Engenharia 360

Ranking das 5 maiores engenharias de barragens já construídas no Brasil

Engenharia 360
por Redação 360
| 13/03/2023 | Atualizado em 26/03/2023 4 min
Imagem reproduzida de Cesbe Engenharia

Ranking das 5 maiores engenharias de barragens já construídas no Brasil

por Redação 360 | 13/03/2023 | Atualizado em 26/03/2023
Imagem reproduzida de Cesbe Engenharia
Engenharia 360

Barragens são estruturas construídas em rios ou cursos d'água com o objetivo de reter água e formar um reservatório artificial. Essas estruturas podem ter diferentes finalidades, como produção de energia elétrica, controle de enchentes, irrigação, abastecimento de água e navegação, entre outras; construídas com concreto, terra, pedras e outros materiais resistentes; e que devem ser dimensionadas e projetadas adequadamente para suportar as cargas hidráulicas, mecânicas e ambientais a que estão sujeitas.

Veja Também: Construção de barragens: como e por onde começar?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais os principais sistemas de estruturas utilizadas na construção de barragens?

Existem vários tipos de estruturas que podem ser utilizadas na construção de barragens, cada uma com suas próprias características e aplicações. Os principais sistemas utilizados são:

  • Barragens de enrocamento: são construídas com pedras e/ou rochas compactadas que formam uma estrutura resistente. Podem ser revestidas com concreto ou com geotêxteis para aumentar a estanqueidade. São utilizadas em locais com grande quantidade de material disponível, como em canteiros de obras de construção civil.
  • Barragens de concreto: são construídas com concreto armado ou concreto rolado. São mais resistentes e duráveis que as barragens de enrocamento, mas também são mais caras e mais complexas de serem construídas.
  • Barragens de aterro: são construídas com terra, geralmente compactada em camadas para aumentar a estabilidade e a estanqueidade. Podem ser revestidas com concreto ou com geotêxteis para aumentar a estanqueidade. São mais comuns em locais com pouca disponibilidade de material rochoso e em regiões de baixo risco sísmico.
  • Barragens de gravidade: são construídas em concreto armado ou em enrocamento e têm a forma de um triângulo retângulo invertido. Essa forma confere grande estabilidade à estrutura e permite que ela seja construída em áreas de alto risco sísmico.
  • Barragens de arco: são construídas em concreto e têm a forma de um arco, que é suportado pelas paredes laterais da montanha ou do vale. Essa forma confere grande resistência à estrutura e permite que ela seja construída em locais estreitos e profundos.

Cada tipo de barragem tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha do sistema mais adequado dependerá das condições geológicas, hidrológicas e topográficas do local, bem como das necessidades e objetivos da obra. Já em funcionamento, é importante que sejam realizadas inspeções e manutenções periódicas na estrutura, para garantir a segurança da estrutura e evitar possíveis acidentes.

Veja Também:

Como são feitos os projetos de barragens?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais as maiores barragens do Brasil?

Barragem do Xindó

É uma barragem localizada nos estados de Alagoas e Sergipe. Ela possui uma capacidade de armazenamento de 1,2 bilhões de metros cúbicos de água e é utilizada para abastecimento humano, geração de energia elétrica e irrigação.

maiores engenharias de barragens do Brasil
Imagem reproduzida de Chesf, Divulgação, Arquivo via Globo

Barragem Cachoeira Caldeirão

É uma barragem localizada no estado do Amapá. Ela tem uma capacidade de armazenamento de 275 milhões de metros cúbicos de água e é utilizada para geração de energia elétrica.

maiores engenharias de barragens do Brasil
Imagem reproduzida de Cesbe Engenharia

Barragem Santo Antônio do Jari

É uma barragem localizada nos estados do Amapá e Pará. Ela tem uma capacidade de armazenamento de 2,6 bilhões de metros cúbicos de água e é utilizada para geração de energia elétrica.

maiores engenharias de barragens do Brasil
Imagem reproduzida de Cesbe Engenharia

Veja Também: Fundações em rocha: aplicações na construção de barragens

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Barragem Coaracy Nunes

É uma barragem localizada no estado do Amapá. Ela tem uma capacidade de armazenamento de 2,6 bilhões de metros cúbicos de água e é utilizada para geração de energia elétrica e abastecimento humano.

maiores engenharias de barragens do Brasil
Imagem reproduzida de Blog Amapá em Paz

Barragem Ferreira Gomes

É uma barragem localizada no estado do Amapá. Ela tem uma capacidade de armazenamento de 54 milhões de metros cúbicos de água e é utilizada para geração de energia elétrica e abastecimento humano.

maiores engenharias de barragens do Brasil
Imagem reproduzida de Portal Alyne Kaiser

Veja Também: Chuvas no Brasil: quais as principais causas do rompimento de barragens?


Fontes: EngWhere, Wikipédia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo