Mais uma vez, o Engenharia 360 traz um conteúdo compartilhado, ou seja, construído com auxílio da opinião de seus redatores colaboradores, profissionais experientes nas áreas das engenharias e afins. Desta vez, a pergunta lançada no grupo partiu da colega Anny Caroline Assis Herculano. Ela gostaria de saber "(...) frente ao cenário dos avanços tecnológicos, e aliado a abertura das empresas para profissionais da programação, se essa área pode ser considerada a de maior potencial na contemporaneidade".
Bem, na verdade, Anny destaca que tudo vai depender da área de busca de ofertas em questão. Mas que, no geral, a maioria das vagas de empregos lançadas no mercado recentemente considera atividades voltadas às linguagens como PHP, JS, C++, entre outras. Outro colega nosso, Daniel dos Santos Silva, ainda lembrou da programação Delphi, CLP e CNC. Então, pensando nisso tudo, qual será a relevância de se ter tal conhecimento na contemporaneidade? Afinal, por que seria interessante aprendermos a programar?
O que é programar, nos dias de hoje?
Nosso colega Rafael Rosa refletiu sobre essa questão também. Na opinião dele, hoje em dia, programar seria como, na comparação, o que foi um webdesigner no início dos anos 2000. Ou seja, não falta serviço para quem quer trabalhar na área. Mas a questão é que, infelizmente, falta mão-de-obra bem capacitada no mercado, apesar de haver vários cursos completos para quem quer seguir a carreira.
"Tenho um conhecido que largou Engenharia da Computação em uma renomada instituição do Brasil e foi morar na Europa, contratado por uma empresa para trabalhar com programação.",
"Mês passado, voltou a morar de volta no nosso país, continuando a desempenhar suas atividades remotamente, meio período na empresa do exterior e outro período em uma empresa de Santa Catarina.",
"Esta história é um exemplo de que, sim, tem muita oportunidade para quem quer programar!"
LEIA MAIS
- disse Eduardo Mikail.
Daniel Silva diz que ele também já ouviu vários relatos da grande demanda de profissionais na área, que consequentemente inflaciona a remuneração dos mesmos. Portanto, é um nicho de mercado que pode-se considerar com muito carinho a entrar!
Por que profissionais deveriam aprender a programar?
Joana Patrícia de Matos Santos crê que os engenheiros, de modo geral, deveriam saber pelo menos o básico de programação, uma vez que é essencial à sua profissão e o mercado exige cada vez mais esse conhecimento, sobretudo se pensarmos na Indústria 4.0. Nesse caso, com o avanço da tecnologia, a programação seria uma grande aliada no desenvolvimento de métodos.
"Não consigo precisar se é área com maior potencial atualmente, mas certamente ele é gigantesco! A tecnologia sempre foi fator de otimização de processos. E estamos vivendo e presenciando revoluções profundas em todas as áreas. Então, com certeza é uma área que vale direcionar esforço e atenção!" - disse Cristiano Oliveira da Silva.
"Acho que a linguagem de programação é o menos importante, porque a linguagem se aprende qualquer uma depois que tiver a base em programação, o domínio da sua lógica, e mais. Nos anos 90, fiz colegial técnico de processamento de dados. E as linguagens que aprendi na época nem são mais utilizadas, mas a lógica ainda levo para minha vida em qualquer área que atuo." - disse Rafael Rosa.
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Barbara Liskov: uma das profissionais por trás do formato das linguagens de programação
- 6 melhores linguagens de programação para engenheiros(as)
- Ensino de programação em escolas brasileiras: prós e contras
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.