Engenharia 360

Concreto: confira agora as 7 maiores construções do mundo

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 24/10/2022 | Atualizado em 27/01/2023 4 min

Concreto: confira agora as 7 maiores construções do mundo

por Simone Tagliani | 24/10/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

O concreto – mistura de água, cimento e agregados -, como por certo você deve saber, é o material mais utilizado pela construção civil mundial. E que fique bem claro que isso não é novidade! Dizem especialistas em História da Arquitetura e Engenharia que os romanos foram os primeiros, ainda na Antiguidade Clássica, a usar uma espécie de concreto – com cimento de pozolana natural e cal – para assentar tijolos cerâmicos maciços. Depois, ainda no mundo antigo, cimento e concreto foram usados na Idade Média. E, no século XIX, finalmente o material foi mais desenvolvido e pesquisado.

Durante todo esse tempo, é claro que o ser humano se mostrou capaz de construir maravilhas. Grandes obras de Arquitetura e Engenharia foram, é claro, erguidas com este material de construção. Hoje, o concreto tem um papel importantíssimo para a indústria da construção civil global. A seguir, confira uma lista das maiores construções de concreto do mundo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Construções de concreto no mundo:

1. Burj Khalifa

construções de concreto
Imagem reproduzida de Complexob7

Este é o maior arranha-céu hoje no mundo, localizado nos Emirados Árabes Unidos e com quase 1 km de altura, com espaços de residências e comércio. Sua construção é de 2010. E é preciso destacar que sua estrutura primária é feita de concreto reforçado. Só a fundação precisou de 45 mil m³ de concreto para ser moldada.

2. Três Gargantas

construções de concreto
Imagem reproduzida de iGUi Ecologia

Esta construção é uma hidrelétrica localizada na província de Hubei, na China – tão significativa para o país que até estampas notas de dinheiro da moeda local. Aliás, não é qualquer hidrelétrica, mas a maior do mundo, tendo 185 metros de altura e 2,3 quilômetros de extensão. Só ressaltando que, inicialmente, ela funcionaria apenas como barragem, evitando o avanço e a elevação descontrolada de água e suas graves consequências.

Veja Também: 8 tipos diferentes de concreto de alta tecnologia para obras

3. Ryugyong

construções de concreto
Imagem reproduzida de Pinterest
construções de concreto
Imagem reproduzida de Uri Tours

A enigmática Coreia do Norte também possui lindas obras de Arquitetura e Engenharia – que infelizmente pouco conhecemos por conta do regime fechado do país. Queremos destacar nesta lista o Hotel Ryugyong, com 105 andares de altura, formato piramidal, e que NUNCA recebeu nenhum hóspede. O mesmo começou a ser construído em 1987, mas só foi concluído – dizem autoridades locais – em 2015. Todo o seu “esqueleto” é feito de concreto!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Danyang-Kunshan

construções de concreto
Imagem reproduzida de INBEC

Esta é mais uma construção da China. Trata-se de uma ponte – inclusive em área próxima à Usina Três Gargantas – com 160 km de comprimento. Para sua construção foi preciso um grande volume de concreto, além da mão de obra de 10 mil trabalhadores. Quatro anos foi o tempo de sua construção!

Veja Também: Entenda como funciona Projeto de Pontes em Concreto

5. Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro

construções de concreto
Imagem reproduzida de Notícias Gospel – Gospel

Basílica cristã localizada na capital administrativa da Costa do Marfim. Sua construção é surpreendente! Destaque para o seu piso, de 9 mil m² em concreto protendido.

6. Grande Muralha

construções de concreto
Imagem reproduzida de GAZ

A famosa Muralha da China, composta por várias muralhas construídas desde o ano 220 a.C., tão comprida que pode ser vista do espaço, somando mais de 20 mil km. Sim, sua estrutura é composta de pedras, tijolos, terra compactada, madeiras e mais. O interessante é que, para que o conjunto não sofresse mais com o inevitável processo de erosão, muitos trechos foram, ao longo da década passada, restaurados com concreto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

7. Millau

construções de concreto
Imagem reproduzida de Arcos Engenharia

O Viaduto de Millau, localizado na França, tem altura de mais de 300 metros. Trata-se de mais um modelo estrutural em concreto armado. Detalhe: alguns trechos seus são suportados por cabos estaiados, escorados em sete pilares feitos também no material.

Então, qual destas grandes construções em concreto mais lhe chamou a atenção? Escreva para gente os comentários!


O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Tecnomor.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital e Marketing Digital; estudante de Gestão de Projetos; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo