Frequentemente, nós, do Engenharia 360, nos colocamos numa posição no qual nos dispusemos a debater questões que fazem parte de um contexto bem maior que as próprias engenharias, mas que também as pertence. Por exemplo, o papel das profissionais mulheres – detentoras de expertise técnica, excelência operacional e espírito inovador – no mercado de trabalho. Qual seria a sua participação no setor mineral brasileiro?
Buscando criar na sociedade um novo olhar de respeito e valorização das mulheres em todos os níveis das organizações e suas diversas áreas é que surgiu o movimento ‘Women in Mining Brasil’. Saiba mais sobre ele no texto a seguir!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO


Veja Também: Força feminina: descubra o que é Movimento Me Too e como isso impacta a conduta das empresas
O movimento Women in Mining Brasil
É preciso, antes de tudo, destacar que o movimento Women in Mining é de caráter internacional. Ele chegou aqui, no Brasil, no ano de 2019. A ideia é ajudar a ampliar e fortalecer a participação das mulheres na mineração do país. Tudo isso é fruto da necessidade que o próprio setor da indústria mineral identificou, de que era preciso criar uma estrutura ativa para que empresas reafirmem seu comprometimento com a inclusão de gênero, direcionando suas ações sempre de uma forma responsável.
Leia Mais

Os objetivos do WIM
Então, qual o objetivo do Women in Mining?
- Que as mineradoras, fornecedores e organizações atuantes no setor possam ser verdadeiramente instrumentos de transformação, valorizando suas funcionárias e destacando a importância da participação feminina no mercado.
- Que as empresas estimulem mais trabalhos inclusivos, diversos e igualdade de gênero, especialmente em cargos de liderança.
- Que construam uma cultura capaz de absorver mais mulheres na atividade – já que, hoje, mais da metade da população brasileira é de mulheres que, no entanto, não alcançam um quinto da representação nas organizações mineradoras.
- Fomentem a contratação de empresas lideradas por mulheres e o desenvolvimento de talentos para o futuro.
- Fomentem a criação de ambientes onde todas e todos possam participar ativamente na construção de uma indústria repleta de inovação e impactos positivos para a sociedade e acionistas.
- E empoderem as mulheres presentes nas comunidades.

Veja Também: Engenharia de Minas: entenda qual é o foco desta atividade econômica
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
As 8 propostas do plano de ação do WIM
Eis o Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração Brasileira proposto pelo WIM Brasil:
- Práticas Inclusivas para Oportunidades de Carreira;
- Ambientes de trabalho seguro do ponto de vista físico e psicológico;
- Habilidade de conciliar trabalho e compromissos pessoais;
- Sinais e símbolos de inclusão de gênero na cultura e no local de trabalho;
- Uma indústria que é um ímã de talentos;
- Diversidade de fornecedores, contratação de empresas lideradas por mulheres;
- Investimento nas mulheres presentes nas comunidades; e
- Desenvolvimento de talentos para o futuro investindo em STEM (Science, Technology, Engineering and Math).

O diferencial das empresas que já aderiram ao plano
As empresas que já trabalham em parceria com o Women in Mining Brasil sabem que não podem apenas sensibilizar as pessoas para o tema ‘mulheres na mineração’. É preciso estabelecer metas ambiciosas e indicadores. De fato, fazer com que as suas unidades de trabalho sejam exemplo de inclusão e pluralidade. E mostrar ambição, indo atrás de soluções para expandir a representatividade feminina no quadro de funcionários. Um exemplo é a principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold, uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. A saber, por aqui, ela está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.
Então, está pronto para ajudar a transformar a indústria mineral em um setor mais inclusivo e diverso? E a consolidar a atuação do movimento Women in Mining no Brasil e no exterior? Então, compartilhe este texto com quem possa interessar!
Veja Também: Engenharia de Minas e Geotecnia: os cursos de pós-graduação procurados em Engenharia Civil
Fontes: Diário do Comércio, Mining Hub.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
