Em 2021, foi realizada a exposição "Futuros" realizada pelo Instituto Smithsonian, em Washington, nos Estados Unidos.
Na ocasião, foram apresentados vários trabalhos de Engenharia, com uma visão mais POSITIVA para o futuro da humanidade.
Confira, a seguir, diversos conceitos inovadores de Engenharia Verde que fizeram parte desta mostra e que devem mudar nossas vidas muito em breve!
Como serão as cidades no futuro?
Bem, elas devem atender melhor às nossas necessidades, contando com o auxílio das novas tecnologias de Engenharia Verde - cidades inteligentes.
O esperado é que elas respeitem ainda mais o ecossistema, sendo um lindo habitat para espécies de plantas e animais silvestres.
Inclusive, utilizando computadores de última geração para controlar áreas de cultivo, como hortas urbanas.
Claro que não podemos negar algumas transformações que já estão ocorrendo no planeta Terra - com ou sem a ação humana.
Um exemplo é o aquecimento global e a elevação do nível das águas dos mares e oceanos. É provável que muitas áreas urbanas irão desaparecer no processo.
E, eventualmente, parte delas devem ser deslocadas para o mar. É aí que entra o conceito das cidades flutuantes.
Nesta linha, podemos citar os projetos do Grupo Bjarke Ingels, reconhecido pelos seus projetos atraentes, sustentáveis e modernos ao redor da Dinamarca.
O transporte urbano será muito mais rápido! Primeiro, iremos contar com soluções como da tecnologia de Engenharia Verde Hyperloop, que utiliza um tubo de vácuo para fazer viagens terrestres - que podem até mesmo atingir velocidades de avião.
A ideia foi impulsionada em 2012, pelo CEO da SpaceX, Elon Musk, e pelo fundador da Virgin Group, Richard Branson.
Agora, faz parte também dos planos do Brasil.
Sim, acredite se quiser! Contamos mais nessa matéria especial do 360: Hyperloop - conheça o modelo de ‘Transporte do futuro’, promessa para o Brasil.
Sabe o que mais fez parte da exposição do Smithsonian? Sim, os táxis voadores!
Na mostra em Washington, foi apresentado também o modelo Bell Nexis Air, da fabricante Bell Trextron, um carro híbrido voador projetado para decolar e pousar verticalmente.
Pensando na crise atual, estão surgindo soluções como a Waha Water Harvester, da Waha startup, um equipamento movido a energia solar e que pode converter o vapor de água do ar, o suficiente para até três adultos, mesmo nas condições mais áridas - como a encontrada no deserto de Mojave, na Califórnia.
Além disso, outra meta é Zerar o modelo de agricultura que acaba com as florestas e a riqueza do solo.
Porém, à medida que a população mundial continua crescendo, a questão alimentar tornou-se algo ainda mais sério.
Chegamos a um ponto que prédios 'fazendas verticais' estão sendo construídos no mundo, a exemplo dos planos arrojados da China.
E sabe qual a novidade?
A empresa Alphabet, da Google, está explorando uma ideia de protótipo através da startup X, pensando em resolver parte do problema.
Trata-se do X Mineral Rover, estreado na exposição do Smithsonian, um veículo autônomo de quatro rodas do tamanho de um pequeno carro e que usa inteligência artificial para ajudar agricultores a maximizar o rendimento das colheitas.
Fontes: Um Só Planeta.
Imagens: Os devidos créditos encontram-se no artigo original do Engenharia 360.