensagem. . A minha mensagem de 2019, por exemplo, poderia ser resumida assim: . "Coragem nem sempre é um rugido de leões. Às vezes, é o coração no final do dia dizendo baixinho: – Vou tentar de novo amanhã…" . Amanhã é uma nova página em branco. Use ela com sabedoria ? . ✨Feliz ano novo✨

A post shared by Engenharia | Desenvolvimento (@ericaorge) on

Michelle Bachega – @eng.michellebac

A engenheira Michele direciona suas redes sociais e seu trabalho nos métodos de aprovação de projetos e busca sempre ajudar engenheiros recém formados.

Paula Aranttes – @paulaaranttes

A Paula, além de ser engenheira civil, é também design de interiores. Está sempre buscando motivar e ajudar engenheiros e arquitetos recém formados.

Bruna Lacerda – @brunalacerda_eng

A engenheira Bruna é empreendedora e em suas redes sociais está sempre tentando levar conhecimentos técnicos aos seus seguidores e explicar o que significam alguns termos dentro da engenharia.

Então essas foram nossas sugestões de algumas grandes engenheiras civis presentes no Instagram. Sabemos que essas mulheres enfrentam o machismo dentro de sua profissão e muitas vezes são obrigadas a lidar com situações constrangedoras, mas mesmo assim estão firme e fortes, divulgando seu trabalho e motivando outras engenheiras espelhadas pelo país.

Conhece mais alguma? Deixe a sugestão nos comentários!

Assista a reprise do nosso I Congresso online com tema “A presença das mulheres na engenharia e tecnologia ” clicando aqui e ouça também nosso Podcast sobre 5 mulheres que revolucionaram a engenharia clicando aqui.

Copiado!
Engenharia 360

Luana Espindola Ribeiro Aguiar

Engenheira Civil ,pesquisadora , sonhadora, redatora, colecionadora nerd e apaixonada pela Marvel. Mestranda em Engenharia Geotécnica, Pós-graduanda no MBA em Gestão e Engenharia de Custos e Pós-graduanda no MBA em Gerenciamento de Obras.Produtora de conteúdo para o meu IG Profissional @luanaribeiroeng no Instragram.

Comentários