Engenharia 360

Conheça as 5 maiores engenheiras da história

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/06/2022 4 min

Conheça as 5 maiores engenheiras da história

por Redação 360 | 08/06/2022

Hoje, dia 8 de junho, é o Dia Nacional das Mulheres nas Engenharias. Mais uma vez o Engenharia 360 ressalta que lugar de mulher é… onde ela quiser. Apesar disso, o gênero ainda enfrenta muita resistência no mercado de trabalho. Prova disso é que, ao realizarmos, recentemente, uma matéria sobre os engenheiros mais ricos e bem sucedidos do mundo, não conseguimos encontrar, nos principais rankings da internet, a citação do nome de nenhuma mulher. Isso é tão inacreditável quanto inaceitável, não é mesmo?

Datas comemorativas como esta foram acrescentadas ao calendário nacional justamente para fortalecer a mensagem de que as engenheiras devem e merecem ganhar mais espaço no setor, que é geralmente ocupado majoritariamente por homens. E olha que disparate, em contrapartida, as mulheres têm sido maioria nas matrículas dos principais cursos de Engenharia do Brasil nos últimos anos – de áreas como Alimentos, Têxtil, Química, Ambiental e Sanitária, Biotecnologia e mais. E, sim, igualdade de gênero tem sido pauta em destaque na maioria dos debates de fóruns organizados pela ONU, por exemplo. Então, por que as mulheres ainda precisam lutar tanto para preencher vagas de trabalho de Engenharia?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Engenheiras e o mercado de trabalho

Bem, vamos deixar essa discussão de lado por hora e focar nas conquistas realizadas por cinco das maiores engenheiras da história mundial. Confira na lista a seguir!

1. Emily Warren Roebling

Esta engenheira viveu entre os anos de 1843 e 1903. Você certamente já viu ou ouviu falar do seu trabalho mais importante, que foi a supervisão do projeto e construção da célebre Ponte do Brooklyn, em Nova York. Emily era obstinada e resolveu aprender os ofícios da Engenharia Civil com seu marido. Nessa época, mulheres não eram bem vinda em faculdades. Por isso, pode-se dizer que sua imagem é símbolo da luta das mulheres também ao acesso à graduação.

mulheres engenheiras
Imagem reproduzida de A Mighty Girl

2. Enedina Alves Marques

Esta engenheira nasceu no estado brasileiro do Paraná e viveu entre os anos de 1913 e 1981. Ela foi simplesmente a primeira mulher negra e de baixa renda a conseguir ingressar e concluir uma universidade no nosso país – um lindo capítulo da nossa história. Ela precisou de mais do que inteligência e determinação, mas muita resistência emocional para lidar com a situação, pois o preconceito dos seus colegas e professores não foi fácil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois de formada, em 1945, conseguiu assumir diversos cargos de chefia na Secretaria de Viação e Obras Públicas, liderando equipes; e trabalhou no desenvolvimento do Plano Hidrelétrico do Paraná, sendo um de seus projetos mais conhecidos a Usina Capivari-Cachoeira, a maior central hidrelétrica subterrânea do sul do país.

mulheres engenheiras
Imagem reproduzida de EAD PUCPR

Veja Também: 7 Engenheiras Civis para seguir e se inspirar no Instagram

3. Ginni Rometty

Esta mulher, nascida em 1957 e graduada em Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, foi considerada em 2019 pela Forbes como uma das mulheres mais poderosas do mundo. Sabe por quê? Em 2011, ela foi nomeada como a CEO da IBM, que é uma das maiores empresas de tecnologia da informação do planeta – fazendo sistemas de IA, hardwares, softwares e supercomputadores.

Um cargo desses nunca havia sido preenchido na empresa por uma mulher, em seus 100 anos de história. E parece que deu certo, pois até a engenheira deixar seu posto, em 2020, os negócios cresceram notavelmente.

mulheres engenheiras
Imagem reproduzida de The Software Report

4. Gwynne Shotwell

Agora, nossa lista entra em um campo ainda mais atual, os trabalhos de engenharia relacionados à nova conquista espacial. Esta mulher, nascida em 1963 e graduada em Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial, é presidente e chefe de operações na SpaceX, do bilionário Elon Musk – empresário que esteve recentemente no Brasil, propondo vários negócios em parceria com o governo federal. Ela foi responsável por grandes contratos assinados pela empresa e também já ganhou muitos prêmios na área da ciência e tecnologias.

mulheres engenheiras
Imagem reproduzida de Anne of Carversville

Veja Também: Como está o mercado de trabalho para as engenheiras

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Aprille Ericsson

Por último, mas não menos importante, precisamos citar a história dessa mulher, nascida em 1963 e formada em Engenharia Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial. Olha que interessante, quando criança, ela pôde ver o lançamento da missão Apollo. Depois, quando jovem, participou de um programa de design de foguetes no MIT. Já adulta, foi a primeira mulher negra a receber o PhD em Engenharia da NASA Goddard Space Flight Center.

Mas por onde anda Ericsson agora? Bem, hoje ela é Engenheira da NASA. No seu currículo, estão participações em diferentes programas, como o projeto Atlas Instrument.

mulheres engenheiras
Imagem reproduzida de Twitter Aprille Ericsson

Na nossa tribo do Engenharia 360, temos as leitoras, as seguidoras e as colaboradoras de redação. Um time inteiro de mulheres que são uma inspiração e que, certamente, farão a diferença no futuro do nosso planeta. Compartilhe esse artigo com quem possa interessar e vamos ajudar essas e tantas outras mulheres a serem mais valorizadas!

Veja Também: Engenheiras empreendedoras: 4 exemplos para você se inspirar


Fontes: Code Buddy.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.