Neste ano de 2022, fomos presenteados com a chegada da nova linha do Ford Mustang Mach 1. Mas sabe quando surgiu o primeiro modelo? Foi em 1969! Depois, houve uma atualização em 1974 e outra em 2003. A ideia sempre foi que esse veículo fosse um meio termo entre a engenharia do Mustang GT e do Shelby, reunindo alguns elementos mecânicos e visuais muito poderosos. Mas será que a marca conseguiu mesmo? Confira no artigo a seguir!
Sobre o design moderno do Mustang Mach 1
Antes de tudo, você precisa saber que este novo modelo Mustang é oferecido pela Ford com cinco opções de cores para a carroceria - cinza, verde, laranja, azul e roxo -, todas perolizadas. De modo geral, o visual desse veículo agrada demais - claro que alguns elementos clássicos foram "emprestados" de outros Mustang. Mas o mais importante é que seus desenvolvedores pensaram em detalhes - como aerofólio exclusivo e grades especiais na parte de baixo do para-choque dianteiro - para, de fato, melhorar a aerodinâmica e reduzir a turbulência da estrutura. Tanto é verdade que dizem os especilistas que esse Ford está praticamente "pronto para as pistas"!
Sabe quando sabemos que este não é qualquer Mustang? Quando identificamos a inscrição 'Mach 1' na ponta da faixa central da carroceria. Aliás, ele vem com a mesma tipografia do modelo lançado em 1969. Fora isso, a grade do cupê apresenta apliques circulares que remetem aos faróis auxiliares também da primeira geração da série.
Quer saber mais do design do Mustang Mach 1? Bem, ele apresenta faróis com iluminação em LED - embora parece que não vem com faróis de neblina em LED, dando lugar a luzes de posição e seta, ambas halógenas. Suas rodas são de aro 19", em um desenho de aros bem abertos, mais simples do que outras de demais modelos disponíveis no mercado, mas com a vantagem de deixar seus freios mais aparentes.
Veja Também: Conheça o Ford Mustang Mach-e, o carro usado pela polícia dos EUA
Interior
O interior do Mustang Mach 1 mantém o acabamento e a sofisticação padrão Ford. Os bancos são de couro preto e apresentam um lindo detalhe de faixa horizontal no encosto, que meio que combina com as faixas colocadas na carroceria. Outra faixa discreta, de aspecto metálico escovado, segue no centro do painel do veículo, junto de uma pequena placa com o número de identificação da unidade - o que testamos era o #19.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Agora, o que muitos usuários percebem, ao avaliar o espaço de cabine e aproveitamento do interior do Mach 1 é que o mesmo não foi feito para pessoas que tem a família como prioridade. Mas não impede que uma família apaixonada por esportividade (e pelo ronco do modo sport do Mustang) não possa fazer uma viagem a bordo da máquina. Eu mesmo viajei com a minha família, esposa do lado, duas crianças de 1,5 ano e outra de 6 meses, cada uma em sua respectiva cadeirinha e, um cachorro em sua caminha entre elas. As malas foram todas bem acomodadas no espaçoso (para um esportivo) porta malas.
Mas, de fato, o foco do design foi priorizar o conforto do motorista. Talvez por isso o banco traseiro ofereça pouco espaço para as pernas e péssima experiência para um adulto com mais de 1,80, como no meu caso. Literalmente não há espaço para a cabeça, que chega encostar no forro ou no vidro, e você só consegue ficar sentado com o pescoço totalmente dobrado.
Veja Também: Review 360 Exclusivo em Miami: Mustang Ecoboost conversível
Toda a capacidade e desempenho da máquina
Quem não está acostumado com um esportivo assim, pode ficar assustado na hora de "comandar" esta máquina tão potente. A aceleração pode ser bem agressiva. Ao mesmo tempo, os pedais ficam mais sensíveis, a direção endurece, a suspensão "gruda" o carro no chão e, então, o escape grita. É espetacular! Mas, cuidado, pois pode acontecer de nem mesmo os seus controles de estabilidade e tração conseguirem segurar as jogadas de traseira, por assim dizer.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Agora, vamos aos dados. O Ford Mustang Mach 1 tem motor Coyote V8 5.0 com novo Sistema de admissão, chegando a 483 cv e 56,7 kgfm de torque. Também transmissão automática de 10 velocidades com nova calibração; suspensão MagneRide com calibração única; freios de alta performance Brembo, com tração traseira; sistema de escape do GT500; e câmbio de 10 marças, com trocas rápidas, devido ao novo conversor de torque.
Veja Também: Testamos o novo Ford Mustang em primeira mão
Acessórios e sistemas especiais oferecidos pela Ford
A lista de vantagens do Mustang Mach 1 é interessante! Para começar, o veículo vem com um sistema de arrefecimento eficiente que faz com que o motor consiga atingir o máximo de performance - não importa a condição. Também, assistente de detecção de pedestres à frente, até mesmo fazendo sinais sonoros e visuais; assistente de permanência em faixa, com alerta de fadiga; assistente de monitoramento da pressão dos pneus; assistente de partida em rampa; frenagem de emergência; mais alerta de colisão - Forward Collision Warning. E, ademais, um esquema de 8 Air bags - dois frontais, dois laterais, dois de cortina e os de joelhos para motorista e passageiro.
Quem aprecia as novas tecnologias vai se divertir com o sistema Fordpass Connect. Ele serve para conectar o aplicativo instalado no celular do usuário ao software do veículo. Com isso, é possível motinorar de longe as condições e localização do Mustang. Em outras horas, fazer o espelhamento, via Apple CarPlay e Android Auto, para controlar o sensor de chuva, controle de estabilidade e tração, faróis automáticos e mais - movimentações vistas no painel de instrumentos da central digital, com tela 12". Para mim, o modo de visualização do painel mais legal é, sem dúvidas, o clássico!
Então, gostou do visual, potência e sistemas complementares do novo Mustang Mach 1? Escreva na aba de comentários!
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.