Engenharia 360

Entenda a relação do movimento 'Women in Mining Brasil' e a Engenharia de Mineração

Engenharia 360
por Redação 360
| 29/04/2022 | Atualizado em 23/01/2023 4 min

Entenda a relação do movimento 'Women in Mining Brasil' e a Engenharia de Mineração

por Redação 360 | 29/04/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360

Frequentemente, nós, do Engenharia 360, nos colocamos numa posição no qual nos dispusemos a debater questões que fazem parte de um contexto bem maior que as próprias engenharias, mas que também as pertence. Por exemplo, o papel das profissionais mulheres – detentoras de expertise técnica, excelência operacional e espírito inovador – no mercado de trabalho. Qual seria a sua participação no setor mineral brasileiro?

Buscando criar na sociedade um novo olhar de respeito e valorização das mulheres em todos os níveis das organizações e suas diversas áreas é que surgiu o movimento ‘Women in Mining Brasil’. Saiba mais sobre ele no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Women in Mining Brasil
Imagem reproduzida de BRASIL MINING SITE
Women in Mining Brasil
Imagem reproduzida de Conexão Mineral

Veja Também: Força feminina: descubra o que é Movimento Me Too e como isso impacta a conduta das empresas

O movimento Women in Mining Brasil

É preciso, antes de tudo, destacar que o movimento Women in Mining é de caráter internacional. Ele chegou aqui, no Brasil, no ano de 2019. A ideia é ajudar a ampliar e fortalecer a participação das mulheres na mineração do país. Tudo isso é fruto da necessidade que o próprio setor da indústria mineral identificou, de que era preciso criar uma estrutura ativa para que empresas reafirmem seu comprometimento com a inclusão de gênero, direcionando suas ações sempre de uma forma responsável.

Women in Mining Brasil
Imagem reproduzida de BRASIL MINING SITE

Os objetivos do WIM

Então, qual o objetivo do Women in Mining?

  • Que as mineradoras, fornecedores e organizações atuantes no setor possam ser verdadeiramente instrumentos de transformação, valorizando suas funcionárias e destacando a importância da participação feminina no mercado.
  • Que as empresas estimulem mais trabalhos inclusivos, diversos e igualdade de gênero, especialmente em cargos de liderança.
  • Que construam uma cultura capaz de absorver mais mulheres na atividade – já que, hoje, mais da metade da população brasileira é de mulheres que, no entanto, não alcançam um quinto da representação nas organizações mineradoras.
  • Fomentem a contratação de empresas lideradas por mulheres e o desenvolvimento de talentos para o futuro.
  • Fomentem a criação de ambientes onde todas e todos possam participar ativamente na construção de uma indústria repleta de inovação e impactos positivos para a sociedade e acionistas.
  • E empoderem as mulheres presentes nas comunidades.
Women in Mining Brasil
Imagem reproduzida de Noticias de Mineração

Veja Também: Engenharia de Minas: entenda qual é o foco desta atividade econômica

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As 8 propostas do plano de ação do WIM

Eis o Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração Brasileira proposto pelo WIM Brasil:

  1. Práticas Inclusivas para Oportunidades de Carreira;
  2. Ambientes de trabalho seguro do ponto de vista físico e psicológico;
  3. Habilidade de conciliar trabalho e compromissos pessoais;
  4. Sinais e símbolos de inclusão de gênero na cultura e no local de trabalho;
  5. Uma indústria que é um ímã de talentos;
  6. Diversidade de fornecedores, contratação de empresas lideradas por mulheres;
  7. Investimento nas mulheres presentes nas comunidades; e
  8. Desenvolvimento de talentos para o futuro investindo em STEM (Science, Technology, Engineering and Math).
Women in Mining Brasil
Imagem reproduzida de Mining Hub

O diferencial das empresas que já aderiram ao plano

As empresas que já trabalham em parceria com o Women in Mining Brasil sabem que não podem apenas sensibilizar as pessoas para o tema ‘mulheres na mineração’. É preciso estabelecer metas ambiciosas e indicadores. De fato, fazer com que as suas unidades de trabalho sejam exemplo de inclusão e pluralidade. E mostrar ambição, indo atrás de soluções para expandir a representatividade feminina no quadro de funcionários. Um exemplo é a principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold, uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. A saber, por aqui, ela está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.

Então, está pronto para ajudar a transformar a indústria mineral em um setor mais inclusivo e diverso? E a consolidar a atuação do movimento Women in Mining no Brasil e no exterior? Então, compartilhe este texto com quem possa interessar!

Veja Também: Engenharia de Minas e Geotecnia: os cursos de pós-graduação procurados em Engenharia Civil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Diário do Comércio, Mining Hub.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo